A Fiat Toro Tributo 125 é uma edição limitada que se destaca por sua tecnologia e design exclusivos. Baseada na versão Volcano, ela traz uma série de equipamentos voltados ao conforto e à segurança, além de um visual imponente que reforça seu apelo no mercado de picapes. Seu pacote inclui itens avançados como sistema de assistência ao condutor e detalhes estéticos exclusivos.
Resumo dos pontos principais
Pontos Principais:
A Fiat Toro Tributo 125 oferece uma série de recursos que atraem os consumidores que buscam uma picape moderna e segura. Entre os destaques está a central multimídia de 10,1 polegadas, que vem equipada com câmera de ré, proporcionando maior conforto durante manobras e estacionamento. Além disso, o sistema ADAS, tecnologia de assistência avançada ao condutor, é um importante diferencial em termos de segurança, contribuindo para uma direção mais assistida e menos suscetível a erros humanos.
No quesito visual, a Toro Tributo 125 mantém um perfil robusto, característico do modelo, com detalhes escurecidos que incluem as rodas de liga leve e o acabamento interno. Esses elementos agregam uma sensação de sofisticação ao veículo, sem abrir mão da funcionalidade. O volante revestido em couro e os bancos que combinam couro e tecido reforçam o compromisso com o conforto do motorista e passageiros.
Outro aspecto importante é o teto pintado em preto brilhante, que confere à Toro um toque de exclusividade, diferenciando-a ainda mais no trânsito. Além disso, essa edição especial traz uma série de detalhes visuais exclusivos, o que faz com que se destaque entre os demais modelos da linha.
O modelo traz uma combinação de desempenho robusto e eficiência mecânica. Equipado com um motor dianteiro de aspiração por turbocompressor, sua disposição transversal e injeção direta proporcionam alta performance. Com quatro cilindros em linha e um comando de válvulas único no cabeçote, ele oferece um sistema de tuchos hidráulicos e variação do comando de admissão. O deslocamento total é de 1332 cm³, com uma potência máxima de 185 cv utilizando álcool e 180 cv com gasolina, alcançando sua potência máxima a 5750 rpm.
A transmissão automática de 6 marchas, acoplada a um conversor de torque, entrega uma tração dianteira que favorece o equilíbrio entre potência e estabilidade. O torque máximo é de 27,5 kgfm tanto com álcool quanto com gasolina, atingindo seu pico a 1750 rpm. Este desempenho permite uma aceleração de 0 a 100 km/h em 10,7 segundos, com uma velocidade máxima de 201 km/h. A combinação de peso e potência resulta em uma relação de 9,03 kg/cv, enquanto a potência específica alcança 138,9 cv/litro. A plataforma utilizada é a Small Wide, que otimiza o espaço e a rigidez estrutural.
No que se refere ao consumo, o modelo demonstra eficiência em diferentes cenários. No uso urbano, o consumo é de 6,6 km/l com álcool e 9,2 km/l com gasolina. Em rodovias, o veículo entrega uma média de 7,9 km/l com álcool e 11 km/l com gasolina. A autonomia reflete essa eficiência: no ciclo urbano, pode alcançar até 363 km com álcool e 506 km com gasolina, enquanto em rodovias esses números sobem para 435 km com álcool e 605 km com gasolina. Esses dados garantem uma boa performance em longas viagens e em uso diário nas cidades.
O modelo oferece espaço interno adequado para cinco ocupantes, com conforto e segurança aprimorados. O banco do motorista possui ajuste elétrico, enquanto o volante oferece regulagem de altura e profundidade. Todos os bancos são revestidos em couro, com ajustes lombares para o motorista. O sistema de ar-condicionado é automático e permite controle de duas zonas, garantindo conforto térmico para todos os ocupantes. A segurança é reforçada por airbags frontais, laterais e de cortina, além de controles de estabilidade e tração. O modelo também conta com assistentes como frenagem automática de emergência, alerta de colisão frontal e assistente de permanência em faixa.
