Ficha técnica da Fiat Toro Tributo 125 2025: preço, consumo e desempenho da picape

A Fiat Toro Tributo 125 é uma edição especial baseada na versão Volcano, equipada com tela multimídia de 10,1 polegadas, sistema ADAS para assistência ao condutor e câmera de ré. Seu visual robusto inclui rodas de liga leve escurecidas, acabamento interno especial e teto preto brilhante. Com bancos em couro e tecido, a picape oferece uma combinação de conforto, segurança e estilo exclusivo.
Publicado por Alan Corrêa em Ficha técnica dia 27/09/2024

A Fiat Toro Tributo 125 é uma edição limitada que se destaca por sua tecnologia e design exclusivos. Baseada na versão Volcano, ela traz uma série de equipamentos voltados ao conforto e à segurança, além de um visual imponente que reforça seu apelo no mercado de picapes. Seu pacote inclui itens avançados como sistema de assistência ao condutor e detalhes estéticos exclusivos.

Resumo dos pontos principais

Pontos Principais:

  • Tela multimídia de 10,1 polegadas com câmera de ré.
  • Sistema ADAS (Assistência Avançada ao Condutor) para segurança aprimorada.
  • Rodas de liga leve escurecidas e acabamento interno com detalhes especiais.
  • Bancos que mesclam couro e tecido, com volante revestido em couro.

A Fiat Toro Tributo 125 oferece uma série de recursos que atraem os consumidores que buscam uma picape moderna e segura. Entre os destaques está a central multimídia de 10,1 polegadas, que vem equipada com câmera de ré, proporcionando maior conforto durante manobras e estacionamento. Além disso, o sistema ADAS, tecnologia de assistência avançada ao condutor, é um importante diferencial em termos de segurança, contribuindo para uma direção mais assistida e menos suscetível a erros humanos.

A Fiat Toro Tributo 125, versão especial da linha Volcano, se destaca pela tecnologia e design exclusivo. Oferece conforto e segurança, com foco em inovações que facilitam a condução do dia a dia.
A Fiat Toro Tributo 125, versão especial da linha Volcano, se destaca pela tecnologia e design exclusivo. Oferece conforto e segurança, com foco em inovações que facilitam a condução do dia a dia.

No quesito visual, a Toro Tributo 125 mantém um perfil robusto, característico do modelo, com detalhes escurecidos que incluem as rodas de liga leve e o acabamento interno. Esses elementos agregam uma sensação de sofisticação ao veículo, sem abrir mão da funcionalidade. O volante revestido em couro e os bancos que combinam couro e tecido reforçam o compromisso com o conforto do motorista e passageiros.

Outro aspecto importante é o teto pintado em preto brilhante, que confere à Toro um toque de exclusividade, diferenciando-a ainda mais no trânsito. Além disso, essa edição especial traz uma série de detalhes visuais exclusivos, o que faz com que se destaque entre os demais modelos da linha.

Desempenho, motor e potência

Motor 1.3 turbo de 185 cv (A) e 180 cv (G), com torque máximo de 27,5 kgfm a 1750 rpm. Não possui motor elétrico. Instalação dianteira e aspiração com turbocompressor.
Motor 1.3 turbo de 185 cv (A) e 180 cv (G), com torque máximo de 27,5 kgfm a 1750 rpm. Não possui motor elétrico. Instalação dianteira e aspiração com turbocompressor.

O modelo traz uma combinação de desempenho robusto e eficiência mecânica. Equipado com um motor dianteiro de aspiração por turbocompressor, sua disposição transversal e injeção direta proporcionam alta performance. Com quatro cilindros em linha e um comando de válvulas único no cabeçote, ele oferece um sistema de tuchos hidráulicos e variação do comando de admissão. O deslocamento total é de 1332 cm³, com uma potência máxima de 185 cv utilizando álcool e 180 cv com gasolina, alcançando sua potência máxima a 5750 rpm.

A transmissão automática de 6 marchas, acoplada a um conversor de torque, entrega uma tração dianteira que favorece o equilíbrio entre potência e estabilidade. O torque máximo é de 27,5 kgfm tanto com álcool quanto com gasolina, atingindo seu pico a 1750 rpm. Este desempenho permite uma aceleração de 0 a 100 km/h em 10,7 segundos, com uma velocidade máxima de 201 km/h. A combinação de peso e potência resulta em uma relação de 9,03 kg/cv, enquanto a potência específica alcança 138,9 cv/litro. A plataforma utilizada é a Small Wide, que otimiza o espaço e a rigidez estrutural.

