Ficha técnica do Toyota Corolla Altis Premium Hybrid 2024: preço, consumo e desempenho do sedan híbrido cheio de conforto e tecnologia

Este sedã híbrido é uma excelente opção para quem busca tecnologia avançada e conforto. Ele combina economia de combustível e desempenho eficiente, graças ao motor que integra combustão e eletricidade. O interior espaçoso conta com bancos de couro e ar-condicionado automático, garantindo conforto aos passageiros. Além disso, oferece recursos de segurança como freios ABS e múltiplos airbags. O ponto negativo é o preço elevado, que pode ser uma barreira para alguns compradores. No entanto, o modelo se destaca como uma boa escolha no mercado de sedãs híbridos.
Publicado em Toyota dia 1/08/2024 por Alan Corrêa

O Toyota Corolla Altis Premium Hybrid 1.8 de 2024 é a versão topo de linha do sedã Corolla. Ele se destaca por sua tecnologia híbrida e pelo conjunto de recursos que oferece em termos de conforto e tecnologia. Este modelo combina a eficiência do motor híbrido com a praticidade de um sedã médio, proporcionando uma experiência de direção alinhada às expectativas de quem busca um veículo com tecnologia avançada.

O sistema híbrido do Corolla Altis Premium Hybrid integra um motor a combustão de 1,8 litro com um motor elétrico, resultando em uma potência combinada de 122 cavalos. Essa configuração permite um consumo de combustível eficiente, tanto em ambiente urbano quanto rodoviário. O câmbio CVT contribui para uma condução suave, enquanto a tração dianteira garante estabilidade.

Desempenho, motor e potência

O modelo em questão é um sedã médio que utiliza uma plataforma inovadora e possui um sistema de propulsão híbrido. A combinação de um motor a combustão de 1,8 litro com um motor elétrico resulta em uma potência total de 122 cavalos. O motor a combustão é instalado na parte dianteira do veículo e apresenta aspiração natural. Ele é alimentado por um sistema de injeção multiponto e conta com quatro cilindros em linha, com um comando de válvulas duplo no cabeçote.

A potência máxima do motor a combustão é de 98 cavalos, gerados a 5200 rotações por minuto. O torque máximo é de 14,5 kgfm, disponível a 3600 rotações por minuto. O motor elétrico contribui com 72 cavalos e um torque de 16,6 kgfm, oferecendo um desempenho equilibrado e eficiência no consumo de combustível. O sistema de transmissão utiliza um câmbio CVT de 0 marchas, o que proporciona uma experiência de condução suave e econômica. A tração é dianteira, assegurando estabilidade e controle ao motorista.

O veículo atinge uma velocidade máxima de 170 km/h e acelera de 0 a 100 km/h em 12 segundos, o que representa um desempenho adequado para a proposta do sedã. A plataforma utilizada contribui para a rigidez estrutural e o conforto durante a condução, enquanto a disposição transversal do motor otimiza o uso do espaço interno e o equilíbrio do veículo.

Consumo e autonomia

O modelo oferece um consumo eficiente de combustível, refletindo a sinergia entre o motor a combustão e o motor elétrico. No ambiente urbano, o consumo é de 12,8 km/l quando abastecido com álcool, enquanto na rodovia, a eficiência chega a 11,1 km/l com o mesmo combustível. Quando abastecido com gasolina, o consumo rodoviário atinge 18,5 km/l, demonstrando uma economia significativa em longas distâncias.

A autonomia urbana é de aproximadamente 550 km com álcool, enquanto a autonomia rodoviária é de 477 km com álcool e pode chegar a 796 km com gasolina. Essa capacidade de percorrer longas distâncias sem necessidade de reabastecimento frequente é um dos atrativos do sistema híbrido.

Interior

O interior do sedã é projetado para proporcionar conforto e funcionalidade. Ele oferece espaço para cinco ocupantes, com assentos revestidos em couro e ajustes elétricos disponíveis para o banco do motorista. O ar-condicionado automático com duas zonas permite um controle climático individualizado, enquanto a saída de ar para o banco traseiro garante conforto para todos os passageiros.

O porta-malas tem capacidade para 470 litros, oferecendo espaço suficiente para bagagens em viagens ou atividades cotidianas. A carga útil do veículo é de 410 kg, permitindo transportar tanto passageiros quanto carga de maneira eficiente.

Medidas

As dimensões do veículo incluem um comprimento de 4630 mm, largura de 1780 mm e altura de 1455 mm. A distância entre-eixos é de 2700 mm, proporcionando uma base estável e espaço adequado para os ocupantes. O peso total do veículo é de 1450 kg, o que contribui para um bom equilíbrio entre desempenho e eficiência de combustível.

