Ficha técnica do Fiat Pulse Impetus 1.0 Turbo Hybrid 2025; preço e desempenho do novo SUV híbrido

O Fiat Pulse Impetus 2025 é um SUV compacto híbrido leve, que combina motor a combustão de 130 cv com assistência elétrica. Com tecnologias de segurança e eficiência de combustível, o modelo se destaca como uma opção nacional competitiva no segmento de híbridos leves.
Publicado por Alan Corrêa em Ficha técnica dia 7/11/2024

O Fiat Pulse Impetus 1.0 Turbo Hybrid 2025 chega ao mercado brasileiro como uma opção moderna e sustentável entre os compactos, trazendo um sistema de propulsão híbrido leve que combina eficiência e desempenho. Com um motor turbo de três cilindros e uma configuração que permite o uso de combustíveis flex (álcool e gasolina), o modelo oferece uma condução dinâmica ao mesmo tempo em que reduz as emissões e melhora o consumo de combustível, uma característica cada vez mais procurada no segmento de SUVs urbanos.

Pontos Principais:

  • Potência de 130 cv e torque de 20,4 kgfm.
  • Consumo de 14,4 km/l na estrada com gasolina.
  • Sistema híbrido leve com assistência elétrica de 4 cv.
  • Equipamentos de série: ABS, airbags frontais e laterais, controle de tração e estabilidade.

Desenvolvido sobre a plataforma MLA, o Pulse Impetus apresenta um design robusto e compacto, ideal para as cidades brasileiras. Com um comprimento de 4099 mm e um peso de 1237 kg, o modelo equilibra bem sua proposta estética com a praticidade no dia a dia. Equipado com recursos de conforto e segurança avançados, como frenagem automática de emergência, controle de tração e estabilidade e assistente de partida em rampa, o carro busca garantir uma experiência de direção completa e segura para os ocupantes. Além disso, os bancos de couro e o ar-condicionado automático reforçam o conforto, enquanto o sistema multimídia com GPS, Bluetooth e carregador de celular por indução oferece comodidade para quem está sempre conectado.

O modelo também se destaca no quesito consumo, especialmente com gasolina, alcançando até 14,4 km/l em rodovias. O motor híbrido leve, com apoio elétrico de 4 cv, auxilia em momentos de menor exigência, contribuindo para a economia de combustível sem comprometer a potência. Esta tecnologia híbrida leve, ainda que mais modesta que as híbridas convencionais, ajuda na sustentabilidade, proporcionando um custo-benefício atrativo. Com preço inicial de R$ 140.990 e manutenção otimizada, o Fiat Pulse Impetus 2025 se posiciona como uma opção acessível dentro do segmento híbrido, visando um público que busca eficiência, tecnologia e um design robusto em um carro nacional.

Desempenho, motor e potência

Motor dianteiro 1.0 turbo 3 cilindros com injeção direta, 130 cv (A) e 125 cv (G) a 5750 rpm. Torque de 20,4 kgfm a 1750 rpm e motor elétrico auxiliar com 4 cv e 1 kgfm de torque.
Motor dianteiro 1.0 turbo 3 cilindros com injeção direta, 130 cv (A) e 125 cv (G) a 5750 rpm. Torque de 20,4 kgfm a 1750 rpm e motor elétrico auxiliar com 4 cv e 1 kgfm de torque.

O veículo apresenta um desempenho robusto, impulsionado por um motor dianteiro 1.0 turbo de 3 cilindros com injeção direta de combustível. Este motor conta com um turbocompressor e é instalado transversalmente, maximizando o espaço no compartimento do motor. Com uma potência máxima de 130 cv (abastecido com álcool) e 125 cv (com gasolina) a 5750 rpm, o modelo é eficiente tanto em ambientes urbanos quanto em viagens. A unidade de força possui tuchos hidráulicos, comando de válvulas único no cabeçote, variação no comando de admissão, cilindrada unitária de 333 cm³, e quatro válvulas por cilindro, otimizando o desempenho e a economia.

