A Ford iniciou a produção do motor Panther 2.0 turbo diesel na Argentina, consolidando sua estratégia na América do Sul. O propulsor equipa a picape Ranger e faz parte de um investimento de 660 milhões de dólares na fábrica de General Pacheco. Com essa movimentação, a empresa amplia sua capacidade produtiva e reforça sua presença no mercado de utilitários.
Pontos Principais:
A modernização da fábrica permitiu a implementação de novas tecnologias na produção, elevando a capacidade de fabricação da Ranger. Além do Panther 2.0, a unidade também produz o motor Lion 3.0 V6, uma alternativa voltada para maior potência. Ambos os motores impulsionam a estratégia da Ford na região.
A ampliação da produção impacta diretamente a economia local, aumentando a geração de empregos no setor automotivo argentino. Com uma estrutura renovada, a Ford busca consolidar sua posição no segmento de picapes e ampliar a oferta de motores para outros veículos da marca.
A fábrica da Ford em General Pacheco passou por um processo de modernização, viabilizado por um investimento de 660 milhões de dólares. A atualização envolveu a reestruturação da unidade produtiva, tornando-a um centro estratégico para a fabricação de veículos e motores na América do Sul.
Desse montante, 80 milhões de dólares foram aplicados exclusivamente na reestruturação da área de motores. A modernização incluiu a adoção de processos industriais avançados, alinhados ao conceito de manufatura 4.0. Essa abordagem aumentou a eficiência produtiva e a capacidade de exportação da unidade.
Atualmente, aproximadamente 70% da produção da fábrica é destinada a mercados internacionais. O crescimento da unidade reflete a estratégia da Ford de fortalecer sua presença global e consolidar a Ranger como uma das picapes mais vendidas na América do Sul.
O Panther 2.0 é um motor turbo diesel de quatro cilindros, desenvolvido para equipar a nova geração da Ford Ranger. Ele oferece 170 cavalos de potência e um torque de 40,9 kgfm, priorizando eficiência e consumo reduzido de combustível.
Esse propulsor complementa a linha de motores da Ranger, que também conta com o Lion 3.0 V6. Enquanto o Panther 2.0 é focado na economia de combustível, o Lion 3.0 V6 se destaca pelo desempenho, entregando 250 cavalos e 61 kgfm de torque.
A fabricação do Panther 2.0 na Argentina pode abrir espaço para sua aplicação em outros modelos da marca. Há especulações de que o motor possa equipar a van Transit, ampliando sua utilização dentro da linha de veículos da Ford na América do Sul.
A produção do Panther 2.0 está diretamente ligada ao crescimento da fabricação da Ford Ranger na América do Sul. Em 2024, o modelo se tornou uma das duas picapes mais vendidas da região, e a expectativa é de aumento na produção para atender à demanda.
A fábrica de General Pacheco tem previsão de fabricar 70 mil unidades da Ranger em 2025. Esse número representa um crescimento de 15% em relação ao ano anterior e quase 30% a mais que o primeiro ano de produção da nova geração do modelo.
O crescimento na produção também impacta a economia local, gerando novas oportunidades de emprego na indústria automotiva argentina. A expansão reflete a estratégia da Ford de manter sua competitividade e ampliar sua participação no segmento de picapes.
A Ford implementou na fábrica de motores o conceito de manufatura 4.0, integrando automação, conectividade e sustentabilidade ao processo produtivo. A adoção dessas tecnologias aprimorou a eficiência da linha de montagem e reduziu desperdícios.
A modernização da unidade industrial incluiu a ampliação da área produtiva em 20%. Essa expansão permitiu otimizar a fabricação dos motores, garantindo maior precisão nos processos e aumentando a capacidade de produção da unidade.
Com a adoção dessas tecnologias, a Ford busca aprimorar a qualidade dos produtos e garantir maior competitividade no mercado. A atualização da fábrica reforça a estratégia da empresa de consolidar a produção de motores na América do Sul.
A Ford tem planos ambiciosos para a Ranger e para sua linha de motores na América do Sul. A modernização da fábrica e a produção local do Panther 2.0 fazem parte de uma estratégia para fortalecer a posição da empresa no segmento de picapes.
O principal desafio da Ford é a concorrência direta com a Toyota Hilux, modelo que lidera as vendas na região. Para competir nesse mercado, a montadora aposta na eficiência dos novos motores e na ampliação da produção.
A possível utilização do Panther 2.0 na van Transit reforça a intenção da Ford de expandir o uso desse motor para outros veículos. Com essa estratégia, a empresa pretende aumentar sua presença na região e consolidar sua linha de produtos.
Fonte: Ford.