A suspensão dianteira é do tipo independente McPherson, com molas helicoidais, enquanto a suspensão traseira é independente e multibraço, também com molas helicoidais. Esse conjunto de suspensão proporciona conforto durante a condução e estabilidade em diferentes condições de estrada. Os freios dianteiros são discos ventilados, enquanto os traseiros são discos sólidos, garantindo eficiência na frenagem. A direção conta com assistência elétrica e um diâmetro de giro de 11,6 metros, facilitando manobras em espaços reduzidos.

Os pneus têm medidas de 215/50 R17 tanto na dianteira quanto na traseira, com um estepe de 205/55 R16. Esse conjunto assegura aderência e segurança durante a condução, além de contribuir para o conforto no rodar.

Preço aproximado

O preço aproximado deste modelo é de R$ 200.910. Este valor reflete a combinação de tecnologia híbrida, conforto, segurança e eficiência que o sedã oferece, posicionando-o como uma opção atrativa no segmento de veículos médios híbridos.

Ficha Técnica do Toyota Corolla Altis Premium Hybrid 1.8

Geral

Motor

Motor Elétrico

Transmissão

Suspensão

Freios

Direção

Pneus

Dimensões

Desempenho

Consumo

Autonomia

Equipamentos do Toyota Corolla Altis Premium Hybrid 1.8

Segurança

Conforto

Entretenimento

Toyota Corolla Lidera Ranking de Melhor Custo-Benefício em Sedãs Médios

O Toyota Corolla foi eleito o melhor sedã médio em custo-benefício no guia “Qual Comprar 2024” da Autoesporte. O modelo se destacou em um segmento que já foi mais popular, mas ainda atrai consumidores que buscam um carro com bom espaço de porta-malas e uma condução confortável. O Corolla, fabricado em Indaiatuba (SP), liderou a categoria, superando concorrentes como o Nissan Sentra, Chevrolet Cruze e Volkswagen Jetta.

O estudo da Autoesporte avaliou 150 modelos divididos em 16 categorias, com preços até R$ 500 mil. Entre os sedãs médios, o Corolla foi recomendado na versão Altis Premium, com preço entre R$ 148.990 e R$ 182.990. Equipado com um motor 2.0 de 175 cv e câmbio CVT, o Corolla oferece uma garantia de cinco anos. Além disso, apresenta uma baixa desvalorização de 10,8%, fator que contribui para sua boa aceitação no mercado.

O Corolla se destaca pela confiabilidade e pelos custos de manutenção. A cesta de peças tem um valor acessível, enquanto o seguro varia entre R$ 2.991 para mulheres e R$ 3.754 para homens. O porta-malas do modelo acomoda até 470 litros, e o carro passou por atualizações recentes, incluindo novas rodas, grade dianteira e um painel digital de 12,3 polegadas.

Em termos de desempenho, o Corolla oferece economia de combustível. Segundo o Inmetro, o modelo percorre até 10,7 km/l na estrada e 8,6 km/l na cidade com etanol, e 14,9 km/l e 12,3 km/l, respectivamente, com gasolina. Essa eficiência se deve a um ajuste no motor, que agora entrega 175 cv e 21,3 kgfm.

O mercado de sedãs médios no Brasil ainda enfrenta desafios, mas modelos como o Corolla continuam atraindo consumidores que valorizam espaço e conforto. A escolha do Corolla como o melhor sedã médio no guia “Qual Comprar 2024” reforça sua posição de destaque no segmento, oferecendo aos consumidores uma opção confiável e econômica.

É possível andar só com a bateria?

Sim, é possível andar apenas com a bateria no Toyota Corolla Altis Premium Hybrid 2024, mas apenas em determinadas condições e por distâncias curtas. O sistema híbrido do Corolla permite que o carro funcione no modo elétrico, especialmente em velocidades baixas e em condições específicas, como ao manobrar ou em tráfego leve.

Portanto, enquanto o Corolla Altis Premium Hybrid pode operar no modo elétrico, ele é projetado para alternar automaticamente entre os motores elétrico e a combustão para maximizar a eficiência.

O Toyota Corolla Altis Premium Hybrid 2024, como a maioria dos veículos híbridos não plug-in, não possui uma autonomia significativa apenas no modo elétrico. O sistema híbrido é projetado para melhorar a eficiência de combustível ao combinar a energia do motor a combustão com o motor elétrico.

Assim, a autonomia do Corolla Altis Premium Hybrid no modo apenas elétrico é limitada e não destinada a viagens longas ou condução prolongada apenas com a bateria. O sistema é otimizado para eficiência combinada entre os motores a combustão e elétrico.

Fonte: ToyotaComunica, Toyota e AutoEsporte.