Ficha técnica da Ferrari Purosangue 6.5 V12 2024: o SUV mais legal já feito

A Ferrari Purosangue, primeiro SUV da marca, combina potência de supercarro com funcionalidades cotidianas. O veículo destaca-se pelo alto desempenho e características únicas, mas enfrenta desafios práticos no uso diário. Com motor V12, é um SUV que traz a emoção da Ferrari, mas com limitações em aspectos funcionais.
Publicado em Ficha técnica dia 1/09/2024 por Alan Corrêa

A Ferrari Purosangue marca a entrada da lendária marca italiana no segmento de SUVs, trazendo consigo todo o desempenho e exclusividade que são sinônimos da Ferrari. Como primeiro SUV da marca, o Purosangue foi projetado para oferecer não apenas potência e performance, mas também a praticidade esperada de um utilitário. Com uma cabine espaçosa, quatro portas e um porta-malas funcional, o Purosangue promete ser um carro versátil, ideal para diferentes situações do dia a dia.

Equipado com um sistema de suspensão avançado desenvolvido pela Multimatic, o Purosangue permite ajustes que variam entre uma condução mais confortável e uma experiência esportiva mais rígida. No entanto, mesmo nos modos mais suaves, o SUV transmite para a cabine as irregularidades do piso, o que indica uma preferência clara pela esportividade, mantendo a essência de um carro esportivo, mesmo em um formato utilitário.

Com tração integral sob demanda e câmbio automatizado de 8 marchas, este SUV oferece direção precisa e controle excepcional, adaptando-se a diferentes condições de condução.
Com tração integral sob demanda e câmbio automatizado de 8 marchas, este SUV oferece direção precisa e controle excepcional, adaptando-se a diferentes condições de condução.

O sistema de infoentretenimento segue a linha minimalista já vista em outros modelos da Ferrari, como o 296 GTB. Essa configuração, no entanto, traz algumas dificuldades para o motorista, especialmente pela ausência de uma tela central dedicada, o que obriga a utilização do painel de instrumentos para acessar funções como o Apple CarPlay, que acaba por ocultar informações importantes durante a condução. Os controles capacitivos no volante e no painel central também se mostram desafiadores, tornando algumas operações básicas mais complicadas do que o necessário.

Equipado com sistemas avançados de segurança, conforto e entretenimento, o veículo oferece uma experiência completa, destacando-se pelo controle de tração, ar-condicionado automático e GPS.
Equipado com sistemas avançados de segurança, conforto e entretenimento, o veículo oferece uma experiência completa, destacando-se pelo controle de tração, ar-condicionado automático e GPS.

O grande destaque do Purosangue é, sem dúvida, seu motor V12 de 725 cv, que proporciona uma experiência de condução única. A resposta imediata do motor, combinada com a distribuição de peso quase perfeita entre os eixos, garante uma dirigibilidade que poucos SUVs conseguem oferecer. A leveza da direção e a agilidade surpreendente para um carro de seu porte fazem com que o Purosangue se destaque, trazendo a verdadeira sensação de um supercarro ao segmento dos SUVs.

Apesar de toda a sua excelência em termos de desempenho, o Purosangue apresenta algumas limitações quando se trata de praticidade. Seu peso elevado e a necessidade de manter o motor em altas rotações para alcançar o melhor desempenho podem tornar a condução em situações cotidianas menos conveniente. Além disso, o preço elevado coloca o Purosangue em uma categoria extremamente exclusiva, onde as expectativas quanto à funcionalidade e usabilidade diária são elevadas.

A Ferrari Purosangue é uma fusão impressionante de potência, luxo e design, proporcionando uma experiência de direção emocionante que poucos SUVs conseguem replicar. No entanto, sua praticidade limitada e os desafios com os controles internos podem levantar dúvidas sobre seu papel como um utilitário de uso diário. Para aqueles que priorizam a experiência de conduzir um Ferrari acima de tudo, o Purosangue é uma escolha sem igual, mas para outros, talvez falte um pouco de funcionalidade para o dia a dia.

Desempenho, motor e potência

Motor V12 de 6496 cm³, com 725 cv e torque de 73 kgfm. Aceleração de 0 a 100 km/h em 3,3 s, movido a gasolina, combina desempenho de alta performance com potência excepcional.
Motor V12 de 6496 cm³, com 725 cv e torque de 73 kgfm. Aceleração de 0 a 100 km/h em 3,3 s, movido a gasolina, combina desempenho de alta performance com potência excepcional.

Este veículo é equipado com um motor dianteiro de 12 cilindros em V, com deslocamento de 6496 cm³ e uma potência máxima de 725 cavalos a 7750 rpm. O motor é naturalmente aspirado, com disposição longitudinal e alimentação por injeção direta, utilizando um comando de válvulas duplo no cabeçote. A razão de compressão é de 13,6:1, com um curso de pistão de 78 mm e diâmetro do cilindro de 94 mm. A potência específica é de 111,6 cv/litro, enquanto o torque máximo alcança 73 kgfm a 6250 rpm, resultando em uma relação peso/potência de 2,80 kg/cv e peso/torque de 27,8 kg/kgfm. O motor é identificado pelo código F140 e sua rotação máxima chega a 8250 rpm.

