A Fiat Strada Volcano 1.3 CD 2025 se posiciona como uma excelente opção intermediária no segmento de picapes compactas, combinando robustez, eficiência e uma série de equipamentos que garantem segurança e conforto aos seus ocupantes. Com um preço competitivo, ela se destaca pelo seu motor 1.3 de 107 cv, que oferece um desempenho equilibrado tanto em áreas urbanas quanto em rodovias, além da flexibilidade de rodar tanto com álcool quanto com gasolina, essa é uma opção intermediária da linha 2025 da Fiat Starda.
Um dos pontos fortes desta versão é o câmbio manual de 5 marchas, que adiciona uma experiência mais envolvente e dinâmica ao dirigir, especialmente para os puristas que apreciam a arte de trocar marchas manualmente. Esse fator pode tornar a direção mais prazerosa em estradas abertas e menos congestionadas, onde o motorista pode explorar melhor as capacidades do motor Firefly e sentir-se mais conectado ao veículo.
Por outro lado, para aqueles que enfrentam o trânsito pesado das grandes cidades diariamente, o câmbio manual pode ser visto como um ponto negativo. Trocar marchas constantemente em engarrafamentos pode ser cansativo e desgastante, diminuindo o conforto e a praticidade que muitos motoristas urbanos buscam em um veículo. Neste contexto, a ausência de uma versão automática pode ser um fator limitante para alguns consumidores.
Mesmo com essa questão, a Fiat Strada Volcano 1.3 CD 2025 oferece um bom custo-benefício ao equilibrar preço acessível, economia de combustível e uma ampla gama de equipamentos de segurança e conforto de série. Com características como controle de estabilidade, assistente de partida em rampa e sistema ISOFIX, a picape se destaca por proporcionar segurança tanto em deslocamentos urbanos quanto em viagens mais longas, tornando-se uma opção versátil e atraente no mercado brasileiro.
A picape intermediária apresenta um desempenho que atende bem tanto às necessidades urbanas quanto rodoviárias. Com um motor de 107 cv, o modelo oferece uma potência suficiente para diversas situações do dia a dia. Equipado com o motor Firefly de 1.3 litros e 4 cilindros, a picape possui um câmbio manual de 5 marchas que proporciona uma experiência de condução mais envolvente. O torque máximo é de 13,7 kgfm com álcool e 13,2 kgfm com gasolina, disponível a 4000 rpm, o que garante uma boa resposta em acelerações e retomadas.
O desempenho geral é sólido, com uma aceleração de 0 a 100 km/h em 11,6 segundos e uma velocidade máxima de 171 km/h. A tração dianteira contribui para a estabilidade e o controle do veículo, enquanto a plataforma MPP oferece uma base robusta e confiável. O câmbio manual, embora seja uma escolha apreciada por puristas, pode não ser a mais prática para quem enfrenta longos engarrafamentos diários, mas traz um toque de diversão para quem gosta de dirigir.
O consumo de combustível da picape é outro ponto a ser destacado. Em ambiente urbano, ela registra uma média de 9 km/l com álcool e 12,7 km/l com gasolina. Já na estrada, esses números sobem para 9,8 km/l com álcool e 13,9 km/l com gasolina, demonstrando uma boa eficiência energética para uma picape. A autonomia é bastante satisfatória, com a capacidade do tanque de combustível de 55 litros permitindo até 765 km de alcance em condições rodoviárias com gasolina.
O interior da picape é projetado para oferecer conforto e praticidade. O espaço interno é adequado para cinco ocupantes, proporcionando uma viagem confortável tanto para o motorista quanto para os passageiros. A capacidade de carga útil é de 650 kg, o que a torna uma excelente opção para transportar equipamentos e materiais de trabalho. O porta-malas, ou melhor, a caçamba, possui uma capacidade de 844 litros, permitindo o transporte de volumes maiores com facilidade.
As medidas da picape são cuidadosamente equilibradas para oferecer estabilidade e conforto. Com um comprimento de 4480 mm, largura de 1732 mm e altura de 1595 mm, ela se encaixa bem tanto em espaços urbanos quanto em vias mais amplas. A suspensão dianteira independente McPherson e a traseira com eixo rígido proporcionam uma condução estável e confortável. Os freios dianteiros são a disco ventilado e os traseiros a tambor, garantindo uma boa capacidade de frenagem.
O peso total da picape é de 1174 kg, o que contribui para uma boa relação peso/potência de 10,97 kg/cv. A direção assistida eletricamente e o diâmetro de giro de 10,8 m facilitam as manobras em ambientes urbanos. Os pneus dianteiros e traseiros são 205/55 R16, com o estepe 125/80 R16, oferecendo um bom equilíbrio entre conforto e aderência.
Com um preço aproximado de R$ 122 mil, a picape intermediária oferece um excelente custo-benefício, especialmente considerando os equipamentos de segurança e conforto incluídos de série. É uma opção que atende bem tanto a usuários urbanos quanto a quem precisa de um veículo robusto para o trabalho, equilibrando desempenho, eficiência e praticidade.
Fonte: Stellantis e Fiat.