Consumo e autonomia

Consumo urbano de 6,6 km/l (A) e 9,2 km/l (G). Em rodovias, consome 7,9 km/l (A) e 11 km/l (G), sendo uma opção moderada para trajetos longos.
Consumo urbano de 6,6 km/l (A) e 9,2 km/l (G). Em rodovias, consome 7,9 km/l (A) e 11 km/l (G), sendo uma opção moderada para trajetos longos.

No que se refere ao consumo, o modelo demonstra eficiência em diferentes cenários. No uso urbano, o consumo é de 6,6 km/l com álcool e 9,2 km/l com gasolina. Em rodovias, o veículo entrega uma média de 7,9 km/l com álcool e 11 km/l com gasolina. A autonomia reflete essa eficiência: no ciclo urbano, pode alcançar até 363 km com álcool e 506 km com gasolina, enquanto em rodovias esses números sobem para 435 km com álcool e 605 km com gasolina. Esses dados garantem uma boa performance em longas viagens e em uso diário nas cidades.

Interior

Transmissão automática de 6 marchas com tração dianteira. Direção assistida elétrica com diâmetro de giro de 12,2 metros. Acoplamento por conversor de torque.
Transmissão automática de 6 marchas com tração dianteira. Direção assistida elétrica com diâmetro de giro de 12,2 metros. Acoplamento por conversor de torque.

O modelo oferece espaço interno adequado para cinco ocupantes, com conforto e segurança aprimorados. O banco do motorista possui ajuste elétrico, enquanto o volante oferece regulagem de altura e profundidade. Todos os bancos são revestidos em couro, com ajustes lombares para o motorista. O sistema de ar-condicionado é automático e permite controle de duas zonas, garantindo conforto térmico para todos os ocupantes. A segurança é reforçada por airbags frontais, laterais e de cortina, além de controles de estabilidade e tração. O modelo também conta com assistentes como frenagem automática de emergência, alerta de colisão frontal e assistente de permanência em faixa.

Caçamba

A caçamba tem capacidade para 937 litros e suporta uma carga útil de até 670 kg, sendo uma picape versátil para transporte de objetos pesados, com foco em praticidade e robustez.
A caçamba tem capacidade para 937 litros e suporta uma carga útil de até 670 kg, sendo uma picape versátil para transporte de objetos pesados, com foco em praticidade e robustez.

A caçamba oferece uma capacidade de 937 litros, ideal para o transporte de cargas variadas. Sua carga útil é de 670 kg, o que permite ao veículo realizar transporte de itens pesados com facilidade. O modelo também é equipado com um sistema de reboque sem freio, com capacidade de até 400 kg. A estrutura da caçamba é reforçada para suportar diferentes tipos de materiais, mantendo a resistência e durabilidade para o uso em diferentes condições.

Medidas

Com 4945 mm de comprimento, 1845 mm de largura e pneus 225/60 R18, o veículo conta com freios a disco ventilados na dianteira e tambor na traseira, garantindo segurança em diferentes terrenos.
Com 4945 mm de comprimento, 1845 mm de largura e pneus 225/60 R18, o veículo conta com freios a disco ventilados na dianteira e tambor na traseira, garantindo segurança em diferentes terrenos.

As dimensões do veículo são projetadas para oferecer espaço e estabilidade. Ele possui um comprimento total de 4945 mm, com uma largura de 1845 mm e altura de 1739 mm. A distância entre-eixos é de 2990 mm, enquanto as bitolas dianteira e traseira são de 1547 mm e 1575 mm, respectivamente. O peso total é de 1670 kg, e a altura mínima do solo é de 263 mm, proporcionando uma boa capacidade de enfrentar terrenos irregulares.

Em relação à suspensão, o modelo utiliza um sistema independente do tipo McPherson na dianteira e um sistema multibraço na traseira, ambos com molas helicoidais como elementos elásticos. Isso garante conforto ao dirigir e estabilidade em terrenos variados. O sistema de freios conta com discos ventilados na dianteira e tambores na traseira, oferecendo eficiência em situações de frenagem. A direção assistida eletricamente facilita as manobras, com um diâmetro de giro de 12,2 metros. O conjunto de pneus é 225/60 R18 tanto na dianteira quanto na traseira, com um estepe 125/80 R16.