O sistema de tração é integral sob demanda, garantindo uma excelente aderência e estabilidade em diferentes condições de condução. O câmbio é automatizado de 8 marchas, com o código Magna 8DCL900, e utiliza uma embreagem dupla a seco, proporcionando trocas rápidas e eficientes.

Consumo e autonomia

O consumo de combustível da Ferrari Purosangue reflete sua natureza esportiva, com uma média aproximada de 5 km/l, dependendo das condições de condução e do estilo de dirigir.
O consumo de combustível da Ferrari Purosangue reflete sua natureza esportiva, com uma média aproximada de 5 km/l, dependendo das condições de condução e do estilo de dirigir.

O consumo de combustível reflete a potência do motor, com uma média de 4,1 km/l em áreas urbanas e 5,6 km/l em rodovias. O tanque de combustível tem capacidade para 100 litros, o que oferece uma autonomia de até 410 km em ambiente urbano e 560 km em estradas. Esses valores indicam que o veículo, apesar de sua alta performance, oferece uma autonomia razoável para viagens longas.

Interior

Equipado com transmissão automática de oito velocidades e tração integral, a direção leve e ágil da Purosangue, combinada com o câmbio rápido, oferece controle preciso.
Equipado com transmissão automática de oito velocidades e tração integral, a direção leve e ágil da Purosangue, combinada com o câmbio rápido, oferece controle preciso.

O interior foi projetado para acomodar confortavelmente quatro passageiros, com amplo espaço e luxo. Os bancos revestidos em couro oferecem ajustes elétricos para o motorista e passageiro, incluindo funções de aquecimento, ventilação e massagem para o motorista. O espaço do porta-malas é de 473 litros, adequado para diferentes necessidades, desde viagens longas até o uso diário.

A Purosangue inclui airbags, controle de estabilidade, assentos aquecidos e ventilados, sistema de som premium e tecnologia de infoentretenimento avançada.
A Purosangue inclui airbags, controle de estabilidade, assentos aquecidos e ventilados, sistema de som premium e tecnologia de infoentretenimento avançada.

Além disso, o veículo possui um sistema de ar-condicionado automático com duas zonas, proporcionando conforto térmico independente para o motorista e os passageiros. A atenção ao detalhe no interior é evidente, com características como o ajuste elétrico dos retrovisores, teto panorâmico e controle eletrônico de amortecimento, que contribuem para uma experiência de condução superior.

Medidas

O porta-malas de 473 litros e as dimensões generosas oferecem espaço adequado para viagens.
O porta-malas de 473 litros e as dimensões generosas oferecem espaço adequado para viagens.

As medidas do veículo são impressionantes, começando com um comprimento total de 4973 mm, uma largura de 2028 mm e uma altura de 1589 mm. A distância entre eixos é de 3018 mm, oferecendo uma base estável e espaçosa. As bitolas dianteira e traseira são de 1737 mm e 1720 mm, respectivamente.

A suspensão independente com braços sobrepostos na dianteira e traseira, utilizando molas helicoidais, garante uma condução suave e controlada. O sistema de freios utiliza discos de carbono-cerâmica tanto na dianteira quanto na traseira, com uma frenagem de 100 a 0 km/h em 32,8 metros. A direção assistida eletricamente e os pneus de alto desempenho, com medidas de 255/35 R22 na dianteira e 315/30 R23 na traseira, garantem excelente aderência e precisão na condução.

Preço aproximado

O preço aproximado deste veículo varia dependendo do estado do veículo e quilometragem, ficando em aproximadamente R$ 7.700.000. É importante analisar cuidadosamente o estado do carro antes de comprar.
O preço aproximado deste veículo varia dependendo do estado do veículo e quilometragem, ficando em aproximadamente R$ 7.700.000. É importante analisar cuidadosamente o estado do carro antes de comprar.

O valor estimado para este veículo é significativo, com um preço de aproximadamente R$ 7.700.000. Esse valor reflete a exclusividade e a alta tecnologia incorporadas em todos os aspectos do veículo, desde o desempenho até o luxo do interior. A combinação de um motor potente, design sofisticado e uma vasta gama de equipamentos de conforto e segurança torna este modelo uma escolha desejável para entusiastas e colecionadores de veículos de alto desempenho.

