O Citroën C3 Feel 2025 chega com uma proposta clara: oferecer um hatch compacto que equilibre tecnologia e praticidade, sem exageros, mas com a eficiência que o público brasileiro busca. Ao focar em itens funcionais e evitar excessos, a marca francesa aposta em um veículo capaz de atender o motorista urbano, proporcionando um uso fácil e confortável, sem abrir mão de elementos tecnológicos essenciais.
A escolha de um motor 1.0 Firefly flex de três cilindros reflete essa abordagem pragmática. Com 75 cv usando etanol e 71 cv com gasolina, o C3 Feel 2025 entrega o suficiente para o trânsito das grandes cidades, sem forçar um desempenho excessivo. O torque de até 10,7 kgfm ajuda nas retomadas e acelerações dentro do esperado, sempre pensando em uma condução eficiente e econômica. Isso é complementado pela transmissão manual de cinco marchas, ideal para quem busca controle e simplicidade.
O ponto alto desse modelo está na forma como ele integra a tecnologia de forma prática. A central multimídia touchscreen de 10 polegadas, compatível com Apple CarPlay e Android Auto sem fio, deixa a experiência de dirigir mais conectada e intuitiva, sem complicações. O painel em azul metálico e o volante multifuncional com ajuste de altura oferecem melhorias simples, mas que fazem diferença no dia a dia. O espaço interno continua generoso, considerando o porte do carro, com um porta-malas de 315 litros, que cumpre bem o papel em viagens curtas e deslocamentos urbanos.
A grande vantagem do C3 Feel 2025, no entanto, é o seu consumo. Projetado para a realidade das ruas brasileiras, ele faz 9,3 km/l com etanol e 13 km/l com gasolina na cidade, com médias melhores em estradas, chegando a 10,5 km/l e 14,6 km/l, respectivamente. Esses números são atraentes para quem busca reduzir custos, especialmente com o combustível em alta.
O modelo possui um motor dianteiro, aspirado, com 3 cilindros em linha, e deslocamento de 999 cm³. A instalação é transversal, com injeção multiponto, oferecendo uma potência máxima de 75 cv a 6000 rpm com álcool e 71 cv com gasolina. O torque máximo chega a 10,7 kgfm com álcool e 10 kgfm com gasolina, ambos a 3250 rpm. O motor é equipado com comando de válvulas único no cabeçote, acionado por corrente, com tuchos hidráulicos e variação do comando de admissão e escape. A taxa de compressão é de 13,2:1, com diâmetro do cilindro de 70 mm e curso do pistão de 86,5 mm.
No desempenho, o carro atinge uma velocidade máxima de 160 km/h, com aceleração de 0 a 100 km/h em 14,1 segundos. A transmissão é manual de 5 marchas, com tração dianteira e embreagem monodisco a seco. A plataforma utilizada é a CMP, e o modelo se encaixa na categoria compacta.
O veículo oferece boa eficiência de combustível para um modelo flex. O consumo urbano com álcool é de 9,3 km/l e na estrada chega a 10,5 km/l. Quando abastecido com gasolina, o consumo melhora, alcançando 13 km/l em ambiente urbano e 14,6 km/l em rodovias. A autonomia é razoável, com 437 km urbanos e 494 km em rodovias, quando abastecido com álcool. Com gasolina, a autonomia atinge 611 km urbanos e 686 km em rodovias, considerando o tanque de combustível com capacidade de 47 litros.
O interior do modelo é projetado para até cinco ocupantes, oferecendo conforto e praticidade em um veículo de porte compacto. O porta-malas tem capacidade de 315 litros, suficiente para necessidades cotidianas e viagens curtas. A carga útil do veículo é de 410 kg.
O design interior é funcional, contando com ajustes manuais de altura no banco do motorista e ajustes elétricos nos retrovisores. Os bancos traseiros são rebatíveis, aumentando a versatilidade no uso do espaço de carga. A presença de ar-condicionado de uma zona e vidros elétricos nas quatro portas garantem um nível de conforto adequado para a categoria.
Em termos de dimensões, o carro tem 3981 mm de comprimento, 1733 mm de largura, 1586 mm de altura, e uma distância entre-eixos de 2540 mm. O peso total é de 1056 kg.
O modelo apresenta suspensão dianteira independente do tipo McPherson, com mola helicoidal, enquanto na traseira conta com eixo de torção também com mola helicoidal. Os freios são compostos por discos ventilados na dianteira e tambores na traseira. A direção é assistida eletricamente, com diâmetro de giro de 10,5 metros. Os pneus são 195/65 R15, tanto na dianteira quanto na traseira, e o estepe é 125/80 R15.
A altura mínima do solo é de 180 mm, com ângulo de entrada de 23 graus, ângulo de saída de 39 graus e ângulo central de 21 graus. Esses números proporcionam uma boa capacidade de lidar com irregularidades no asfalto e pequenas elevações em vias urbanas.
O preço de venda aproximado do veículo é de R$ 87.590. Esse valor posiciona o modelo de forma competitiva dentro do segmento de hatchbacks compactos, levando em consideração os itens de série e o nível de acabamento. A manutenção preventiva até 60.000 km fica em torno de R$ 3.248, valor compatível com a proposta do veículo no mercado nacional.
Fonte: Citroen, Stellantis e Garagem360.