Folha Top of Mind 2024: Volkswagen do Brasil recebe prêmio de marca mais lembrada pelos brasileiros pela 33ª vez

A Volkswagen do Brasil foi reconhecida mais uma vez pela pesquisa Folha Top of Mind, realizada pelo Instituto Datafolha. A marca, que já tem uma longa história no mercado brasileiro, venceu pela 33ª vez na categoria Carro, sendo a marca mais vencedora dessa categoria em toda a história do prêmio. Além desse resultado, a empresa também ficou em 3º lugar na nova categoria de Carro Elétrico, reforçando sua atuação no segmento de veículos sustentáveis.
Publicado por Alan Corrêa em Volkswagen dia 23/10/2024

Com essa conquista, a Volkswagen se consolida como uma das marcas mais fortes no mercado automotivo brasileiro, com 71 anos de história no país. Durante 2024, a empresa já entregou mais de 303 mil unidades, superando em 43 mil unidades o mesmo período de 2023. Com uma participação de mercado de 15,8%, a Volkswagen mantém sua vice-liderança de vendas no Brasil. O destaque fica por conta dos segmentos de SUVs e hatches, onde a empresa lidera com os modelos Novo T-Cross e Novo Polo, respectivamente.

Pontos Principais:

  • Volkswagen venceu 33 vezes na categoria Carro da pesquisa Folha Top of Mind.
  • Este ano, a marca também ficou em 3º lugar na nova categoria Carro Elétrico.
  • A Volkswagen entregou mais de 303 mil unidades em 2024 no Brasil.
  • A empresa vai investir R$ 16 bilhões no Brasil até 2028.

No segmento de SUVs, a família SUVW, composta por T-Cross, Nivus, Taos, Tiguan e o ID.4, somou mais de 119 mil unidades vendidas em 2024. O Novo T-Cross é o SUV mais vendido no Brasil, com mais de 61 mil unidades entregues aos clientes. Já no segmento de hatches, o Novo Polo lidera com mais de 105 mil unidades vendidas, tornando-se o carro de passeio mais comercializado do país.

Volkswagen do Brasil foi eleita pela 33ª vez como a marca de carros mais lembrada pelos brasileiros, de acordo com a pesquisa Folha Top of Mind, consolidando seu lugar no mercado automotivo nacional.
Volkswagen do Brasil foi eleita pela 33ª vez como a marca de carros mais lembrada pelos brasileiros, de acordo com a pesquisa Folha Top of Mind, consolidando seu lugar no mercado automotivo nacional.

Além do desempenho comercial, a Volkswagen também anunciou um investimento de R$ 16 bilhões até 2028. Esse aporte será utilizado em uma série de lançamentos, com 16 novos modelos a serem introduzidos no mercado, incluindo híbridos, elétricos e versões Total Flex. Entre os lançamentos recentes estão o Novo T-Cross e a Nova Amarok, que já demonstram sucesso de vendas. Em 2025, a Volkswagen pretende lançar um novo SUVW, totalmente desenvolvido no Brasil, além do Novo Golf GTI e uma nova pick-up.

A empresa também tem investido em iniciativas para se conectar ainda mais com o público. O Volks Festival, evento gratuito aberto ao público, tem oferecido experiências imersivas com a marca. O festival já foi realizado em diversas cidades e incluiu atrações musicais, exposições de carros, simuladores e test-drives. Além disso, a Volkswagen tem ampliado sua presença em eventos culturais como o Rock in Rio e o Circuito Sertanejo, reforçando sua imagem em diversos públicos.

No âmbito corporativo, a Volkswagen do Brasil segue sendo reconhecida como uma empregadora de excelência. A empresa recebeu, pelo terceiro ano consecutivo, a certificação Great Place to Work, além de ter sido premiada pelo sexto ano consecutivo com a certificação Top Employer. A Volkswagen também foi reconhecida por suas políticas de diversidade e inclusão, sendo certificada como uma das melhores empresas para pessoas LGBTQIA+ trabalharem, de acordo com o HRC Equidade BR 2024.

Por fim, a Volkswagen continua a investir em campanhas de marketing inovadoras, com destaque para o uso de inteligência artificial e a integração da marca com eventos culturais. As campanhas institucionais, como a de 70 anos da empresa no Brasil, têm obtido grande impacto e prêmios em festivais de publicidade ao redor do mundo.

Fonte: Volkswagen.