Ficha técnica do Chery Tiggo 5x Sport 1.5 2025: preço, consumo e desempenho do SUV para levar a família

O Chery Tiggo 5X Sport 1.5 2025 tem foco na eficiência e tecnologia. Equipado com um motor 1.5 turbo de 150 cv e câmbio CVT de 9 marchas, o SUV compacto oferece uma série de itens de segurança e conforto. Com capacidade para cinco ocupantes, o veículo combina versatilidade e desempenho.
Publicado em Ficha técnica dia 19/08/2024 por Alan Corrêa

O Chery Tiggo 5x Sport 1.5 2025 é uma opção que se destaca pelo espaço e funcionalidade, sendo um SUV adequado tanto para o dia a dia quanto para viagens com a família. Com motor 1.5 turbo e potência de 147 cv (gasolina), o veículo apresenta bom desempenho, oferecendo aceleração de 0 a 100 km/h em 10,3 segundos. Isso pode ser uma vantagem para quem busca um SUV compacto, mas com respostas rápidas no trânsito urbano e rodoviário.

O preço posiciona o Tiggo 5x como uma alternativa interessante para quem deseja um veículo dessa categoria, mas não quer arcar com os valores mais altos cobrados por outras marcas tradicionais. Mesmo com um valor considerado elevado para alguns, ele ainda se mantém mais acessível em comparação com outros SUVs, o que o torna atrativo para quem busca espaço sem extrapolar o orçamento.

No quesito espaço interno, o SUV oferece conforto com cinco lugares e um porta-malas de 340 litros, o que é suficiente para acomodar bagagens em passeios familiares ou no dia a dia. A altura do solo e as dimensões também garantem uma boa dirigibilidade, seja em áreas urbanas ou em estradas.

Além disso, o consumo pode ser considerado adequado para um veículo dessa categoria. Em situações urbanas, ele oferece 6,9 km/l com álcool e 9,9 km/l com gasolina, o que, embora não seja dos mais econômicos, reflete o perfil dos SUVs compactos com motor turbo.

Desempenho, motor e potência

Este modelo apresenta um desempenho que agrada tanto em ambiente urbano quanto em estradas, graças ao motor 1.5 turbo, que oferece 147 cv de potência com gasolina. A aceleração de 0 a 100 km/h ocorre em 10,3 segundos, o que garante agilidade em ultrapassagens e manobras mais rápidas. A plataforma utilizada é a T1X, com tração dianteira e transmissão CVT de nove marchas. O câmbio CVT, associado ao conversor de torque, proporciona uma condução suave, mantendo a eficiência do motor em diferentes condições de uso. Esse conjunto, que inclui a instalação dianteira e a disposição transversal, contribui para a boa resposta ao dirigir, tornando-o uma escolha versátil para diferentes tipos de terreno.

Consumo e autonomia

O consumo do modelo varia de acordo com o combustível utilizado. No cenário urbano, o consumo com álcool é de 6,9 km/l, enquanto com gasolina chega a 9,9 km/l. Já em rodovias, os números aumentam para 8,1 km/l com álcool e 11,5 km/l com gasolina, o que permite uma autonomia de até 587 km em viagens. O tanque de combustível tem capacidade para 51 litros, o que possibilita uma boa distância percorrida sem a necessidade frequente de reabastecimento, especialmente em trechos rodoviários. Isso pode ser um ponto positivo para quem busca economia em viagens mais longas.

Interior

O interior foi projetado para acomodar até cinco ocupantes com conforto. O espaço interno é bem distribuído, oferecendo um porta-malas com capacidade para 340 litros, ideal para viagens curtas e para o uso cotidiano. Além disso, o modelo conta com bancos revestidos em couro, com ajustes elétricos para o motorista e apoio lombar, o que proporciona uma boa ergonomia para longas jornadas. Para maior conforto dos passageiros, há também ar-condicionado com saída de ar para o banco traseiro, proporcionando uma climatização eficiente para todos os ocupantes. O espaço interno, combinado com uma carga útil de 337 kg, torna o modelo uma opção adequada para quem precisa de praticidade e funcionalidade no dia a dia.

Medidas

Em termos de medidas, o modelo apresenta um comprimento de 4338 mm, largura de 1830 mm e altura de 1645 mm, com uma distância entre-eixos de 2631 mm, o que garante uma boa estabilidade em curvas e um rodar mais confortável em longas distâncias. A altura mínima do solo é de 150 mm, permitindo superar obstáculos urbanos com facilidade, enquanto os ângulos de entrada e saída de 23,4 e 31,5 graus, respectivamente, favorecem a condução em terrenos acidentados. A suspensão dianteira é independente do tipo McPherson, enquanto a traseira é independente do tipo multibraço, ambas com molas helicoidais, o que proporciona uma absorção eficiente das irregularidades do solo.

Quanto aos freios, o modelo está equipado com discos ventilados na dianteira e discos sólidos na traseira, garantindo uma resposta rápida e eficaz nas frenagens. A direção conta com assistência elétrica, tornando o manuseio mais leve e preciso, especialmente em baixas velocidades ou em manobras de estacionamento. Os pneus 215/60 R17 completam o conjunto, oferecendo uma boa aderência em diferentes tipos de pavimentos.

