Ficha técnica do Fiat Uno Mille Economy Way 2012: O Aventureiro Urbano Que Resiste ao Tempo; confira preço

O Fiat Uno Mille Economy Way 2012 é ideal para quem busca um carro econômico, de manutenção barata e uso urbano ou em terrenos irregulares. Apesar de robusto, verifique suspensão, embreagem e sinais de ferrugem. Pontos positivos incluem consumo eficiente e peças acessíveis; negativos, conforto simples e pouca tecnologia.
Publicado por Alan Corrêa em Usados dia 17/12/2024

O Fiat Uno Mille Economy Way 1.0, lançado em 2012, permanece como um símbolo da simplicidade e eficiência na indústria automobilística brasileira. Com um design utilitário e traços aventureiros, o compacto resistiu ao tempo e às estradas, conquistando consumidores em busca de economia, resistência e baixos custos de manutenção.

Pontos Principais:

  • Motor 1.0 Fire Flex com 75 cv no etanol e 73 cv na gasolina.
  • Consumo médio de 12 a 13 km/l com gasolina em ciclo urbano.
  • Design com suspensão elevada e molduras plásticas.
  • Baixo custo de manutenção e peças amplamente disponíveis.

Sob o capô, o modelo abriga o motor 1.0 Fire Flex, uma mecânica confiável que entrega 75 cavalos com etanol e 73 com gasolina. Não se trata de um carro de grandes velocidades ou emoções ao volante, mas a proposta do Uno Mille sempre foi outra: consumo eficiente e robustez mecânica. Em condições normais, os números de consumo ficam na casa dos 12 a 13 km/l com gasolina em ciclo urbano, características que consolidaram sua reputação entre taxistas, frotistas e motoristas do dia a dia.

O modelo Way, por sua vez, apresenta diferenciais estéticos que evocam o espírito aventureiro. Suspensão elevada, molduras plásticas nos para-lamas e para-choques reforçados conferem um ar robusto ao veículo, enquanto detalhes como as calotas exclusivas e os faróis auxiliares completam o visual. Por dentro, porém, a história é outra: o acabamento é simples e funcional, com painel enxuto e materiais de custo acessível. O porta-malas de 290 litros atende a um público que valoriza a praticidade em um veículo compacto.

O Fiat Uno Mille Economy Way 2012 é um carro compacto econômico com motor 1.0 Fire Flex. Seu design robusto, com suspensão elevada, é ideal para uso urbano e em terrenos irregulares.
O Fiat Uno Mille Economy Way 2012 é um carro compacto econômico com motor 1.0 Fire Flex. Seu design robusto, com suspensão elevada, é ideal para uso urbano e em terrenos irregulares.

Se a durabilidade é uma marca registrada, não se pode ignorar os pontos frágeis do modelo. Em unidades usadas, é comum observar desgaste na embreagem e suspensão, especialmente naquelas que encararam terrenos irregulares com frequência. Além disso, o isolamento acústico limitado e a falta de itens de conforto mais avançados, como vidros elétricos ou direção hidráulica de série, evidenciam as limitações do projeto.

Mesmo com suas simplicidades, o Uno Mille Economy Way carrega um mérito raro: é um carro que não abandona o motorista. Sua mecânica resistente, aliada a peças baratas e de fácil reposição, fez dele uma escolha frequente nas ruas brasileiras, uma alternativa pragmática frente a modelos mais sofisticados, porém mais custosos.

No cenário atual, comprar um Uno Mille Way usado exige atenção. Antes de fechar o negócio, recomenda-se uma vistoria detalhada, verificando itens como suspensão, sistema de arrefecimento e pontos de ferrugem, especialmente em regiões úmidas. A depender do cuidado do antigo proprietário, o Uno pode se apresentar como uma excelente aquisição, capaz de atender às demandas cotidianas sem sustos ou gastos excessivos.

Em um mercado cada vez mais dominado por carros tecnológicos e complexos, o Uno Mille Economy Way 2012 permanece como um testemunho de uma era em que menos era mais. Compacto, funcional e resiliente, ele não apenas marcou gerações, mas continua sendo um símbolo de praticidade e resistência para aqueles que entendem que, às vezes, a grande aventura está nos pequenos detalhes.

Desempenho, motor e potência

Motor dianteiro com aspiração natural, deslocamento de 999 cm³, entrega potência de 66 cv (álcool) e 65 cv (gasolina) a 6.000 rpm, com torque máximo de 9,2 kgfm a 2.500 rpm.
Motor dianteiro com aspiração natural, deslocamento de 999 cm³, entrega potência de 66 cv (álcool) e 65 cv (gasolina) a 6.000 rpm, com torque máximo de 9,2 kgfm a 2.500 rpm.

O modelo apresenta um desempenho adequado para a categoria, contando com um motor dianteiro de aspiração natural. A instalação do motor é transversal e a alimentação ocorre por meio de injeção multiponto. O veículo é equipado com quatro cilindros em linha e comando de válvulas único no cabeçote, com acionamento por correia dentada e tuchos mecânicos.

