GM encerra operação de táxis autônomos Cruise

A Cruise, fundada com o objetivo de revolucionar o transporte com veículos totalmente autônomos, recebeu mais de US$ 10 bilhões em investimentos desde 2016. Entretanto, a operação sofreu com desafios financeiros e questões legais, incluindo um acidente em 2023 que feriu um pedestre. Após o incidente, a empresa demitiu altos executivos e reduziu em 25% sua força de trabalho.
Publicado por Alan Corrêa em Negócios dia 21/12/2024

A General Motors decidiu interromper os investimentos na Cruise, sua subsidiária de táxis autônomos, após investir US$ 10 bilhões desde 2016. Problemas legais, custos elevados e forte concorrência levaram à decisão. A operação será integrada ao setor de assistência ao motorista da GM.

Resumo dos pontos principais:

Pontos Principais:

  • A GM encerra os investimentos na Cruise, focando em tecnologia de assistência ao motorista.
  • Decisão ocorre após US$ 10 bilhões investidos e desafios legais enfrentados pela Cruise.
  • O mercado de táxis autônomos segue dominado por Waymo, Tesla e Baidu.
  • A reestruturação global da GM busca reduzir custos e reorganizar operações.

A General Motors anunciou o fim de sua operação de táxis autônomos Cruise, redirecionando esforços para tecnologias avançadas de assistência ao motorista. A decisão ocorre em meio à necessidade de corte de custos e ao aumento da competitividade no setor. A empresa busca ajustar estratégias para enfrentar desafios globais.

A General Motors decidiu encerrar os investimentos na Cruise, subsidiária de táxis autônomos, após desafios financeiros e competitividade intensa no setor. O foco será tecnologia assistiva.
A General Motors decidiu encerrar os investimentos na Cruise, subsidiária de táxis autônomos, após desafios financeiros e competitividade intensa no setor. O foco será tecnologia assistiva.

Desde 2016, a GM destinou US$ 10 bilhões à Cruise, mas enfrentou dificuldades no avanço da tecnologia e problemas legais. Em 2023, um acidente com um pedestre intensificou a pressão sobre a subsidiária, resultando na demissão de executivos e corte de 25% do quadro de funcionários.

A reestruturação inclui o cancelamento do projeto Origin, que previa veículos sem controles humanos, como volante e pedais. O foco agora está na integração da Cruise ao setor de tecnologias assistivas, alinhando-se à nova visão da GM.

No mercado global, a GM também enfrenta desafios, incluindo prejuízos significativos na joint venture com a Saic na China. A empresa anunciou cortes de postos de trabalho e fechamento de fábricas para reduzir os impactos financeiros.

Enquanto isso, concorrentes como Waymo e Tesla continuam expandindo suas operações em táxis autônomos. A Waymo, por exemplo, ampliou serviços para Miami, enquanto a Tesla aposta na inovação e no apoio governamental para liderar o setor.

Fonte: G1 e TheVerge.