Ficha técnica do Volvo EX90: preço, autonomia e desempenho do SUV elétrico de 7 lugares

O Volvo EX90, maior SUV elétrico da marca sueca, chega ao Brasil com previsão de lançamento em 2025. Equipado com tecnologia avançada de assistência ao motorista e segurança, o veículo promete um desempenho eficiente e um interior sustentável. Saiba todos os detalhes do modelo.
Publicado em Volvo dia 10/09/2024 por Alan Corrêa

O Volvo EX90, maior SUV da marca, foi recentemente confirmado para o Brasil e é um dos lançamentos mais aguardados para o primeiro trimestre de 2025. O modelo, fabricado na unidade de Charleston, nos Estados Unidos, vem para competir no mercado de veículos elétricos com foco em tecnologia avançada e segurança. O EX90, apresentado pela primeira vez na Califórnia, já percorreu seus primeiros quilômetros em solo norte-americano, demonstrando o que a Volvo promete para o futuro da mobilidade elétrica.

Com sete lugares e um design que segue os padrões escandinavos da marca, o EX90 une eficiência, estética e funcionalidade. Seu lançamento no Brasil, ainda sem data exata, promete trazer uma opção robusta ao segmento de SUVs elétricos, que já conta com modelos como o BYD Tan e o Kia EV9.

Design e Espaço Interno

O Volvo EX90 será lançado no Brasil em 2025, marcando um novo patamar de tecnologia e segurança para a marca sueca. Com sete lugares e autonomia de até 600 km, ele promete atrair os consumidores de SUVs elétricos.
O Volvo EX90 será lançado no Brasil em 2025, marcando um novo patamar de tecnologia e segurança para a marca sueca. Com sete lugares e autonomia de até 600 km, ele promete atrair os consumidores de SUVs elétricos.

O Volvo EX90 mantém a linha de design simples e funcional, com destaque para os faróis em formato de martelo e o painel frontal fechado, sem a grade tradicional. Esses elementos fazem parte da identidade visual da linha EX, que visa otimizar a aerodinâmica e proporcionar maior eficiência ao veículo. Com um entre-eixos de 2,98 metros, o EX90 oferece espaço suficiente para os passageiros nas duas primeiras fileiras de assentos.

O Volvo EX90 conta com um sistema de som premium Bowers & Wilkins com 25 alto-falantes, proporcionando uma experiência sonora imersiva. A conectividade é facilitada por aplicativos nativos como Google Maps.
O Volvo EX90 conta com um sistema de som premium Bowers & Wilkins com 25 alto-falantes, proporcionando uma experiência sonora imersiva. A conectividade é facilitada por aplicativos nativos como Google Maps.

A segunda fileira de bancos tem trilhos que permitem ajustar o espaço conforme necessário, oferecendo mais conforto aos ocupantes da terceira fila. Mesmo com todos os sete assentos montados, o EX90 tem um porta-malas com capacidade de 310 litros, ampliável para 655 litros com a terceira fila rebatida. O espaço é uma das características que o diferencia de outros modelos, permitindo uma experiência versátil para famílias e grupos maiores.

Tecnologia e Conectividade

A tecnologia avançada do EX90 inclui o chip Nvidia, que realiza 280 trilhões de cálculos por segundo. Essa inovação permite atualizações contínuas e otimiza o desempenho e a segurança.
A tecnologia avançada do EX90 inclui o chip Nvidia, que realiza 280 trilhões de cálculos por segundo. Essa inovação permite atualizações contínuas e otimiza o desempenho e a segurança.

O Volvo EX90 é o primeiro carro da marca a integrar o microchip da Nvidia, uma tecnologia que permite a realização de até 280 trilhões de cálculos por segundo. Essa capacidade computacional eleva o nível de processamento de dados do veículo, otimizando a integração entre os diferentes sistemas de segurança, entretenimento e gerenciamento da bateria. Além disso, o sistema é atualizado a cada seis semanas, permitindo melhorias contínuas nas funções do carro.

O painel conta com uma tela de 14,5 polegadas para o sistema multimídia, acompanhada de um cluster digital de 9 polegadas. A conectividade com Google, incluindo aplicativos nativos como Spotify, Google Maps e Waze, facilita a navegação e o entretenimento a bordo. O sistema também suporta Apple CarPlay, permitindo o espelhamento de smartphones. Apesar da ausência de botões físicos, o sistema de operação é intuitivo, concentrando todas as funções na tela central.