Com uma cilindrada total de 999 cm³ e cilindrada unitária de 250 cm³, a potência máxima chega a 66 cv com álcool e 65 cv com gasolina, ambos a 6.000 rpm. O torque máximo é de 9,2 kgfm com álcool e 9,1 kgfm com gasolina, disponível a 2.500 rpm. A razão de compressão é de 11,65:1, o diâmetro do cilindro é de 70 mm e o curso do pistão é de 64,9 mm.

O veículo possui tração dianteira e transmissão manual de 5 marchas, identificada pelo código C513. O acoplamento ocorre por meio de embreagem monodisco a seco. O desempenho é complementado com uma aceleração de 0 a 100 km/h em 14,7 segundos e velocidade máxima de 153 km/h.

Consumo e autonomia

Consumo urbano de 8,4 km/l com álcool e 12,1 km/l com gasolina. No rodoviário, atinge 9,5 km/l (álcool) e 13,6 km/l (gasolina), oferecendo boa eficiência em viagens.
Consumo urbano de 8,4 km/l com álcool e 12,1 km/l com gasolina. No rodoviário, atinge 9,5 km/l (álcool) e 13,6 km/l (gasolina), oferecendo boa eficiência em viagens.

O consumo urbano é de 8,4 km/l com álcool e 12,1 km/l com gasolina, enquanto no rodoviário apresenta um rendimento de 9,5 km/l com álcool e 13,6 km/l com gasolina.

Com um tanque de combustível de 50 litros, a autonomia urbana é de 420 km com álcool e 605 km com gasolina. Já no ciclo rodoviário, os números sobem para 475 km com álcool e 680 km com gasolina, oferecendo boa performance em viagens de longa distância.

Interior

Transmissão manual de 5 marchas com embreagem monodisco a seco, direção não assistida e tração dianteira, garantindo simplicidade e robustez na condução do veículo.
Transmissão manual de 5 marchas com embreagem monodisco a seco, direção não assistida e tração dianteira, garantindo simplicidade e robustez na condução do veículo.

O interior oferece espaço compacto, adequado para 5 ocupantes, com configuração de banco traseiro rebatível para otimização do espaço de carga. O porta-malas tem capacidade de 290 litros, permitindo armazenamento de bagagens em trajetos urbanos e rodoviários.

No quesito conforto, o modelo inclui ar-condicionado de série com uma zona de climatização, além de ar quente como opcional. Outros equipamentos opcionais incluem direção assistida, controle elétrico dos vidros dianteiros e rodas de liga leve.

Interior compacto com espaço para 5 ocupantes. Porta-malas de 290 litros. Carga útil de 400 kg. Dimensões de 3.693 mm de comprimento, 1.548 mm de largura e 2.361 mm de entre-eixos.
Interior compacto com espaço para 5 ocupantes. Porta-malas de 290 litros. Carga útil de 400 kg. Dimensões de 3.693 mm de comprimento, 1.548 mm de largura e 2.361 mm de entre-eixos.

No aspecto de entretenimento, as opções incluem rádio e CD player. O veículo também conta com um termômetro do líquido de arrefecimento como item de série.

Medidas

Medidas do Fiat Uno Mille Economy 2012: 1.489 mm de altura, bitolas dianteira de 1.337 mm e traseira de 1.357 mm. Altura mínima do solo de 190 mm e peso total de 840 kg.
Medidas do Fiat Uno Mille Economy 2012: 1.489 mm de altura, bitolas dianteira de 1.337 mm e traseira de 1.357 mm. Altura mínima do solo de 190 mm e peso total de 840 kg.

A suspensão dianteira é independente do tipo McPherson, com molas helicoidais como elemento elástico. A suspensão traseira também é independente, mas utiliza feixe de molas semielípticas.

O sistema de freios possui discos sólidos na dianteira e tambores na traseira. A direção não é assistida e apresenta um diâmetro de giro de 10 metros.

Os pneus possuem medidas 175/70 R13, com altura do flanco de 123 mm. O estepe acompanha as mesmas dimensões dos pneus principais.

As dimensões incluem um comprimento total de 3.693 mm, largura de 1.548 mm, altura de 1.489 mm e distância entre-eixos de 2.361 mm. As bitolas dianteira e traseira são de 1.337 mm e 1.357 mm, respectivamente.

O peso do veículo é de 840 kg, oferecendo uma relação peso/potência de 12,73 kg/cv e peso/torque de 91,3 kg/kgfm. A altura mínima do solo é de 190 mm, o que permite bom desempenho em vias irregulares. A capacidade de carga útil é de 400 kg.

