O Toyota Corolla Altis Premium Hybrid 1.8 de 2024 é a versão topo de linha do sedã Corolla. Ele se destaca por sua tecnologia híbrida e pelo conjunto de recursos que oferece em termos de conforto e tecnologia. Este modelo combina a eficiência do motor híbrido com a praticidade de um sedã médio, proporcionando uma experiência de direção alinhada às expectativas de quem busca um veículo com tecnologia avançada.
O sistema híbrido do Corolla Altis Premium Hybrid integra um motor a combustão de 1,8 litro com um motor elétrico, resultando em uma potência combinada de 122 cavalos. Essa configuração permite um consumo de combustível eficiente, tanto em ambiente urbano quanto rodoviário. O câmbio CVT contribui para uma condução suave, enquanto a tração dianteira garante estabilidade.
O modelo em questão é um sedã médio que utiliza uma plataforma inovadora e possui um sistema de propulsão híbrido. A combinação de um motor a combustão de 1,8 litro com um motor elétrico resulta em uma potência total de 122 cavalos. O motor a combustão é instalado na parte dianteira do veículo e apresenta aspiração natural. Ele é alimentado por um sistema de injeção multiponto e conta com quatro cilindros em linha, com um comando de válvulas duplo no cabeçote.
A potência máxima do motor a combustão é de 98 cavalos, gerados a 5200 rotações por minuto. O torque máximo é de 14,5 kgfm, disponível a 3600 rotações por minuto. O motor elétrico contribui com 72 cavalos e um torque de 16,6 kgfm, oferecendo um desempenho equilibrado e eficiência no consumo de combustível. O sistema de transmissão utiliza um câmbio CVT de 0 marchas, o que proporciona uma experiência de condução suave e econômica. A tração é dianteira, assegurando estabilidade e controle ao motorista.
O veículo atinge uma velocidade máxima de 170 km/h e acelera de 0 a 100 km/h em 12 segundos, o que representa um desempenho adequado para a proposta do sedã. A plataforma utilizada contribui para a rigidez estrutural e o conforto durante a condução, enquanto a disposição transversal do motor otimiza o uso do espaço interno e o equilíbrio do veículo.
O modelo oferece um consumo eficiente de combustível, refletindo a sinergia entre o motor a combustão e o motor elétrico. No ambiente urbano, o consumo é de 12,8 km/l quando abastecido com álcool, enquanto na rodovia, a eficiência chega a 11,1 km/l com o mesmo combustível. Quando abastecido com gasolina, o consumo rodoviário atinge 18,5 km/l, demonstrando uma economia significativa em longas distâncias.
A autonomia urbana é de aproximadamente 550 km com álcool, enquanto a autonomia rodoviária é de 477 km com álcool e pode chegar a 796 km com gasolina. Essa capacidade de percorrer longas distâncias sem necessidade de reabastecimento frequente é um dos atrativos do sistema híbrido.
O interior do sedã é projetado para proporcionar conforto e funcionalidade. Ele oferece espaço para cinco ocupantes, com assentos revestidos em couro e ajustes elétricos disponíveis para o banco do motorista. O ar-condicionado automático com duas zonas permite um controle climático individualizado, enquanto a saída de ar para o banco traseiro garante conforto para todos os passageiros.
O porta-malas tem capacidade para 470 litros, oferecendo espaço suficiente para bagagens em viagens ou atividades cotidianas. A carga útil do veículo é de 410 kg, permitindo transportar tanto passageiros quanto carga de maneira eficiente.
As dimensões do veículo incluem um comprimento de 4630 mm, largura de 1780 mm e altura de 1455 mm. A distância entre-eixos é de 2700 mm, proporcionando uma base estável e espaço adequado para os ocupantes. O peso total do veículo é de 1450 kg, o que contribui para um bom equilíbrio entre desempenho e eficiência de combustível.
