O Latin NCAP, Programa de Avaliação de Veículos Novos para a América Latina e o Caribe, divulgou os resultados de mais uma rodada de testes de segurança automotiva. Dessa vez, os modelos avaliados foram duas picapes médias: Ford Ranger e Volkswagen Amarok. Os resultados demonstraram diferenças significativas na segurança ativa e passiva entre os veículos.
A Ford Ranger conquistou a classificação máxima de cinco estrelas, enquanto a Volkswagen Amarok obteve três estrelas. Os testes analisaram critérios como segurança para ocupantes adultos e infantis, proteção para pedestres e assistência à segurança. Ambos os modelos foram fabricados na Argentina e oferecem um conjunto básico de itens de segurança exigidos por lei.
A Ford Ranger recebeu cinco estrelas nos testes do Latin NCAP. O modelo alcançou 93,11% em proteção para ocupantes adultos, 89,80% para ocupantes infantis, 74,77% para proteção de pedestres e 92,01% em assistência à segurança. Esses índices foram atribuídos graças à estabilidade estrutural e aos sistemas de segurança ativa e passiva.
Nos testes de impacto frontal, lateral e contra poste, a estrutura da Ranger se manteve estável, com boa proteção para as áreas críticas do corpo, como tórax e cabeça. A proteção para pedestres foi considerada majoritariamente boa, embora a borda dianteira do capô tenha apresentado resultados abaixo do esperado.
O modelo oferece sete airbags de série, incluindo um para os joelhos do motorista, além de controles eletrônicos de estabilidade e frenagem autônoma de emergência (AEB). Outras tecnologias disponíveis incluem o sistema de alerta de saída de faixa com correção no volante, que contribuem para a alta pontuação obtida no quesito assistência à segurança.
A Volkswagen Amarok, reestilizada em 2024, recebeu três estrelas nos testes de segurança do Latin NCAP. O modelo obteve 80,87% em proteção para ocupantes adultos, 87,08% para ocupantes infantis, 62,18% para proteção de pedestres e 66,28% em assistência à segurança. Apesar de oferecer uma estrutura estável, o desempenho geral ficou comprometido pela ausência de sistemas de segurança ativa mais avançados.
Nos impactos frontal e lateral, a Amarok apresentou boa proteção para a maioria das áreas do corpo, mas a proteção para o tórax do motorista foi avaliada como marginal. O modelo é equipado com seis airbags de série e controle eletrônico de estabilidade, mas não possui sistemas de frenagem ativa.
Embora tenha incorporado o alerta de colisão frontal e o aviso de saída de faixa, esses recursos não possuem intervenção ativa, limitando sua eficácia. O Latin NCAP ressaltou que o modelo poderia ter alcançado uma pontuação maior com a inclusão de tecnologias adicionais de segurança ativa.
Os dois modelos compartilham algumas semelhanças, como a fabricação na Argentina e itens de segurança obrigatórios, mas se diferenciam em termos de desempenho nos testes e nos recursos oferecidos. A seguir, os principais pontos comparativos entre as duas picapes:
A Ranger se destaca pela inclusão de sistemas como a frenagem autônoma de emergência, enquanto a Amarok apresenta limitações nesse aspecto. Ambas as picapes mantiveram estruturas estáveis durante os testes, mas a Ranger demonstrou melhor desempenho geral em proteção e tecnologia.
Os resultados do Latin NCAP reforçam a importância da inclusão de tecnologias avançadas de segurança nos veículos disponíveis no mercado da América Latina. Enquanto a Ford Ranger demonstra maior comprometimento com a segurança ativa e passiva, a Volkswagen Amarok apresenta um desempenho limitado pela ausência de sistemas mais modernos.
Os consumidores devem considerar as classificações de segurança ao tomar decisões de compra, especialmente em veículos destinados a aplicações urbanas e rurais. As diferenças entre os dois modelos destacam a necessidade de padrões de segurança mais equitativos entre mercados globais e regionais.
Fonte: LatinNcap, Motor1, CNN e AutoEsporte.