O Fiat Pulse retorna com novidades e a volta da versão Drive T200, trazendo uma série de atualizações em seu design, equipamentos e funcionalidades. A edição comemorativa reforça a aposta da marca em tecnologia e exclusividade, destacando-se como um SUV compacto que reflete os valores centrais da Fiat.
Pontos Principais:
O Fiat Pulse Tributo 125 1.0 Turbo 2025 destaca-se por sua motorização 1.0 turbo, entregando uma potência de 130 cv a 5750 rpm, com torque máximo de 20,4 kgfm a 1700 rpm. A configuração permite uma aceleração de 0 a 100 km/h em 9,4 segundos e uma velocidade máxima de 189 km/h. O hatchback utiliza um câmbio CVT de 7 marchas e tração dianteira, oferecendo uma experiência de condução eficiente e prática para o uso diário.
A volta da versão Drive T200 amplia as opções disponíveis no Pulse, consolidando a estratégia da Fiat de oferecer uma linha diversificada e que atenda a diferentes perfis de consumidores. O SUV compacto, que já conta com um design moderno, se destaca ainda mais com as atualizações presentes nesta versão.
Entre os principais itens de série do Pulse Drive T200, estão os bancos e volante revestidos em couro, agregando maior funcionalidade ao interior. Além disso, o sistema Keyless permite uma experiência prática para os motoristas, facilitando o acesso e a partida do veículo sem a necessidade de chaves convencionais. A inclusão da câmera de ré e os faróis de neblina aumentam a segurança e a visibilidade durante a condução.
Outro ponto de destaque é o visual, com rodas escurecidas de liga leve de 17 polegadas, reforçando a proposta de um design mais sofisticado. A versão comemorativa também se diferencia pela opção de pintura bicolor, disponível em versões perolizadas ou metalizadas, tornando o Pulse visualmente impactante e destacando-se na sua categoria.
O desempenho deste veículo é um dos seus pontos fortes, oferecendo uma aceleração de 0 a 100 km/h em 9,4 segundos, o que o coloca entre os modelos com boa resposta para o uso urbano e rodoviário. O motor dianteiro é turbocompressor, com três cilindros em linha e uma alimentação por injeção direta de combustível, gerando uma potência máxima de 130 cv quando abastecido com álcool e 125 cv com gasolina, ambos a 5750 rpm. O torque é de 20,4 kgfm a 1700 rpm para ambos os combustíveis.
A plataforma utilizada é a MLA, com tração dianteira que distribui a potência de forma eficiente, proporcionando uma condução estável e segura. O câmbio CVT de 7 marchas, acoplado a um conversor de torque, garante trocas suaves e contribui para a economia de combustível. O conjunto mecânico foi projetado para entregar uma combinação de performance, eficiência e conforto ao motorista.
O consumo de combustível varia de acordo com o tipo de combustível utilizado. No ciclo urbano, o veículo apresenta um consumo de 8,4 km/l quando abastecido com álcool e 12,1 km/l com gasolina. Já em rodovias, o consumo é de 10,2 km/l com álcool e 14,4 km/l com gasolina, resultando em uma economia significativa em trechos longos.
A autonomia do veículo reflete diretamente esses índices de consumo, alcançando 395 km no ciclo urbano com álcool e 569 km com gasolina. Já no ciclo rodoviário, a autonomia sobe para 479 km com álcool e impressionantes 677 km com gasolina, garantindo longos trechos sem necessidade de abastecimento, especialmente em viagens.
O interior deste veículo foi pensado para maximizar o conforto e a praticidade dos ocupantes. Com capacidade para cinco pessoas, o espaço interno é suficiente para acomodar todos com conforto. Os bancos são revestidos em couro, proporcionando uma sensação de sofisticação e comodidade. O banco do motorista oferece ajuste de altura, permitindo uma posição de condução ergonômica, enquanto o banco traseiro é rebatível, aumentando a flexibilidade do uso do espaço interno.