Preço aproximado

O valor estimado para este modelo é de R$ 184.490, com a oferta de diversas tecnologias de segurança, conforto e entretenimento.

Ficha Técnica do Fiat Toro Tributo 125 1.3 2025

Suspensão dianteira independente tipo McPherson e traseira independente multibraço. Freios a disco ventilados na dianteira e tambor na traseira. Pneus 225/60 R18.
Suspensão dianteira independente tipo McPherson e traseira independente multibraço. Freios a disco ventilados na dianteira e tambor na traseira. Pneus 225/60 R18.

Geral

  • Porte: Médio-compacto
  • Configuração: Picape
  • Lugares: 5
  • Portas: 4
  • Plataforma: Small Wide
  • Combustível: Flex (álcool/gasolina)
  • Propulsão: Combustão
  • Procedência: Nacional

Motor

  • Instalação: Dianteiro
  • Aspiração: Turbocompressor
  • Disposição: Transversal
  • Alimentação: Injeção direta
  • Cilindros: 4 em linha
  • Comando de válvulas: Único no cabeçote
  • Tuchos: Hidráulicos
  • Variação do comando: Admissão
  • Cilindrada unitária: 333 cm³
  • Acionamento do comando: Corrente
  • Válvulas por cilindro: 4
  • Diâmetro do cilindro: 70 mm
  • Razão de compressão: 10,5:1
  • Curso do pistão: 86,5 mm
  • Deslocamento total: 1332 cm³
  • Potência máxima: 185 cv (A) / 180 cv (G) a 5750 rpm
  • Código do motor: GSE T270
  • Torque máximo: 27,5 kgfm (A) / 27,5 kgfm (G) a 1750 rpm
  • Peso/potência: 9,03 kg/cv
  • Torque específico: 20,6 kgfm/litro
  • Peso/torque: 60,7 kg/kgfm
  • Potência específica: 138,9 cv/litro
  • Rotação máxima: 6500 rpm
  • Viscosidade do óleo: 0W-30

Transmissão

  • Tração: Dianteira
  • Câmbio: Automático de 6 marchas
  • Acoplamento: Conversor de torque

Suspensão

  • Dianteira: Independente, McPherson
  • Elemento elástico dianteiro: Mola helicoidal
  • Traseira: Independente, multibraço
  • Elemento elástico traseiro: Mola helicoidal

Freios

  • Dianteiros: Disco ventilado
  • Traseiros: Tambor

Direção

  • Assistência: Elétrica
  • Diâmetro de giro: 12,2 m

Pneus

  • Dianteiros: 225/60 R18
  • Traseiros: 225/60 R18
  • Estepe: 125/80 R16

Dimensões

  • Comprimento: 4945 mm
  • Largura: 1845 mm
  • Distância entre-eixos: 2990 mm
  • Altura: 1739 mm
  • Bitola dianteira: 1547 mm
  • Bitola traseira: 1575 mm
  • Caçamba: 937 litros
  • Tanque de combustível: 55 litros
  • Peso: 1670 kg
  • Carga útil: 670 kg
  • Reboque sem freio: 400 kg
  • Ângulo de entrada: 25,7 graus
  • Ângulo de saída: 28,4 graus
  • Ângulo central: 21,7 graus
  • Altura mínima do solo: 263 mm

Desempenho

  • Velocidade máxima: 201 km/h
  • Aceleração 0-100 km/h: 10,7 s

Consumo

  • Urbano: 6,6 km/l (A) / 9,2 km/l (G)
  • Rodoviário: 7,9 km/l (A) / 11 km/l (G)

Autonomia

  • Urbana: 363 km (A) / 506 km (G)
  • Rodoviária: 435 km (A) / 605 km (G)

Equipamentos do Fiat Toro Tributo 125 1.3 2025

Equipamentos de segurança incluem freios ABS, airbags, controle de tração, alerta de colisão frontal, e mais. Conforto com ar-condicionado automático, bancos elétricos e infotainment completo.
Equipamentos de segurança incluem freios ABS, airbags, controle de tração, alerta de colisão frontal, e mais. Conforto com ar-condicionado automático, bancos elétricos e infotainment completo.