Segurança e Assistência ao Motorista

No quesito segurança, o EX90 é equipado com sensores LiDar, câmeras e radares que monitoram o ambiente externo. O sistema de compreensão do motorista detecta distrações e emite alertas.
No quesito segurança, o EX90 é equipado com sensores LiDar, câmeras e radares que monitoram o ambiente externo. O sistema de compreensão do motorista detecta distrações e emite alertas.

A segurança é um dos principais focos do Volvo EX90, que utiliza sensores avançados, incluindo LiDar, 8 câmeras, 5 radares e 16 sensores ultrassônicos. Esses elementos trabalham juntos para criar o sistema “Safespace”, que monitora constantemente o ambiente ao redor do carro, prevenindo possíveis acidentes. O veículo também está equipado com um sistema de compreensão do motorista, que detecta sinais de distração ou cansaço, emitindo alertas através de vibrações no volante e nos bancos.

O EX90 também oferece assistência ao motorista em diversas condições de direção. O piloto automático adaptativo, acionado pela alavanca do câmbio, foi testado em estradas nos Estados Unidos e mostrou precisão em manter o carro na faixa, mesmo em curvas acentuadas. O sistema está preparado para futuras atualizações que poderão habilitar mais funções autônomas, à medida que a legislação permitir.

Desempenho e Autonomia

O Volvo EX90 será lançado com duas opções de motorização: a versão Twin, com 408 cv, e a versão Performance, com 517 cv. A versão Performance, que chegará ao Brasil, é equipada com dois motores elétricos, um em cada eixo, e promete acelerar de 0 a 100 km/h em 4,9 segundos. A tração integral é um dos destaques do modelo, proporcionando estabilidade em diferentes tipos de terreno.

A bateria de 111 kWh garante uma autonomia de até 600 km no ciclo WLTP. Esse alcance permite que o EX90 seja utilizado em longas viagens sem a necessidade de recarga frequente, e quando necessário, a bateria pode ser carregada de 10% a 80% em cerca de 30 minutos em estações de carregamento rápido de 250 kW.

Sustentabilidade e Materiais

O compromisso da Volvo com a sustentabilidade também é evidente no EX90, que utiliza 48 kg de plástico reciclado em sua construção, além de materiais provenientes de fontes sustentáveis, como polímeros extraídos de florestas na Suécia e Finlândia. O uso de alumínio e aço reciclados contribui para a redução do impacto ambiental, sem comprometer a robustez e a segurança do veículo.

O interior minimalista é complementado por um sistema de som Dolby Atmos vinculado ao som premium da Bowers & Wilkins, com 25 alto-falantes distribuídos pela cabine. Além disso, o acabamento interno, apesar de simples, foi projetado para oferecer conforto e funcionalidade, mantendo a proposta sustentável da marca.

Expectativas para o Mercado Brasileiro

Mesmo com os sete assentos em uso, o EX90 oferece um porta-malas de 310 litros, ampliável para 655 litros com a terceira fila rebatida, sendo ideal para viagens em família.
Mesmo com os sete assentos em uso, o EX90 oferece um porta-malas de 310 litros, ampliável para 655 litros com a terceira fila rebatida, sendo ideal para viagens em família.

Com previsão de lançamento para o início de 2025, o Volvo EX90 chega ao Brasil para competir com outros SUVs elétricos de grande porte. O preço estimado para o mercado brasileiro é superior a R$ 700.000, posicionando o EX90 acima do XC90, que atualmente parte de R$ 609.950. O modelo enfrentará concorrência direta do BYD Tan, já disponível no Brasil, e do Kia EV9, que poderá ser lançado até o final de 2024.

O EX90 tem todas as características para se destacar no segmento, oferecendo uma combinação de desempenho, tecnologia e segurança que promete atrair consumidores do mercado de veículos elétricos no país.

Ficha técnica do EX90

  • Motor: dois motores elétricos, dianteiro e traseiro, 517 cv, 92,8 kgfm
  • Bateria: íon-lítio, 111 kWh, 614 km de autonomia (WLTP)
  • Câmbio: automático de 1 marcha, tração integral
  • Direção: elétrica
  • Suspensão: Pneumática, duplo A (dianteira), multilink (traseira)
  • Freios: discos ventilados nas quatro rodas
  • Dimensões:
    • Comprimento: 504 cm
    • Largura: 196 cm
    • Altura: 174 cm
    • Entre-eixos: 298 cm
  • Peso: 2.818 kg
  • Porta-malas: 655 litros (com cinco lugares)
  • Lugares: 7 lugares
  • Autonomia: até 600 km no ciclo WLTP
  • Aceleração: 0 a 100 km/h em 4,9 segundos
  • Carregamento: 10% a 80% em 30 minutos com carregador de 250 kW
  • Preço estimado: acima de R$ 700.000

Fonte: Volvo e R7.