Para garantir uma experiência de direção fluida, o modelo utiliza uma transmissão CVT de 7 marchas com código Aisin K313, com tração dianteira e acoplamento via conversor de torque, o que melhora a resposta em acelerações e o controle nas marchas. Ele é capaz de acelerar de 0 a 100 km/h em aproximadamente 9,4 segundos, atingindo uma velocidade máxima de 189 km/h, o que demonstra sua capacidade em oferecer boas respostas em situações de ultrapassagem ou estrada. A plataforma MLA traz ainda mais estabilidade, facilitando o controle em diferentes tipos de via.

Além do motor a combustão, o modelo vem equipado com um motor elétrico auxiliar de 4 cv e torque de 1 kgfm, o que otimiza a performance e melhora o consumo energético em situações de trânsito intenso. O motor elétrico é alimentado por uma bateria compacta de 0,123 kWh.

Consumo e autonomia

Consumo urbano de 9,3 km/l (A) e 13,4 km/l (G). Autonomia de até 603 km (G) em cidade e 648 km (G) em rodovias, ideal para longas viagens com economia.
Consumo urbano de 9,3 km/l (A) e 13,4 km/l (G). Autonomia de até 603 km (G) em cidade e 648 km (G) em rodovias, ideal para longas viagens com economia.

O consumo do modelo é pensado para oferecer autonomia e economia. No ambiente urbano, ele alcança uma média de 9,3 km/l com álcool e 13,4 km/l com gasolina, ideal para percursos mais curtos e rotinas diárias. Em trajetos rodoviários, o consumo melhora, atingindo 10,2 km/l com álcool e 14,4 km/l com gasolina, o que permite um uso econômico em viagens longas. Com uma autonomia urbana estimada de 419 km (álcool) e 603 km (gasolina), o motorista pode fazer longos trajetos sem necessidade constante de abastecimento. Já na rodovia, o modelo alcança uma autonomia de 459 km com álcool e 648 km com gasolina, garantindo economia para o bolso e uma experiência contínua de viagem.

Interior

Transmissão CVT de 7 marchas com tração dianteira. Câmbio com acoplamento via conversor de torque e direção elétrica para maior facilidade de condução.
Transmissão CVT de 7 marchas com tração dianteira. Câmbio com acoplamento via conversor de torque e direção elétrica para maior facilidade de condução.

O interior do veículo foi projetado para acomodar até cinco ocupantes com conforto, sendo ideal para famílias ou grupos. O espaço interno é otimizado pela disposição inteligente dos bancos, que possuem revestimento em couro e ajustes de altura para o motorista, além de um banco traseiro bipartido e rebatível para ampliar a capacidade de carga quando necessário.

Porta-malas de 370 litros, com carga útil de 400 kg, ideal para viagens ou transporte urbano. Banco traseiro bipartido permite mais espaço para itens maiores quando necessário.
Porta-malas de 370 litros, com carga útil de 400 kg, ideal para viagens ou transporte urbano. Banco traseiro bipartido permite mais espaço para itens maiores quando necessário.

A carga útil do modelo é de 400 kg, e o porta-malas possui uma capacidade de 370 litros, permitindo transportar bagagens e itens adicionais.

Medidas

Com 4099 mm de comprimento, 1776 mm de largura e 1552 mm de altura. Suspensão dianteira McPherson, freios a disco ventilado na frente e pneus 205/50 R17, que garantem segurança.
Com 4099 mm de comprimento, 1776 mm de largura e 1552 mm de altura. Suspensão dianteira McPherson, freios a disco ventilado na frente e pneus 205/50 R17, que garantem segurança.

Em termos de suspensão, o modelo utiliza uma configuração independente tipo McPherson na dianteira e eixo de torção na traseira, ambos com molas helicoidais como elementos elásticos, garantindo estabilidade e conforto na condução. Com um peso total de 1237 kg, o veículo se mostra leve e ágil, ideal para o uso urbano e para enfrentar o trânsito. Suas medidas gerais incluem um comprimento de 4099 mm, largura de 1776 mm, distância entre-eixos de 2532 mm e altura de 1552 mm, proporcionando uma posição elevada de direção e um amplo campo de visão.