Preços Aproximados do Fiat Uno Mille 2012

  • Fiat Uno Mille 1.0 Fire/ F.Flex/ Economy 2p 2012 – Preço aproximado: R$ 22 mil
  • Fiat Uno Mille Way Economy 1.0 F.Flex 2p 2012 – Preço aproximado: R$ 23 mil
  • Fiat Uno Mille Celeb. Way Econ. 1.0 F.Flex 2p 2012 – Preço aproximado: R$ 23 mil
  • Fiat Uno Mille Celeb/Celeb.Econ 1.0 F.Flex 2p 2012 – Preço aproximado: R$ 24 mil
  • Fiat Uno Mille 1.0 Fire/ F.Flex/ Economy 4p 2012 – Preço aproximado: R$ 25 mil
  • Fiat Uno Mille Way Economy 1.0 F.Flex 4p 2012 – Preço aproximado: R$ 27 mil
  • Fiat Uno Mille Celeb. Way Econ. 1.0 F.Flex 4p 2012 – Preço aproximado: R$ 27 mil
  • Fiat Uno Mille Celeb/Celeb.Econ 1.0 F.Flex 4p 2012 – Preço aproximado: R$ 28 mil

Ficha Técnica do Fiat Uno Mille Economy Way 1.0 2012

Suspensão dianteira independente McPherson com molas helicoidais. Suspensão traseira independente com feixe de molas. Freios a disco sólidos na frente e tambores na traseira. Pneus 175/70 R13.
Suspensão dianteira independente McPherson com molas helicoidais. Suspensão traseira independente com feixe de molas. Freios a disco sólidos na frente e tambores na traseira. Pneus 175/70 R13.

Geral

  • Ano: 2012
  • Propulsão: Combustão
  • Combustível: Flex (álcool/gasolina)
  • Procedência: Nacional
  • Configuração: Hatchback
  • Porte: Compacto
  • Lugares: 5
  • Portas: 4
  • Geração: 1

Motor

  • Instalação: Dianteiro
  • Aspiração: Natural
  • Disposição: Transversal
  • Alimentação: Injeção multiponto
  • Cilindros: 4 em linha
  • Comando de válvulas: Único no cabeçote
  • Tuchos: Mecânicos
  • Cilindrada unitária: 250 cm³
  • Acionamento comando: Correia dentada
  • Válvulas por cilindro: 2
  • Diâmetro do cilindro: 70 mm
  • Razão de compressão: 11,65:1
  • Curso do pistão: 64,9 mm
  • Deslocamento: 999 cm³
  • Potência máxima: 66 cv (A) / 65 cv (G) a 6000 rpm
  • Código do motor: Fire
  • Torque máximo: 9,2 kgfm (A) / 9,1 kgfm (G) a 2500 rpm
  • Peso/potência: 12,73 kg/cv
  • Torque específico: 9,2 kgfm/litro
  • Peso/torque: 91,3 kg/kgfm
  • Potência específica: 66,1 cv/litro

Transmissão

  • Tração: Dianteira
  • Câmbio: Manual de 5 marchas
  • Código do câmbio: C513
  • Acoplamento: Embreagem monodisco a seco

Suspensão

  • Dianteira: Independente, McPherson
  • Elemento elástico dianteiro: Mola helicoidal
  • Traseira: Independente, McPherson
  • Elemento elástico traseiro: Feixe de molas semielípticas

Freios

  • Dianteiros: Disco sólido
  • Traseiros: Tambor

Direção

  • Assistência: Não assistida
  • Diâmetro de giro: 10 m

Pneus

  • Dianteiros: 175/70 R13
  • Altura do flanco dianteiro: 123 mm
  • Traseiros: 175/70 R13
  • Altura do flanco traseiro: 123 mm
  • Estepe: 175/70 R13

Dimensões

  • Comprimento: 3693 mm
  • Largura: 1548 mm
  • Distância entre-eixos: 2361 mm
  • Altura: 1489 mm
  • Bitola dianteira: 1337 mm
  • Bitola traseira: 1357 mm
  • Porta-malas: 290 litros
  • Tanque de combustível: 50 litros
  • Peso: 840 kg
  • Carga útil: 400 kg
  • Altura mínima do solo: 190 mm

Desempenho

  • Velocidade máxima: 153 km/h
  • Aceleração 0-100 km/h: 14,7 s

Consumo

  • Urbano: 8,4 km/l (A) / 12,1 km/l (G)
  • Rodoviário: 9,5 km/l (A) / 13,6 km/l (G)

Autonomia

  • Urbana: 420 km (A) / 605 km (G)
  • Rodoviária: 475 km (A) / 680 km (G)

Equipamentos do Fiat Uno Mille Economy Way 1.0 2012

Equipamentos incluem limpador, lavador e desembaçador do vidro traseiro. Conforto com ar-condicionado opcional, vidros elétricos, ar quente e bancos traseiros rebatíveis.
Equipamentos incluem limpador, lavador e desembaçador do vidro traseiro. Conforto com ar-condicionado opcional, vidros elétricos, ar quente e bancos traseiros rebatíveis.

Segurança

  • Limpador e lavador do vidro traseiro (opcional)
  • Travamento central das portas (opcional)
  • Desembaçador do vidro traseiro (opcional)

Conforto

  • Ar-condicionado (opcional)
  • Zonas de ar-condicionado: 1
  • Ar quente (opcional)
  • Direção assistida (opcional)
  • Controle elétrico dos vidros dianteiros (opcional)
  • Rodas de liga leve (opcional)
  • Banco traseiro rebatível

Entretenimento

  • Rádio (opcional)
  • CD player (opcional)
  • Termômetro do líquido de arrefecimento

Fonte: Webmotors, iCarros e AutoPapo.