Ficha técnica da Ferrari Purosangue 6.5 V12 2024: o SUV mais legal já feito

A Ferrari Purosangue, primeiro SUV da marca, combina potência de supercarro com funcionalidades cotidianas. O veículo destaca-se pelo alto desempenho e características únicas, mas enfrenta desafios práticos no uso diário. Com motor V12, é um SUV que traz a emoção da Ferrari, mas com limitações em aspectos funcionais.
Publicado em Ficha técnica dia 1/09/2024 por Alan Corrêa

A Ferrari Purosangue marca a entrada da lendária marca italiana no segmento de SUVs, trazendo consigo todo o desempenho e exclusividade que são sinônimos da Ferrari. Como primeiro SUV da marca, o Purosangue foi projetado para oferecer não apenas potência e performance, mas também a praticidade esperada de um utilitário. Com uma cabine espaçosa, quatro portas e um porta-malas funcional, o Purosangue promete ser um carro versátil, ideal para diferentes situações do dia a dia.

Equipado com um sistema de suspensão avançado desenvolvido pela Multimatic, o Purosangue permite ajustes que variam entre uma condução mais confortável e uma experiência esportiva mais rígida. No entanto, mesmo nos modos mais suaves, o SUV transmite para a cabine as irregularidades do piso, o que indica uma preferência clara pela esportividade, mantendo a essência de um carro esportivo, mesmo em um formato utilitário.

O sistema de infoentretenimento segue a linha minimalista já vista em outros modelos da Ferrari, como o 296 GTB. Essa configuração, no entanto, traz algumas dificuldades para o motorista, especialmente pela ausência de uma tela central dedicada, o que obriga a utilização do painel de instrumentos para acessar funções como o Apple CarPlay, que acaba por ocultar informações importantes durante a condução. Os controles capacitivos no volante e no painel central também se mostram desafiadores, tornando algumas operações básicas mais complicadas do que o necessário.

O grande destaque do Purosangue é, sem dúvida, seu motor V12 de 725 cv, que proporciona uma experiência de condução única. A resposta imediata do motor, combinada com a distribuição de peso quase perfeita entre os eixos, garante uma dirigibilidade que poucos SUVs conseguem oferecer. A leveza da direção e a agilidade surpreendente para um carro de seu porte fazem com que o Purosangue se destaque, trazendo a verdadeira sensação de um supercarro ao segmento dos SUVs.

Apesar de toda a sua excelência em termos de desempenho, o Purosangue apresenta algumas limitações quando se trata de praticidade. Seu peso elevado e a necessidade de manter o motor em altas rotações para alcançar o melhor desempenho podem tornar a condução em situações cotidianas menos conveniente. Além disso, o preço elevado coloca o Purosangue em uma categoria extremamente exclusiva, onde as expectativas quanto à funcionalidade e usabilidade diária são elevadas.

A Ferrari Purosangue é uma fusão impressionante de potência, luxo e design, proporcionando uma experiência de direção emocionante que poucos SUVs conseguem replicar. No entanto, sua praticidade limitada e os desafios com os controles internos podem levantar dúvidas sobre seu papel como um utilitário de uso diário. Para aqueles que priorizam a experiência de conduzir um Ferrari acima de tudo, o Purosangue é uma escolha sem igual, mas para outros, talvez falte um pouco de funcionalidade para o dia a dia.

Desempenho, motor e potência

Este veículo é equipado com um motor dianteiro de 12 cilindros em V, com deslocamento de 6496 cm³ e uma potência máxima de 725 cavalos a 7750 rpm. O motor é naturalmente aspirado, com disposição longitudinal e alimentação por injeção direta, utilizando um comando de válvulas duplo no cabeçote. A razão de compressão é de 13,6:1, com um curso de pistão de 78 mm e diâmetro do cilindro de 94 mm. A potência específica é de 111,6 cv/litro, enquanto o torque máximo alcança 73 kgfm a 6250 rpm, resultando em uma relação peso/potência de 2,80 kg/cv e peso/torque de 27,8 kg/kgfm. O motor é identificado pelo código F140 e sua rotação máxima chega a 8250 rpm.

O sistema de tração é integral sob demanda, garantindo uma excelente aderência e estabilidade em diferentes condições de condução. O câmbio é automatizado de 8 marchas, com o código Magna 8DCL900, e utiliza uma embreagem dupla a seco, proporcionando trocas rápidas e eficientes.

Consumo e autonomia

O consumo de combustível reflete a potência do motor, com uma média de 4,1 km/l em áreas urbanas e 5,6 km/l em rodovias. O tanque de combustível tem capacidade para 100 litros, o que oferece uma autonomia de até 410 km em ambiente urbano e 560 km em estradas. Esses valores indicam que o veículo, apesar de sua alta performance, oferece uma autonomia razoável para viagens longas.

Interior

O interior foi projetado para acomodar confortavelmente quatro passageiros, com amplo espaço e luxo. Os bancos revestidos em couro oferecem ajustes elétricos para o motorista e passageiro, incluindo funções de aquecimento, ventilação e massagem para o motorista. O espaço do porta-malas é de 473 litros, adequado para diferentes necessidades, desde viagens longas até o uso diário.

Além disso, o veículo possui um sistema de ar-condicionado automático com duas zonas, proporcionando conforto térmico independente para o motorista e os passageiros. A atenção ao detalhe no interior é evidente, com características como o ajuste elétrico dos retrovisores, teto panorâmico e controle eletrônico de amortecimento, que contribuem para uma experiência de condução superior.

Medidas

As medidas do veículo são impressionantes, começando com um comprimento total de 4973 mm, uma largura de 2028 mm e uma altura de 1589 mm. A distância entre eixos é de 3018 mm, oferecendo uma base estável e espaçosa. As bitolas dianteira e traseira são de 1737 mm e 1720 mm, respectivamente.

A suspensão independente com braços sobrepostos na dianteira e traseira, utilizando molas helicoidais, garante uma condução suave e controlada. O sistema de freios utiliza discos de carbono-cerâmica tanto na dianteira quanto na traseira, com uma frenagem de 100 a 0 km/h em 32,8 metros. A direção assistida eletricamente e os pneus de alto desempenho, com medidas de 255/35 R22 na dianteira e 315/30 R23 na traseira, garantem excelente aderência e precisão na condução.

Preço aproximado

O valor estimado para este veículo é significativo, com um preço de aproximadamente R$ 7.700.000. Esse valor reflete a exclusividade e a alta tecnologia incorporadas em todos os aspectos do veículo, desde o desempenho até o luxo do interior. A combinação de um motor potente, design sofisticado e uma vasta gama de equipamentos de conforto e segurança torna este modelo uma escolha desejável para entusiastas e colecionadores de veículos de alto desempenho.

Ficha Técnica do Ferrari Purosangue 6.5 V12 2024

Geral

Motor

Transmissão

Suspensão

Freios

Direção

Pneus

Dimensões

Desempenho

Consumo

Autonomia

Equipamentos do Ferrari Purosangue 6.5 V12 2024

Segurança

Conforto

Entretenimento

Fonte: Ferrari, Wikipedia e Motor1.