Ficha técnica da JAC Hunter 2024: picape chinesa chega ao Brasil com motor turbodiesel e tração 4×4

A JAC Motors acaba de trazer ao Brasil a picape Hunter, prometendo agitar o mercado com sua combinação de força e tecnologia. O que faz esse modelo se destacar em meio a concorrentes tão consolidados? E quais recursos inovadores ele traz para quem busca versatilidade em um único veículo? Se você é fã de picapes ou está à procura de uma solução robusta para trabalho e aventura, vale a pena descobrir o que a Hunter tem a oferecer.
Publicado em JAC dia 19/10/2024 por Alan Corrêa

A JAC Hunter foi lançada no Brasil como uma picape média equipada com motor turbodiesel 2.0 de 191 cv, câmbio automático de oito marchas e tração 4×4. O modelo destaca-se pela versatilidade, com modos de condução adaptáveis para diferentes tipos de terreno, como Normal, Esporte, Econômico e Lama, além de uma capacidade de carga de 1,4 tonelada. Suas dimensões robustas incluem 5,33 metros de comprimento e 3,11 metros de entre-eixos, tornando-a uma das maiores da categoria.

Pontos Principais:

Entre os equipamentos de série, a Hunter oferece tecnologia avançada, como uma central multimídia de 13 polegadas compatível com Android Auto e Apple CarPlay, painel de LCD de sete polegadas, bancos dianteiros com ajustes elétricos e seis airbags. O sistema de vendas inovador, Hunter Experience, permite que o cliente teste o veículo em seu próprio endereço, facilitando a compra. A JAC Motors ainda proporciona suporte em manutenção e revisão em várias cidades brasileiras, com o objetivo de expandir o serviço.

Lançamento da picape JAC Hunter no Brasil

A JAC Motors lançou oficialmente a picape Hunter no mercado brasileiro. O modelo chega com motor turbodiesel 2.0, câmbio automático de oito marchas e tração 4×4. A picape tem como foco oferecer um veículo robusto e funcional para os consumidores que buscam tanto um veículo para trabalho quanto para aventura. Entre as características do lançamento, destaca-se a capacidade de carga de 1,4 tonelada, uma das maiores da categoria.

A estratégia inicial da JAC Motors envolve a venda das primeiras 1.000 unidades com um desconto de R$ 20.000, reduzindo o preço promocional da picape para R$ 239.900. O valor original de tabela do veículo é R$ 259.900. Essa medida visa atrair compradores em um mercado competitivo, onde outras marcas já possuem tradição, como o Volkswagen Amarok e o Fiat Titano.

A Hunter é equipada com um motor turbodiesel de 191 cv, gerando um torque de 46,9 kgfm a 1.500 rpm. O sistema de tração inclui opções de 4×2 (traseira), 4×4 High (integral) e 4×4 Low (reduzida), o que proporciona maior versatilidade de condução. A picape também oferece quatro modos de performance: Normal, Esporte, Econômico e Lama, possibilitando adaptação a diferentes tipos de terreno.

Design e dimensões da JAC Hunter

O design da JAC Hunter se destaca por suas dimensões imponentes. O veículo mede 5,33 metros de comprimento, 1,96 metros de largura, 1,92 metros de altura e possui um entre-eixos de 3,11 metros. Esses números colocam a picape como uma das maiores da sua categoria no mercado brasileiro.

Na parte frontal, o modelo conta com faróis divididos em três conjuntos de LEDs, que proporcionam maior visibilidade e eficiência. As lanternas traseiras também seguem a mesma tecnologia, com formato de filete. O visual é complementado por detalhes cromados nas laterais, incluindo emblemas, retrovisores e maçanetas. As rodas de 18 polegadas diamantadas, além de estribos, rack e santantônio, são itens de série que reforçam a identidade da picape.

A JAC Motors não divulgou informações detalhadas sobre os testes da Hunter no Brasil, mas a montadora destaca a robustez e durabilidade do modelo. As características de design e o porte do veículo sugerem que a Hunter é voltada tanto para o uso off-road quanto para serviços de carga pesada em áreas urbanas e rurais.