A configuração dos freios é composta por discos ventilados na dianteira e freios a tambor na traseira, entregando uma frenagem eficiente e segura. A direção possui assistência elétrica e um diâmetro de giro de 10,5 metros, o que facilita as manobras em espaços mais apertados e estacionamentos. O modelo é equipado com pneus 205/50 R17 na dianteira e traseira, enquanto o estepe é de tamanho 125/80 R16.

Preço aproximado

O valor estimado de mercado deste modelo é de aproximadamente R$ 140.990, considerando os avanços em segurança, tecnologia e consumo que ele proporciona.

Ficha Técnica do Fiat Pulse Impetus 1.0 Turbo Hybrid 2025

Suspensão dianteira independente tipo McPherson e traseira com eixo de torção. Freios a disco ventilado na dianteira e tambor na traseira. Pneus 205/50 R17.
Suspensão dianteira independente tipo McPherson e traseira com eixo de torção. Freios a disco ventilado na dianteira e tambor na traseira. Pneus 205/50 R17.

Geral

  • Propulsão: Híbrido leve
  • Combustível: Flex (álcool/gasolina)
  • Procedência: Nacional
  • Configuração: Hatchback
  • Porte: Compacto
  • Lugares: 5
  • Portas: 4
  • Plataforma: MLA

Motor

  • Instalação: Dianteiro
  • Aspiração: Turbocompressor
  • Disposição: Transversal
  • Alimentação: Injeção direta
  • Cilindros: 3 em linha
  • Comando de válvulas: Único no cabeçote
  • Tuchos: Hidráulicos
  • Variação do comando: Admissão
  • Cilindrada unitária: 333 cm³
  • Acionamento do comando: Corrente
  • Válvulas por cilindro: 4
  • Diâmetro do cilindro: 70 mm
  • Razão de compressão: 10,5:1
  • Curso do pistão: 86,5 mm
  • Deslocamento: 999 cm³
  • Potência máxima: 130 cv (A) / 125 cv (G) a 5750 rpm
  • Código do motor: T200
  • Torque máximo: 20,4 kgfm (A) / 20,4 kgfm (G) a 1750 rpm
  • Peso/potência: 9,52 kg/cv
  • Torque específico: 20,4 kgfm/litro
  • Peso/torque: 60,6 kg/kgfm
  • Potência específica: 130,1 cv/litro
  • Rotação máxima: 6500 rpm
  • Viscosidade do óleo: 0W-30

Motor Elétrico

  • Potência: 4 cv (dianteiro)
  • Torque: 1 kgfm (dianteiro)
  • Capacidade da bateria: 0,123 kWh

Transmissão

  • Tração: Dianteira
  • Câmbio: CVT de 7 marchas
  • Código do câmbio: Aisin K313
  • Acoplamento: Conversor de torque

Suspensão

  • Dianteira: Independente, McPherson
  • Elemento elástico dianteiro: Mola helicoidal
  • Traseira: Eixo de torção
  • Elemento elástico traseiro: Mola helicoidal

Freios

  • Dianteiros: Disco ventilado
  • Traseiros: Tambor

Direção

  • Assistência: Elétrica
  • Diâmetro de giro: 10,5 m

Pneus

  • Dianteiros: 205/50 R17
  • Altura do flanco dianteiro: 103 mm
  • Traseiros: 205/50 R17
  • Altura do flanco traseiro: 103 mm
  • Estepe: 125/80 R16

Dimensões

  • Comprimento: 4099 mm
  • Largura: 1776 mm
  • Distância entre-eixos: 2532 mm
  • Altura: 1552 mm
  • Bitola dianteira: 1490 mm
  • Bitola traseira: 1510 mm
  • Porta-malas: 370 litros
  • Tanque de combustível: 45 litros
  • Peso: 1237 kg
  • Carga útil: 400 kg
  • Reboque sem freio: 400 kg
  • Ângulo de entrada: 20,6 graus
  • Ângulo de saída: 31,3 graus
  • Ângulo central: 21,3 graus
  • Travessia de água: 400 mm
  • Altura mínima do solo: 195 mm

