O Haval H6 PHEV19 utiliza uma configuração de motorização semelhante à de outras versões da linha H6, com um motor a combustão 1.5 turbo de 150 cv e um motor elétrico de 177 cv (130 kW), ambos montados na parte dianteira do veículo. Isso resulta em uma potência combinada de 326 cv, um número que permite um desempenho ágil tanto na cidade quanto em estradas. O modelo acelera de 0 a 100 km/h em 7,6 segundos, o que é competitivo para um SUV de sua categoria.
Pontos Principais:
A principal diferença entre o PHEV19 e o PHEV34 está na ausência do motor elétrico traseiro, o que no caso do PHEV34 adiciona tração nas quatro rodas e mais 184 cv de potência ao conjunto, totalizando 393 cv. Essa escolha faz com que o PHEV19 seja mais voltado para um uso urbano e em rodovias, sem a necessidade de tração 4×4, o que também contribui para um consumo de energia e combustível mais eficiente.
No que diz respeito ao consumo, o H6 PHEV19 se destaca por oferecer números impressionantes quando comparado ao modelo híbrido convencional da linha. Segundo o Programa Brasileiro de Etiquetagem Veicular (PBEV) do Inmetro, o PHEV19 pode fazer até 36,2 km/l na cidade e 31,1 km/l na estrada no modo HEV. Além disso, a autonomia no modo elétrico puro (EV) chega a 77 km em uso urbano, sem emitir poluentes.
A bateria de 19 kWh utilizada no Haval H6 PHEV19 é menor do que a bateria de 34 kWh presente no PHEV34, mas essa escolha traz algumas vantagens, como menor peso, custo reduzido e tempos de recarga mais rápidos. Em um carregador lento (AC), o PHEV19 pode ser carregado a uma potência de 6 kW, enquanto em um carregador rápido (DC), a potência sobe para 33 kW, otimizando o tempo de recarga para uso diário.
Em termos de equipamentos, o Haval H6 PHEV19 é similar às outras versões da linha H6, com destaque para a suspensão independente nas quatro rodas e freios a disco nas quatro rodas, garantindo segurança e estabilidade durante a condução. No entanto, a ergonomia do modelo é um ponto que ainda pode ser melhorado, sendo um aspecto onde outros concorrentes no mercado, como o Toyota Corolla Cross e o Jeep Compass, se destacam.
O SUV também vem equipado com uma série de tecnologias de assistência ao motorista, como câmeras de 360 graus, assistente de permanência em faixa e frenagem de emergência. No painel de controle, o motorista pode acessar informações sobre o alcance da bateria e alternar entre os modos de condução Eco, Normal e Sport. No entanto, alguns usuários podem considerar a resposta dos comandos de voz do sistema de ar-condicionado um pouco lenta, especialmente em situações onde mudanças bruscas de temperatura são necessárias.
No final das contas, o Haval H6 PHEV19 entrega uma solução eficiente e prática para quem deseja um SUV híbrido plug-in sem pagar o preço mais alto de modelos 4×4. Apesar de perder um pouco em termos de potência quando comparado com as versões de tração integral, o PHEV19 compensa com seu consumo eficiente e menores custos de aquisição.
O desempenho de um veículo híbrido plug-in é sempre um ponto de destaque, e aqui encontramos números que confirmam sua eficiência. O motor a combustão com 1.499 cm³ de deslocamento, quatro cilindros em linha e alimentação por injeção direta oferece uma potência máxima de 150 cv a 5500 rpm. O torque máximo de 23,4 kgfm surge já a 1500 rpm, mostrando uma boa resposta em baixas rotações. Com essa combinação, o modelo acelera de 0 a 100 km/h em 7,6 segundos e atinge uma velocidade máxima de 180 km/h.