Consumo e autonomia

Em termos de consumo, o modelo apresenta uma média de 8,6 km/l na cidade e 9,3 km/l em rodovias. Com um tanque de combustível com capacidade para 76 litros, a autonomia urbana pode alcançar cerca de 654 km, enquanto em condições rodoviárias a autonomia pode chegar a 707 km. Esse desempenho de consumo o torna uma opção eficiente, considerando seu porte e potência.

Caçamba

A caçamba do modelo tem capacidade para 1000 litros de carga, sendo uma das mais amplas da categoria. A capacidade de carga útil é de até 1400 kg, o que a torna adequada para trabalhos que exigem o transporte de materiais pesados ou volumosos. A robustez da caçamba é complementada pelo sistema de suspensão traseira, que utiliza um feixe de molas semielípticas, garantindo maior resistência e estabilidade, mesmo com o veículo carregado.

Além disso, o modelo é projetado para reboque, suportando até 5250 kg com freio, o que amplia suas capacidades em operações que exigem transporte extra.

Equipamentos e itens de série

A JAC Hunter vem equipada com uma série de itens que buscam oferecer conforto e tecnologia aos usuários. Entre os principais destaques, estão o teto solar, o painel de LCD colorido de sete polegadas e a central multimídia de 13 polegadas, que é compatível com Android Auto e Apple CarPlay. Esses equipamentos visam melhorar a experiência de condução e a conectividade dos passageiros.

Os bancos dianteiros possuem ajustes elétricos, proporcionando maior comodidade ao motorista e passageiro. A direção é elétrica e pode ser personalizada com três modos: Normal, Conforto e Esportivo, adequando-se a diferentes estilos de condução. Além disso, o sistema de som conta com oito alto-falantes, oferecendo uma boa qualidade sonora no interior da cabine.

Outros itens de série incluem ar-condicionado digital, retrovisores rebatíveis eletronicamente, freio eletrônico com função Auto Hold, iluminação ambiente em LEDs e seis airbags. O acabamento interno utiliza couro marrom no painel e nos bancos, oferecendo uma atmosfera mais sofisticada ao interior do veículo.

Sistema de vendas e manutenção

A JAC Motors implementou um sistema de vendas denominado Hunter Experience, no qual a montadora leva o veículo diretamente até o cliente para a realização de test-drive. Essa estratégia visa facilitar o processo de compra para os consumidores, permitindo que eles testem o veículo em condições do seu cotidiano, sem a necessidade de se deslocarem até uma concessionária.

O serviço de test-drive delivery será expandido para cerca de 100 cidades em todo o Brasil. Além disso, todas essas localidades já contarão com oficinas autorizadas, treinadas para oferecer assistência técnica, manutenção e realizar planos de revisão da picape Hunter. A JAC Motors busca com essa iniciativa aumentar a capilaridade do modelo no território brasileiro, promovendo maior facilidade de acesso ao veículo e ao suporte técnico.

Comparação com concorrentes e perspectivas de mercado

O segmento de picapes médias no Brasil é competitivo, com modelos estabelecidos como o Volkswagen Amarok e o Fiat Titano. Ambos os modelos levaram entre quatro e cinco meses para alcançar a marca de 1.000 unidades vendidas. A JAC Motors tem expectativas positivas em relação à picape Hunter, mas ainda não definiu um prazo para alcançar esse volume de vendas.

Com o lançamento da Hunter, a JAC Motors reforça sua presença no Brasil, oferecendo um modelo que combina custo-benefício e especificações competitivas no mercado de picapes. A estratégia de desconto para as primeiras 1.000 unidades é um indicativo de que a marca busca conquistar espaço rapidamente entre os consumidores brasileiros.

Ficha Técnica do JAC Hunter HD 2.0 AT 2024

Geral

Motor

Transmissão

Suspensão

Freios

Direção

Pneus

Dimensões

Desempenho

Consumo

Autonomia

Equipamentos do JAC Hunter HD 2.0 AT 2024

Segurança

Conforto

Entretenimento

Além da Hunter, a JAC Motors também comercializa uma versão 100% elétrica da sua linha de picapes no Brasil, a iEV-330P, que é vendida por R$ 389.900. Essa diversidade de opções de motorização permite que a montadora atenda diferentes perfis de consumidores, desde aqueles que buscam alternativas sustentáveis até aqueles que preferem a robustez de um motor a diesel.

Fonte: JAC, Terra e UOL.