O Renault Kwid Zen 1.0 2025 é uma opção no mercado brasileiro que se destaca por suas características de eficiência e praticidade. Com motor 1.0 de 3 cilindros, o Kwid oferece uma potência máxima de 71 cavalos quando abastecido com etanol e 68 cavalos com gasolina, proporcionando uma condução adequada para a cidade e para viagens curtas. O motor é aspirado, com injeção multiponto e disposição transversal, o que favorece a economia de combustível e um desempenho equilibrado.
O consumo é um dos pontos de destaque, alcançando médias de 10,8 km/l com etanol e 15,3 km/l com gasolina em ambiente urbano. Na estrada, esses números sobem para 11 km/l e 15,7 km/l, respectivamente. Essa eficiência resulta em uma boa autonomia, permitindo percorrer longas distâncias com menos paradas para abastecimento.
O espaço interno é condizente com sua proposta de subcompacto. O carro acomoda até cinco ocupantes, e o porta-malas tem capacidade de 290 litros, suficiente para o transporte de bagagens de uso diário ou pequenas viagens. A disposição dos comandos e a acessibilidade dos controles internos são intuitivas, o que facilita a experiência do motorista.
O modelo em questão apresenta um motor 1.0 de 3 cilindros com potência máxima de 71 cavalos quando abastecido com etanol e 68 cavalos com gasolina. A aspiração é natural, e a disposição do motor é transversal, com injeção multiponto. O motor é acionado por corrente e possui comando de válvulas duplo no cabeçote, com quatro válvulas por cilindro. A razão de compressão é de 11,5:1, e o curso do pistão mede 84,1 mm. O motor, identificado pelo código B4D, oferece torque máximo de 10 kgfm com etanol e 9,4 kgfm com gasolina, atingido a 4250 rpm. A rotação máxima do motor chega a 6250 rpm, utilizando óleo de viscosidade 10W-40. O veículo atinge uma velocidade máxima de 156 km/h e acelera de 0 a 100 km/h em 13,2 segundos. O sistema de tração é dianteiro, e a transmissão é manual, com 5 marchas, identificada pelo código SG1. Esses números indicam um desempenho adequado para o uso urbano, com resposta suficiente para situações cotidianas.
Em termos de consumo, o modelo se destaca pela eficiência, especialmente no ambiente urbano, onde atinge uma média de 10,8 km/l quando abastecido com etanol e 15,3 km/l com gasolina. Na estrada, esses valores são de 11 km/l com etanol e 15,7 km/l com gasolina. Essa eficiência contribui para uma autonomia considerável, permitindo ao motorista percorrer até 410 km em áreas urbanas e 418 km em rodovias com etanol, enquanto com gasolina, esses números sobem para 581 km e 597 km, respectivamente. Esses dados mostram que o veículo é econômico, ideal para quem busca reduzir os custos com combustível, especialmente em trajetos diários.
O interior do modelo é projetado para maximizar o uso do espaço, oferecendo acomodações para até cinco ocupantes. O porta-malas tem capacidade de 290 litros, o que é suficiente para atender às necessidades diárias e pequenas viagens. O design interior é funcional, com comandos bem posicionados e de fácil acesso, o que melhora a experiência do motorista e passageiros. A disposição dos assentos e o espaço interno são condizentes com o segmento do veículo, proporcionando uma experiência confortável para os ocupantes, especialmente em trajetos urbanos.
O veículo possui dimensões compactas, com comprimento de 3680 mm, largura de 1579 mm, distância entre-eixos de 2423 mm e altura de 1479 mm. Essas medidas garantem uma boa manobrabilidade, essencial para o trânsito urbano. A altura mínima do solo é de 185 mm, o que permite ao carro lidar com irregularidades do pavimento sem dificuldades. O peso do veículo é de 818 kg, com uma carga útil de 375 kg. No quesito suspensão, o modelo adota um sistema independente do tipo McPherson na dianteira, e eixo de torção na traseira, ambos com molas helicoidais. Os freios dianteiros são a disco ventilado, enquanto os traseiros são a tambor. A direção é assistida eletricamente, proporcionando leveza nas manobras, e o diâmetro de giro é de 10 metros, facilitando o estacionamento e a condução em espaços apertados. O modelo utiliza pneus 165/70 R14 em todas as rodas, incluindo o estepe, o que ajuda a manter a uniformidade no desempenho.
A versão de entrada, Zen, parte de R$ 74.590,00 e inclui itens como o sistema Stop&Start, controle eletrônico de estabilidade (ESP) com auxílio de partida em rampa (HSA), e luzes de circulação diurna em LED (DRL). Subindo na gama, a versão Intense, a partir de R$ 77.590,00, adiciona recursos como MEDIA Evolution com Android Auto® e Apple Carplay®, câmera de ré e retrovisores com ajuste elétrico.
Para aqueles que buscam um pouco mais de sofisticação, o Kwid Intense Pack Biton, por R$ 80.490,00, inclui rodas de liga leve diamantadas de 14″, além de manter todos os benefícios da versão Intense. No topo da linha, a versão Outsider, com preço inicial de R$ 80.590,00, oferece um visual diferenciado com bancos exclusivos e volante de três raios, além de manter o sistema MEDIA Evolution e as rodas de liga leve diamantadas de 14″. Essas versões permitem ao consumidor escolher o Kwid que melhor se adapta às suas necessidades, sem abrir mão de tecnologia e estilo.
Fonte: Renault.