Além do motor a combustão, a presença de um motor elétrico adiciona uma potência extra de 177 cv, o que, quando combinado ao sistema total, resulta em uma potência impressionante de 326 cv e um torque combinado de 54 kgfm. Este motor elétrico também é capaz de atingir uma velocidade máxima de 140 km/h no modo elétrico puro, demonstrando a capacidade de rodar sem utilizar o motor a combustão em situações de uso urbano ou curtas distâncias. A plataforma em que o modelo está construído é a Lemon, com tração dianteira e transmissão automatizada de duas marchas, acoplada a uma embreagem dupla banhada a óleo.
O consumo de combustível e a autonomia são dois pontos cruciais em qualquer análise de um veículo híbrido plug-in. No uso urbano, o modelo alcança um consumo de 11,7 km/l, enquanto em rodovias a eficiência é de 10,4 km/l. Esses números são complementados pela autonomia elétrica de até 74 km, possibilitada por uma bateria de 19 kWh. O sistema de recarga rápida permite que a bateria seja carregada a uma potência de até 33 kW em corrente contínua (DC), o que reduz significativamente o tempo de recarga.
A combinação dos dois sistemas de propulsão, elétrico e a combustão, proporciona uma autonomia total considerável, com 644 km de alcance em uso urbano e 572 km em estradas, tornando o modelo ideal para longas viagens e trajetos diários, dependendo da combinação de combustíveis e energia elétrica utilizada.
Com autonomia de 115 km no padrão WLTP e 74 km segundo o Inmetro, o Haval H6 PHEV19 é equipado com tração dianteira e uma bateria de 19 kWh. O veículo possui uma potência combinada de 326 cv e torque de 530 Nm, permitindo uma aceleração de 0 a 100 km/h em 7,6 segundos.
No interior, o veículo oferece amplo espaço para cinco ocupantes e um generoso porta-malas de 560 litros, ideal para viagens e transporte de cargas volumosas. A carga útil é de 420 kg, um número respeitável para um SUV médio. O conforto dos passageiros é reforçado por uma série de tecnologias, como ar-condicionado automático de duas zonas, bancos revestidos em couro com ajustes elétricos e ventilação no assento do motorista. O volante também tem ajustes de altura e profundidade, permitindo uma posição de condução mais ergonômica para diferentes tipos de motorista.
No quesito segurança, o modelo vem bem equipado, contando com airbags frontais, laterais e de cortina, além de assistentes de direção como o alerta de colisão frontal, alerta de mudança de faixa, controle de tração e estabilidade, monitoramento de ponto cego e câmeras com visão 360 graus. Esses sistemas garantem não só a segurança dos ocupantes, mas também facilitam a condução e as manobras em diferentes condições de tráfego.
O entretenimento também está bem coberto com funcionalidades como carregador de celular por indução, conexão USB, Bluetooth, roteador Wi-Fi e sistema de espelhamento da tela do celular, além de um head-up display que facilita a visualização de informações importantes sem desviar os olhos da estrada.
As medidas e a estrutura do veículo são outros pontos que merecem destaque. O modelo tem 4.683 mm de comprimento, 1.886 mm de largura e 1.730 mm de altura, com uma distância entre eixos de 2.738 mm. Sua altura mínima do solo é de 182 mm, com ângulos de entrada e saída de 23,7 e 27,9 graus, respectivamente, o que proporciona boa capacidade de enfrentar terrenos mais acidentados.
Em termos de suspensão, o veículo conta com um sistema independente McPherson na dianteira e multibraço na traseira, ambas com molas helicoidais, o que garante uma condução confortável, mesmo em terrenos mais irregulares. Os freios são a disco ventilado na dianteira e a disco sólido na traseira, oferecendo um bom desempenho de frenagem.
Os pneus têm medidas 235/55 R19 tanto na dianteira quanto na traseira, e o veículo vem equipado com um kit de reparo em vez de estepe, o que pode ser uma consideração para os compradores. A direção é assistida eletricamente, com um diâmetro de giro de 12 metros, facilitando as manobras em espaços menores.