Preço aproximado

O preço aproximado deste modelo está em torno de R$ 119.990, o que o posiciona como uma alternativa competitiva dentro da sua categoria de SUVs compactos. Considerando o nível de equipamentos de série oferecido e o desempenho apresentado, o valor pode ser considerado atraente para quem busca um SUV com boa relação custo-benefício, especialmente quando comparado a modelos de marcas mais tradicionais.

Ficha Técnica do Chery Tiggo 5X Sport 1.5 2025

Geral

Motor

Transmissão

Suspensão

Freios

Direção

Pneus

Dimensões

Desempenho

Consumo

Autonomia

Equipamentos do Chery Tiggo 5X Sport 1.5 2025

Segurança

Conforto

Entretenimento

Problemas e defeitos mais comuns do SUV Caoa Chery Tiggo 5x

O Caoa Chery Tiggo 5X, introduzido no mercado brasileiro em 2018, foi o segundo modelo da parceria entre o Grupo Caoa e a fabricante chinesa Chery, apostando no segmento de SUVs compactos. O veículo, produzido na planta de Anápolis (GO), ganhou destaque por seu custo-benefício, oferecendo uma série de equipamentos e um motor turbo a preços competitivos.

Nos primeiros anos de comercialização, no entanto, os proprietários do Tiggo 5X começaram a relatar problemas recorrentes, o que fez o modelo acumular queixas no site Reclame Aqui e em concessionárias de todo o Brasil. O principal ponto de insatisfação está relacionado ao câmbio de dupla embreagem das primeiras versões, que foi substituído por um câmbio CVT nas versões mais recentes.

O câmbio de dupla embreagem, que equipou os primeiros modelos do Tiggo 5X, foi alvo de críticas devido a seu desempenho irregular, com relatos de trancos e barulhos em determinadas situações, especialmente em descidas. Muitos proprietários tiveram que lidar com revisões e trocas de peças, mas o problema persistiu em vários casos. Além disso, a demora no atendimento por parte das concessionárias gerou frustração entre os consumidores.

Outro ponto de atenção está na direção elétrica, que também gerou uma série de reclamações. Proprietários relataram estalos e ruídos durante o uso do sistema, com necessidade de troca da caixa de direção em diversas situações. A substituição dessa peça nem sempre solucionou o problema de maneira definitiva, e muitos consumidores continuam enfrentando dificuldades com o sistema de direção do Tiggo 5X.

Além do câmbio e da direção, outros problemas têm sido relatados por quem adquiriu o modelo. O superaquecimento do motor e o desgaste prematuro dos freios são queixas frequentes. O acabamento do volante, que descasca com o tempo, também foi apontado por diversos proprietários como um defeito.

Em 2020, o Tiggo 5X passou por sua primeira reestilização, com mudanças no design frontal e algumas melhorias nos equipamentos. A central multimídia foi atualizada para incluir compatibilidade com o sistema Android Auto, algo que não estava disponível nas versões anteriores. O modelo, no entanto, continuou a enfrentar os problemas mencionados pelos proprietários, sobretudo aqueles relacionados ao câmbio e à direção.

Já em 2022, uma nova atualização trouxe a versão Pro, com um visual mais moderno, novos faróis e grade tridimensional. O câmbio de dupla embreagem foi finalmente substituído por uma transmissão CVT com nove marchas simuladas, que já equipava outros modelos da marca. Mesmo assim, os problemas anteriores deixaram uma marca no histórico do modelo.

A introdução da versão híbrida, com um motor elétrico que auxilia o propulsor 1.5 turboflex, trouxe novas possibilidades ao Tiggo 5X, mas os desafios em termos de confiabilidade continuam a ser uma preocupação para muitos consumidores. O modelo híbrido, batizado de Tiggo 5X Pro Hybrid, entrega mais potência e torque, mas os relatos de problemas mecânicos e de atendimento persistem.

A Caoa Chery ainda não se pronunciou oficialmente sobre as reclamações dos proprietários do Tiggo 5X, mas o histórico de problemas tem afetado a reputação do modelo no mercado de SUVs compactos. A expectativa é que as versões mais recentes consigam superar os defeitos das primeiras linhas e ofereçam uma experiência de uso mais satisfatória.

Com preços que variam entre R$ 119.990 e R$ 147.990, o Tiggo 5X continua sendo uma opção atraente para quem busca um SUV compacto com bom nível de equipamentos e design moderno. No entanto, os potenciais compradores precisam estar atentos às questões relatadas, especialmente no que se refere à manutenção do câmbio e do sistema de direção.

Ainda que as versões mais recentes tenham trazido melhorias, os problemas das primeiras gerações deixaram uma impressão duradoura, e é importante que os interessados no Tiggo 5X considerem realizar uma revisão minuciosa antes de adquirir um modelo usado. Além disso, a manutenção preventiva e o acompanhamento constante das condições do veículo são essenciais para evitar surpresas desagradáveis.

Fonte: CaoaChery e AutoEsporte.