A Ford Maverick está prestes a receber atualizações no Brasil, seguindo as mudanças já implementadas no modelo vendido nos Estados Unidos. Lançada originalmente em 2021, a picape intermediária da marca passou por uma reestilização focada principalmente no design frontal, no interior e em novas tecnologias. Recentemente, unidades do modelo foram flagradas em testes no Brasil, na cidade de Tatuí (SP), próxima ao centro de desenvolvimento da Ford.
Pontos Principais:
As imagens, divulgadas pelo perfil BF///MS no Instagram, mostram a picape com camuflagem leve, indicando que o modelo brasileiro seguirá as mesmas alterações aplicadas nos EUA. Entre as novidades estão novos faróis em formato de presa, grade redesenhada e novos equipamentos tecnológicos. A versão híbrida, que já é comercializada no Brasil, poderá contar com tração integral na linha 2025.
A Ford já confirmou que pretende lançar 10 novos modelos no Brasil em 2025, e a Maverick reestilizada deve ser um desses lançamentos. Atualmente importada do México, a picape tem um posicionamento intermediário no mercado, disputando espaço com modelos como a Fiat Toro e a Chevrolet Montana. Com as atualizações, a marca busca manter sua relevância no segmento.
A principal modificação estética da Maverick 2025 está na parte frontal. Os faróis agora apresentam um novo recorte na parte inferior, adotando um formato semelhante a um bumerangue. A grade foi redesenhada e agora conta com aletas verticais. Essas mudanças buscam alinhar o modelo ao padrão de identidade visual da marca.
O para-choque dianteiro também recebeu atualizações, incluindo novos detalhes na parte inferior. Na lateral, as rodas foram renovadas, enquanto a traseira manteve o mesmo desenho da geração anterior. Essas mudanças visam diferenciar a nova versão do modelo anterior sem alterar significativamente sua estrutura.
Nos Estados Unidos, a Ford Maverick é vendida nas versões XL, XLT, Lariat e Tremor. Há ainda a expectativa da chegada de uma nova versão esportiva ST, que deve estrear nos próximos meses. Essa versão pode trazer um visual diferenciado e aprimoramentos mecânicos, ampliando o leque de opções da picape.
A cabine da Maverick 2025 recebeu atualizações para acompanhar as mudanças externas. O destaque principal fica para a nova central multimídia de 13,2 polegadas, compatível com Apple CarPlay e Android Auto sem fio. Esse sistema é complementado por uma câmera 360° e um modem 5G integrado, que permite a realização de atualizações remotas.
Além da nova tela, a Maverick recebeu ajustes no acabamento interno, com novas padronagens e materiais. A Ford não detalhou todas as mudanças na cabine, mas os primeiros flagras indicam uma melhoria no nível de sofisticação e conectividade do modelo.
A inclusão de internet 5G e a câmera de visão 360° são diferenciais importantes para a picape, ampliando sua capacidade tecnológica. Esses recursos tornam a Maverick mais competitiva frente a concorrentes diretos que já contam com tecnologias similares.
A Ford Maverick mantém as opções de motorização já conhecidas, com um motor 2.0 turbo EcoBoost e um 2.5 híbrido. No modelo híbrido, o motor a combustão de ciclo Atkinson trabalha em conjunto com um motor elétrico para entregar 193 cv de potência combinada e 28,5 kgfm de torque. Esse conjunto é acoplado a uma transmissão automática continuamente variável (CVT).
Já na versão equipada com motor 2.0 turbo EcoBoost, o modelo conta com injeção direta e entrega 253 cv de potência e 38,7 kgfm de torque. A transmissão, nesse caso, é automática de oito marchas, e a tração é integral. Essa configuração é voltada para consumidores que buscam maior desempenho e capacidade off-road.
A grande novidade na linha 2025 é a introdução da tração 4WD para a versão híbrida, algo inédito até então. Nos Estados Unidos, essa configuração já está disponível, melhorando as capacidades de reboque e carga útil da picape. Essa mudança pode atrair novos compradores interessados na eficiência do motor híbrido, mas que precisam de maior tração em diferentes tipos de terrenos.
A Ford Maverick sempre se destacou por oferecer uma boa capacidade de carga dentro de seu segmento. Na versão híbrida com tração integral, a capacidade de carga é de 635 kg, enquanto a versão 4×2 pode transportar até 680 kg. A capacidade de reboque na versão 4WD é de 1.814 kg, tornando a picape mais versátil para o transporte de cargas e reboques médios.
Esses números posicionam a Maverick como uma opção intermediária para quem busca uma picape compacta, mas com capacidades próximas às de modelos maiores. Isso pode torná-la atrativa para um público que precisa de uma picape funcional para o dia a dia e viagens de trabalho.
A motorização híbrida também oferece uma vantagem em consumo de combustível, principalmente para quem utiliza a picape em ambiente urbano. O equilíbrio entre eficiência energética e capacidade de carga pode ser um fator decisivo para consumidores que precisam de versatilidade.
Atualmente, a Ford Maverick é vendida no Brasil em duas versões:
Com a chegada da linha 2025, a Ford pode realizar ajustes nos preços e incluir novas versões. Nos EUA, a marca oferece um maior número de configurações, como a versão Tremor, voltada para off-road, e a aguardada versão ST, de caráter esportivo. Caso essas versões cheguem ao Brasil, a Maverick poderá ganhar mais opções para públicos distintos.
A produção da Maverick ocorre no México, o que facilita sua importação para o Brasil sem incidência de altas taxas alfandegárias. Isso pode contribuir para que os preços se mantenham competitivos dentro do segmento, mesmo com as novas atualizações.
A Ford ainda não confirmou a data exata de lançamento da Maverick 2025 no Brasil, mas a expectativa é que o modelo chegue ao mercado ainda este ano. Como a picape já circula em testes no país, sua estreia pode ocorrer nos próximos meses.
Nos Estados Unidos, a linha 2025 da Maverick foi apresentada em julho do ano passado e já está disponível para compra. No Brasil, a chegada do modelo dependerá do calendário de lançamentos da marca e da demanda do mercado.
Com as novas atualizações, a Ford busca manter a Maverick competitiva no segmento de picapes intermediárias. A inclusão de novas tecnologias, o aprimoramento no design e a possibilidade de tração integral na versão híbrida são fatores que podem impulsionar as vendas do modelo no país.
Fonte: Terra, AutoEsporte e Motor1.