A suspensão dianteira é do tipo independente McPherson, com molas helicoidais, enquanto a suspensão traseira é independente e multibraço, também com molas helicoidais. Esse conjunto de suspensão proporciona conforto durante a condução e estabilidade em diferentes condições de estrada. Os freios dianteiros são discos ventilados, enquanto os traseiros são discos sólidos, garantindo eficiência na frenagem. A direção conta com assistência elétrica e um diâmetro de giro de 11,6 metros, facilitando manobras em espaços reduzidos.
Os pneus têm medidas de 215/50 R17 tanto na dianteira quanto na traseira, com um estepe de 205/55 R16. Esse conjunto assegura aderência e segurança durante a condução, além de contribuir para o conforto no rodar.
O preço aproximado deste modelo é de R$ 200.910. Este valor reflete a combinação de tecnologia híbrida, conforto, segurança e eficiência que o sedã oferece, posicionando-o como uma opção atrativa no segmento de veículos médios híbridos.
O Toyota Corolla foi eleito o melhor sedã médio em custo-benefício no guia “Qual Comprar 2024” da Autoesporte. O modelo se destacou em um segmento que já foi mais popular, mas ainda atrai consumidores que buscam um carro com bom espaço de porta-malas e uma condução confortável. O Corolla, fabricado em Indaiatuba (SP), liderou a categoria, superando concorrentes como o Nissan Sentra, Chevrolet Cruze e Volkswagen Jetta.
O estudo da Autoesporte avaliou 150 modelos divididos em 16 categorias, com preços até R$ 500 mil. Entre os sedãs médios, o Corolla foi recomendado na versão Altis Premium, com preço entre R$ 148.990 e R$ 182.990. Equipado com um motor 2.0 de 175 cv e câmbio CVT, o Corolla oferece uma garantia de cinco anos. Além disso, apresenta uma baixa desvalorização de 10,8%, fator que contribui para sua boa aceitação no mercado.
O Corolla se destaca pela confiabilidade e pelos custos de manutenção. A cesta de peças tem um valor acessível, enquanto o seguro varia entre R$ 2.991 para mulheres e R$ 3.754 para homens. O porta-malas do modelo acomoda até 470 litros, e o carro passou por atualizações recentes, incluindo novas rodas, grade dianteira e um painel digital de 12,3 polegadas.
Em termos de desempenho, o Corolla oferece economia de combustível. Segundo o Inmetro, o modelo percorre até 10,7 km/l na estrada e 8,6 km/l na cidade com etanol, e 14,9 km/l e 12,3 km/l, respectivamente, com gasolina. Essa eficiência se deve a um ajuste no motor, que agora entrega 175 cv e 21,3 kgfm.
O mercado de sedãs médios no Brasil ainda enfrenta desafios, mas modelos como o Corolla continuam atraindo consumidores que valorizam espaço e conforto. A escolha do Corolla como o melhor sedã médio no guia “Qual Comprar 2024” reforça sua posição de destaque no segmento, oferecendo aos consumidores uma opção confiável e econômica.
Sim, é possível andar apenas com a bateria no Toyota Corolla Altis Premium Hybrid 2024, mas apenas em determinadas condições e por distâncias curtas. O sistema híbrido do Corolla permite que o carro funcione no modo elétrico, especialmente em velocidades baixas e em condições específicas, como ao manobrar ou em tráfego leve.
Portanto, enquanto o Corolla Altis Premium Hybrid pode operar no modo elétrico, ele é projetado para alternar automaticamente entre os motores elétrico e a combustão para maximizar a eficiência.
O Toyota Corolla Altis Premium Hybrid 2024, como a maioria dos veículos híbridos não plug-in, não possui uma autonomia significativa apenas no modo elétrico. O sistema híbrido é projetado para melhorar a eficiência de combustível ao combinar a energia do motor a combustão com o motor elétrico.
Assim, a autonomia do Corolla Altis Premium Hybrid no modo apenas elétrico é limitada e não destinada a viagens longas ou condução prolongada apenas com a bateria. O sistema é otimizado para eficiência combinada entre os motores a combustão e elétrico.
Fonte: ToyotaComunica, Toyota e AutoEsporte.