Desempenho

  • Velocidade máxima: 189 km/h
  • Aceleração 0-100 km/h: 9,4 s

Consumo

  • Urbano: 9,3 km/l (A) / 13,4 km/l (G)
  • Rodoviário: 10,2 km/l (A) / 14,4 km/l (G)

Autonomia

  • Urbana: 419 km (A) / 603 km (G)
  • Rodoviária: 459 km (A) / 648 km (G)

Equipamentos do Fiat Pulse Impetus 1.0 Turbo Hybrid 2025

Equipamentos incluem airbags frontais e laterais, controle de estabilidade e tração, câmera traseira, sensores de estacionamento, ar-condicionado, GPS e carregador por indução.
Equipamentos incluem airbags frontais e laterais, controle de estabilidade e tração, câmera traseira, sensores de estacionamento, ar-condicionado, GPS e carregador por indução.

Segurança

  • Freios ABS
  • Airbags frontais
  • Airbags laterais
  • Alarme antifurto perimétrico
  • Câmera traseira para manobras
  • Cintos de três pontos para todos os ocupantes
  • Encosto de cabeça para todos os ocupantes
  • Controle de estabilidade
  • Controle de tração
  • Faróis de LED
  • Faróis com refletores duplos
  • Faróis de neblina
  • Limpador e lavador do vidro traseiro
  • Repetidores laterais das luzes de direção
  • Travamento central das portas
  • Luz de condução diurna
  • Desembaçador do vidro traseiro
  • ISOFIX para fixação de cadeira infantil
  • Alerta de colisão frontal
  • Monitoramento de pressão dos pneus
  • Assistente de partida em rampa
  • Sensores de estacionamento dianteiro
  • Sensores de estacionamento traseiro
  • Assistente de farol alto
  • Alerta de mudança de faixa
  • Assistente de permanência em faixa
  • Frenagem automática de emergência
  • Chamada de assistência de emergência (opcional)
  • Assistência na recuperação veicular (opcional)
  • Vetorização de torque

Conforto

  • Ar-condicionado
  • Ar-condicionado automático
  • Zonas de ar-condicionado: 1
  • Ar quente
  • Direção assistida
  • Banco do motorista com ajuste de altura
  • Apoio de braço para o motorista
  • Câmbio automático
  • Ajuste do volante em altura
  • Ajuste do volante em profundidade
  • Cintos de segurança com ajuste de altura
  • Bancos revestidos em couro
  • Controle automático de velocidade
  • Limitador de velocidade
  • Controle elétrico dos vidros dianteiros
  • Controle elétrico dos vidros traseiros
  • Faróis com acendimento automático
  • Limpador de para-brisa automático
  • Ajuste elétrico dos retrovisores
  • Retrovisores rebatíveis eletricamente
  • Retrovisor interno fotocrômico
  • Rodas de liga leve
  • Troca de marchas no volante
  • Banco traseiro bipartido
  • Banco traseiro rebatível
  • Destravamento interno/remoto do porta-malas
  • Luz no porta-malas
  • Luz no porta-luvas
  • Luz de teto traseira
  • Comando interno da tampa de abastecimento
  • Chave presencial
  • Sistema start-stop
  • Recuperação de energia cinética
  • Acionamento remoto do motor
  • Alças de segurança no teto

Entretenimento

  • Rádio
  • Conexão USB
  • Conexão Bluetooth
  • Navegador GPS
  • Volante multifuncional
  • Computador de bordo
  • Conta-giros
  • Termômetro do líquido de arrefecimento
  • Indicador de temperatura externa
  • Espelhamento da tela do celular
  • Carregador de celular por indução
  • Informação de trânsito em tempo real (opcional)
  • Roteador Wi-Fi (opcional)
  • Comandos ao veículo através de aplicativo (opcional)
  • Informações do veículo através de aplicativo (opcional)

Fonte: Stellantis, G1 e iG.