Ficha Técnica do Ferrari Purosangue 6.5 V12 2024

Geral

  • Propulsão: Combustão
  • Combustível: Gasolina
  • Procedência: Importado
  • Configuração: SUV
  • Porte: Grande
  • Lugares: 4
  • Portas: 4
  • Série: F175

Motor

  • Instalação: Dianteiro
  • Aspiração: Natural
  • Disposição: Longitudinal
  • Alimentação: Injeção direta
  • Cilindros: 12 em V
  • Comando de Válvulas: Duplo no cabeçote
  • Cilindrada Unitária: 541 cm³
  • Válvulas por Cilindro: 4
  • Diâmetro do Cilindro: 94 mm
  • Razão de Compressão: 13,6:1
  • Curso do Pistão: 78 mm
  • Deslocamento: 6496 cm³
  • Potência Máxima: 725 cv a 7.750 rpm
  • Código do Motor: F140
  • Torque Máximo: 73 kgfm a 6.250 rpm
  • Peso/Potência: 2,80 kg/cv
  • Torque Específico: 11,2 kgfm/litro
  • Peso/Torque: 27,8 kg/kgfm

Transmissão

  • Tração: Integral sob demanda
  • Câmbio: Automatizado de 8 marchas
  • Código do Câmbio: Magna 8DCL900
  • Acoplamento: Embreagem dupla a seco

Suspensão

  • Dianteira: Independente, braços sobrepostos
  • Elemento Elástico Dianteiro: Mola helicoidal
  • Traseira: Independente, braços sobrepostos
  • Elemento Elástico Traseiro: Mola helicoidal

Freios

  • Dianteiros: Disco de carbono-cerâmica
  • Traseiros: Disco de carbono-cerâmica
  • Frenagem 100-0 km/h: 32,8 m

Direção

  • Assistência: Elétrica
  • Diâmetro de Giro: Não informado

Pneus

  • Dianteiros: 255/35 R22
  • Altura do Flanco Dianteiro: 89 mm
  • Traseiros: 315/30 R23
  • Altura do Flanco Traseiro: 95 mm

Dimensões

  • Comprimento: 4973 mm
  • Largura: 2028 mm
  • Distância entre-eixos: 3018 mm
  • Altura: 1589 mm
  • Bitola Dianteira: 1737 mm
  • Bitola Traseira: 1720 mm
  • Porta-malas: 473 litros
  • Tanque de Combustível: 100 litros
  • Altura Mínima do Solo: 183 mm

Desempenho

  • Velocidade Máxima: 310 km/h
  • Aceleração 0-100 km/h: 3,3 s

Consumo

  • Urbano: 4,1 km/l
  • Rodoviário: 5,6 km/l

Autonomia

  • Urbana: 410 km
  • Rodoviária: 560 km

Equipamentos do Ferrari Purosangue 6.5 V12 2024

Segurança

  • Freios ABS
  • Airbags frontais
  • Airbags laterais
  • Airbags de cortina
  • Alarme antifurto perimétrico
  • Cintos de três pontos para todos os ocupantes
  • Encosto de cabeça para todos os ocupantes
  • Controle de estabilidade
  • Controle de tração
  • Faróis de LED
  • Faróis com refletores duplos
  • Faróis com regulagem de altura
  • Repetidores laterais das luzes de direção
  • Travamento central das portas
  • Luz de condução diurna
  • Controle automático de descida
  • Desembaçador do vidro traseiro
  • ISOFIX para fixação de cadeira infantil
  • Alerta de colisão frontal
  • Alerta de tráfego cruzado traseiro
  • Assistente de partida em rampa
  • Indicador de fadiga
  • Assistente de farol alto
  • Alerta de ponto cego
  • Alerta de mudança de faixa
  • Assistente de permanência em faixa
  • Frenagem automática de emergência
  • Vetorização de torque
  • Tração integral
  • Disco de freio de carbono-cerâmica

Conforto

  • Ar-condicionado
  • Ar-condicionado automático
  • Zonas de ar-condicionado: 2
  • Ar quente
  • Saída de ar para o banco traseiro
  • Direção assistida
  • Banco do motorista com ajuste de altura
  • Apoio de braço para o motorista
  • Apoio de braço central no banco traseiro
  • Câmbio automático
  • Ajuste do volante em altura
  • Ajuste do volante em profundidade
  • Bancos revestidos em couro
  • Banco do motorista com ajuste elétrico
  • Banco do passageiro com ajuste elétrico
  • Banco do motorista com memórias de ajuste
  • Banco do motorista com aquecimento
  • Banco do motorista com ventilação
  • Extensão frontal do assento do motorista
  • Banco do motorista com massageador
  • Controle automático de velocidade
  • Controle de velocidade adaptativo
  • Controle elétrico dos vidros dianteiros
  • Faróis com acendimento automático
  • Limpador de para-brisa automático
  • Ajuste elétrico dos retrovisores
  • Retrovisor interno fotocrômico
  • Rodas de liga leve
  • Teto panorâmico
  • Troca de marchas no volante
  • Banco traseiro reclinável
  • Destravamento remoto do porta-malas
  • Luz de teto traseira
  • Comando interno da tampa de abastecimento
  • Chave presencial
  • Controle eletrônico de amortecimento

Entretenimento

  • Rádio
  • Conexão USB
  • Conexão Bluetooth
  • Navegador GPS
  • Volante multifuncional
  • Computador de bordo
  • Conta-giros
  • Termômetro do líquido de arrefecimento
  • Indicador de temperatura externa
  • Espelhamento da tela do celular
  • Reconhecimento de placas de trânsito
  • Sistema de som premium Burmester

Fonte: Ferrari, Wikipedia e Motor1.