O porta-malas tem capacidade de 370 litros, o que é adequado para o transporte de bagagens e compras no dia a dia. Adicionalmente, o veículo conta com vários compartimentos para armazenamento de itens pequenos, tornando o ambiente ainda mais funcional.
O modelo possui 4099 mm de comprimento, 1774 mm de largura e 1577 mm de altura. A distância entre-eixos é de 2532 mm, garantindo uma boa estabilidade e conforto para os ocupantes. A bitola dianteira mede 1490 mm e a traseira 1510 mm, o que contribui para uma distribuição equilibrada do peso e melhor dirigibilidade.
A suspensão dianteira é independente, do tipo McPherson, com mola helicoidal, enquanto a traseira utiliza um eixo de torção, também com mola helicoidal. Esse sistema de suspensão foi projetado para oferecer um equilíbrio entre conforto e estabilidade, absorvendo bem as irregularidades das vias.
Os freios são discos ventilados na dianteira e tambores na traseira, garantindo uma frenagem eficiente em diversas condições. A direção é assistida eletricamente, com um diâmetro de giro de 10,5 metros, facilitando manobras em espaços reduzidos, como estacionamentos e ruas estreitas.
Os pneus dianteiros e traseiros têm a medida 205/50 R17, proporcionando uma boa aderência em diferentes tipos de solo. O estepe, por sua vez, é 125/80 R16.
O preço estimado do modelo é de R$ 128.990, valor que inclui uma extensa lista de itens de série e equipamentos de segurança, como controle de estabilidade, controle de tração, freios ABS, airbags frontais e laterais, assistente de partida em rampas, sensores de estacionamento traseiro e monitoramento da pressão dos pneus.
Para celebrar seus 125 anos de história, a Fiat lançou a série especial Tributo 125, reunindo seus principais modelos com toques de exclusividade. Argo, Pulse, Fastback, Strada e Toro foram os escolhidos para integrar essa edição comemorativa, cada um com características únicas que ressaltam a importância desse marco para a marca. As mudanças vão desde cores especiais, como o branco Alaska perolizado, até acabamentos internos diferenciados, que combinam sofisticação com a tradição italiana.
Cada modelo da série Tributo 125 reflete a filosofia de inovação da Fiat, mantendo a tecnologia e o design como pontos centrais. No Argo, por exemplo, o destaque vai para os bancos de couro, volante também revestido em couro e a inclusão de itens de conveniência, como o sistema Keyless e ar-condicionado digital. Já no Pulse e no Fastback, a aposta é na combinação de funcionalidades premium, como câmera de ré, central multimídia e rodas escurecidas, mantendo um visual moderno e imponente.
A Strada e a Toro, líderes de venda no Brasil, também receberam atenção especial na série Tributo 125. A Strada vem equipada com comandos borboleta no volante e acabamento interno escurecido, enquanto a Toro destaca seu sistema ADAS, de assistência avançada ao condutor. Ambas oferecem, além dos recursos tecnológicos, uma experiência visual única com detalhes exclusivos dessa edição comemorativa, reafirmando o compromisso da Fiat em oferecer sempre inovação aos seus clientes.
Durante esses 125 anos, a Fiat não apenas expandiu sua presença na Itália, mas também se tornou uma força global, com fábricas e operações em diversos continentes. No Brasil, a marca fincou raízes sólidas desde a inauguração de sua fábrica em Betim, Minas Gerais, em 1976. A partir daí, o mercado brasileiro se tornou um dos principais da marca, ajudando a Fiat a se tornar líder de vendas no país.
Além de produzir veículos acessíveis e inovadores, a Fiat sempre manteve seu compromisso com a evolução tecnológica e com o design, características que moldaram sua identidade. A celebração de 125 anos é um marco que reflete a capacidade da marca de se reinventar, sem perder sua essência, mantendo-se relevante em um setor em constante transformação.
Fonte: Stellantis.