Segurança

  • Freios ABS
  • Airbags frontais
  • Airbags laterais
  • Airbags de cortina
  • Alarme antifurto perimétrico
  • Câmera traseira para manobras
  • Cintos de três pontos para todos os ocupantes
  • Encosto de cabeça para todos os ocupantes
  • Controle de estabilidade
  • Controle de tração
  • Faróis de LED
  • Faróis com refletores duplos
  • Faróis de neblina
  • Repetidores laterais das luzes de direção
  • Travamento central das portas
  • Luz de condução diurna
  • Desembaçador do vidro traseiro
  • ISOFIX para fixação de cadeira infantil
  • Alerta de colisão frontal
  • Monitoramento de pressão dos pneus
  • Assistente de partida em rampa
  • Sensores de estacionamento dianteiro e traseiro
  • Assistente de farol alto
  • Alerta de mudança de faixa
  • Assistente de permanência em faixa
  • Frenagem automática de emergência
  • Chamada de assistência de emergência
  • Assistência na recuperação veicular

Conforto

  • Ar-condicionado automático
  • Zonas de ar-condicionado: 2
  • Direção assistida
  • Bancos revestidos em couro
  • Banco do motorista com ajuste de altura e ajuste elétrico
  • Ajuste de apoio lombar para o motorista
  • Apoio de braço central no banco traseiro
  • Ajuste do volante em altura e profundidade
  • Controle automático de velocidade
  • Limitador de velocidade
  • Vidros elétricos dianteiros e traseiros
  • Faróis com acendimento automático
  • Limpador de para-brisa automático
  • Retrovisores elétricos e rebativeis eletricamente
  • Retrovisor interno fotocrômico
  • Chave presencial
  • Acionamento remoto do motor
  • Banco traseiro rebatível
  • Comando interno da tampa de abastecimento

Entretenimento

  • Rádio com conexão USB e Bluetooth
  • Navegador GPS
  • Volante multifuncional
  • Computador de bordo
  • Conta-giros
  • Indicador de temperatura externa
  • Espelhamento da tela do celular
  • Carregador de celular por indução
  • Roteador Wi-Fi
  • Comandos ao veículo através de aplicativo
  • Informações do veículo através de aplicativo

125 anos de história

Para celebrar seus 125 anos de história, a Fiat lançou a série especial Tributo 125, reunindo seus principais modelos com toques de exclusividade. Argo, Pulse, Fastback, Strada e Toro foram os escolhidos para integrar essa edição comemorativa, cada um com características únicas que ressaltam a importância desse marco para a marca. As mudanças vão desde cores especiais, como o branco Alaska perolizado, até acabamentos internos diferenciados, que combinam sofisticação com a tradição italiana.

Cada modelo da série Tributo 125 reflete a filosofia de inovação da Fiat, mantendo a tecnologia e o design como pontos centrais. No Argo, por exemplo, o destaque vai para os bancos de couro, volante também revestido em couro e a inclusão de itens de conveniência, como o sistema Keyless e ar-condicionado digital. Já no Pulse e no Fastback, a aposta é na combinação de funcionalidades premium, como câmera de ré, central multimídia e rodas escurecidas, mantendo um visual moderno e imponente.

A Strada e a Toro, líderes de venda no Brasil, também receberam atenção especial na série Tributo 125. A Strada vem equipada com comandos borboleta no volante e acabamento interno escurecido, enquanto a Toro destaca seu sistema ADAS, de assistência avançada ao condutor. Ambas oferecem, além dos recursos tecnológicos, uma experiência visual única com detalhes exclusivos dessa edição comemorativa, reafirmando o compromisso da Fiat em oferecer sempre inovação aos seus clientes.

Durante esses 125 anos, a Fiat não apenas expandiu sua presença na Itália, mas também se tornou uma força global, com fábricas e operações em diversos continentes. No Brasil, a marca fincou raízes sólidas desde a inauguração de sua fábrica em Betim, Minas Gerais, em 1976. A partir daí, o mercado brasileiro se tornou um dos principais da marca, ajudando a Fiat a se tornar líder de vendas no país.

Além de produzir veículos acessíveis e inovadores, a Fiat sempre manteve seu compromisso com a evolução tecnológica e com o design, características que moldaram sua identidade. A celebração de 125 anos é um marco que reflete a capacidade da marca de se reinventar, sem perder sua essência, mantendo-se relevante em um setor em constante transformação.

Fonte: Stellantis.