O Fiat Uno Mille Economy Way 1.0, lançado em 2012, permanece como um símbolo da simplicidade e eficiência na indústria automobilística brasileira. Com um design utilitário e traços aventureiros, o compacto resistiu ao tempo e às estradas, conquistando consumidores em busca de economia, resistência e baixos custos de manutenção.
Pontos Principais:
Sob o capô, o modelo abriga o motor 1.0 Fire Flex, uma mecânica confiável que entrega 75 cavalos com etanol e 73 com gasolina. Não se trata de um carro de grandes velocidades ou emoções ao volante, mas a proposta do Uno Mille sempre foi outra: consumo eficiente e robustez mecânica. Em condições normais, os números de consumo ficam na casa dos 12 a 13 km/l com gasolina em ciclo urbano, características que consolidaram sua reputação entre taxistas, frotistas e motoristas do dia a dia.
O modelo Way, por sua vez, apresenta diferenciais estéticos que evocam o espírito aventureiro. Suspensão elevada, molduras plásticas nos para-lamas e para-choques reforçados conferem um ar robusto ao veículo, enquanto detalhes como as calotas exclusivas e os faróis auxiliares completam o visual. Por dentro, porém, a história é outra: o acabamento é simples e funcional, com painel enxuto e materiais de custo acessível. O porta-malas de 290 litros atende a um público que valoriza a praticidade em um veículo compacto.
Se a durabilidade é uma marca registrada, não se pode ignorar os pontos frágeis do modelo. Em unidades usadas, é comum observar desgaste na embreagem e suspensão, especialmente naquelas que encararam terrenos irregulares com frequência. Além disso, o isolamento acústico limitado e a falta de itens de conforto mais avançados, como vidros elétricos ou direção hidráulica de série, evidenciam as limitações do projeto.
Mesmo com suas simplicidades, o Uno Mille Economy Way carrega um mérito raro: é um carro que não abandona o motorista. Sua mecânica resistente, aliada a peças baratas e de fácil reposição, fez dele uma escolha frequente nas ruas brasileiras, uma alternativa pragmática frente a modelos mais sofisticados, porém mais custosos.
No cenário atual, comprar um Uno Mille Way usado exige atenção. Antes de fechar o negócio, recomenda-se uma vistoria detalhada, verificando itens como suspensão, sistema de arrefecimento e pontos de ferrugem, especialmente em regiões úmidas. A depender do cuidado do antigo proprietário, o Uno pode se apresentar como uma excelente aquisição, capaz de atender às demandas cotidianas sem sustos ou gastos excessivos.
Em um mercado cada vez mais dominado por carros tecnológicos e complexos, o Uno Mille Economy Way 2012 permanece como um testemunho de uma era em que menos era mais. Compacto, funcional e resiliente, ele não apenas marcou gerações, mas continua sendo um símbolo de praticidade e resistência para aqueles que entendem que, às vezes, a grande aventura está nos pequenos detalhes.
O modelo apresenta um desempenho adequado para a categoria, contando com um motor dianteiro de aspiração natural. A instalação do motor é transversal e a alimentação ocorre por meio de injeção multiponto. O veículo é equipado com quatro cilindros em linha e comando de válvulas único no cabeçote, com acionamento por correia dentada e tuchos mecânicos.
Com uma cilindrada total de 999 cm³ e cilindrada unitária de 250 cm³, a potência máxima chega a 66 cv com álcool e 65 cv com gasolina, ambos a 6.000 rpm. O torque máximo é de 9,2 kgfm com álcool e 9,1 kgfm com gasolina, disponível a 2.500 rpm. A razão de compressão é de 11,65:1, o diâmetro do cilindro é de 70 mm e o curso do pistão é de 64,9 mm.
O veículo possui tração dianteira e transmissão manual de 5 marchas, identificada pelo código C513. O acoplamento ocorre por meio de embreagem monodisco a seco. O desempenho é complementado com uma aceleração de 0 a 100 km/h em 14,7 segundos e velocidade máxima de 153 km/h.
O consumo urbano é de 8,4 km/l com álcool e 12,1 km/l com gasolina, enquanto no rodoviário apresenta um rendimento de 9,5 km/l com álcool e 13,6 km/l com gasolina.
Com um tanque de combustível de 50 litros, a autonomia urbana é de 420 km com álcool e 605 km com gasolina. Já no ciclo rodoviário, os números sobem para 475 km com álcool e 680 km com gasolina, oferecendo boa performance em viagens de longa distância.
O interior oferece espaço compacto, adequado para 5 ocupantes, com configuração de banco traseiro rebatível para otimização do espaço de carga. O porta-malas tem capacidade de 290 litros, permitindo armazenamento de bagagens em trajetos urbanos e rodoviários.
No quesito conforto, o modelo inclui ar-condicionado de série com uma zona de climatização, além de ar quente como opcional. Outros equipamentos opcionais incluem direção assistida, controle elétrico dos vidros dianteiros e rodas de liga leve.
No aspecto de entretenimento, as opções incluem rádio e CD player. O veículo também conta com um termômetro do líquido de arrefecimento como item de série.
A suspensão dianteira é independente do tipo McPherson, com molas helicoidais como elemento elástico. A suspensão traseira também é independente, mas utiliza feixe de molas semielípticas.
O sistema de freios possui discos sólidos na dianteira e tambores na traseira. A direção não é assistida e apresenta um diâmetro de giro de 10 metros.
Os pneus possuem medidas 175/70 R13, com altura do flanco de 123 mm. O estepe acompanha as mesmas dimensões dos pneus principais.
As dimensões incluem um comprimento total de 3.693 mm, largura de 1.548 mm, altura de 1.489 mm e distância entre-eixos de 2.361 mm. As bitolas dianteira e traseira são de 1.337 mm e 1.357 mm, respectivamente.
O peso do veículo é de 840 kg, oferecendo uma relação peso/potência de 12,73 kg/cv e peso/torque de 91,3 kg/kgfm. A altura mínima do solo é de 190 mm, o que permite bom desempenho em vias irregulares. A capacidade de carga útil é de 400 kg.