A caçamba oferece uma capacidade de 937 litros, ideal para o transporte de cargas variadas. Sua carga útil é de 670 kg, o que permite ao veículo realizar transporte de itens pesados com facilidade. O modelo também é equipado com um sistema de reboque sem freio, com capacidade de até 400 kg. A estrutura da caçamba é reforçada para suportar diferentes tipos de materiais, mantendo a resistência e durabilidade para o uso em diferentes condições.
As dimensões do veículo são projetadas para oferecer espaço e estabilidade. Ele possui um comprimento total de 4945 mm, com uma largura de 1845 mm e altura de 1739 mm. A distância entre-eixos é de 2990 mm, enquanto as bitolas dianteira e traseira são de 1547 mm e 1575 mm, respectivamente. O peso total é de 1670 kg, e a altura mínima do solo é de 263 mm, proporcionando uma boa capacidade de enfrentar terrenos irregulares.
Em relação à suspensão, o modelo utiliza um sistema independente do tipo McPherson na dianteira e um sistema multibraço na traseira, ambos com molas helicoidais como elementos elásticos. Isso garante conforto ao dirigir e estabilidade em terrenos variados. O sistema de freios conta com discos ventilados na dianteira e tambores na traseira, oferecendo eficiência em situações de frenagem. A direção assistida eletricamente facilita as manobras, com um diâmetro de giro de 12,2 metros. O conjunto de pneus é 225/60 R18 tanto na dianteira quanto na traseira, com um estepe 125/80 R16.
O valor estimado para este modelo é de R$ 184.490, com a oferta de diversas tecnologias de segurança, conforto e entretenimento.
Para celebrar seus 125 anos de história, a Fiat lançou a série especial Tributo 125, reunindo seus principais modelos com toques de exclusividade. Argo, Pulse, Fastback, Strada e Toro foram os escolhidos para integrar essa edição comemorativa, cada um com características únicas que ressaltam a importância desse marco para a marca. As mudanças vão desde cores especiais, como o branco Alaska perolizado, até acabamentos internos diferenciados, que combinam sofisticação com a tradição italiana.
Cada modelo da série Tributo 125 reflete a filosofia de inovação da Fiat, mantendo a tecnologia e o design como pontos centrais. No Argo, por exemplo, o destaque vai para os bancos de couro, volante também revestido em couro e a inclusão de itens de conveniência, como o sistema Keyless e ar-condicionado digital. Já no Pulse e no Fastback, a aposta é na combinação de funcionalidades premium, como câmera de ré, central multimídia e rodas escurecidas, mantendo um visual moderno e imponente.
A Strada e a Toro, líderes de venda no Brasil, também receberam atenção especial na série Tributo 125. A Strada vem equipada com comandos borboleta no volante e acabamento interno escurecido, enquanto a Toro destaca seu sistema ADAS, de assistência avançada ao condutor. Ambas oferecem, além dos recursos tecnológicos, uma experiência visual única com detalhes exclusivos dessa edição comemorativa, reafirmando o compromisso da Fiat em oferecer sempre inovação aos seus clientes.
Durante esses 125 anos, a Fiat não apenas expandiu sua presença na Itália, mas também se tornou uma força global, com fábricas e operações em diversos continentes. No Brasil, a marca fincou raízes sólidas desde a inauguração de sua fábrica em Betim, Minas Gerais, em 1976. A partir daí, o mercado brasileiro se tornou um dos principais da marca, ajudando a Fiat a se tornar líder de vendas no país.
Além de produzir veículos acessíveis e inovadores, a Fiat sempre manteve seu compromisso com a evolução tecnológica e com o design, características que moldaram sua identidade. A celebração de 125 anos é um marco que reflete a capacidade da marca de se reinventar, sem perder sua essência, mantendo-se relevante em um setor em constante transformação.
Fonte: Stellantis.