Google Assistant está no Fiat Pulse

Depois de uma estreia com enorme sucesso no BBB21, o Fiat Pulse continua surpreendendo os amantes de carro e de tecnologia. O Modelo será o primeiro a utilizar recursos do Google Assistant na sua plataforma de serviços de conectividade. A montadora italiana teve uma grande audiência no lançamento do seu mais novo SUV, deixando inclusive que o público da audiência do programa escolhesse o nome do modelo, mais de 65% dos 380 mil votantes escolheram “Pulse”. O lançamento está previsto pata setembro de 2021.
Publicado em Carros dia 25/08/2021 por Alan Corrêa

Depois de uma estreia com enorme sucesso no BBB21, o Fiat Pulse continua surpreendendo os amantes de carro e de tecnologia. O Modelo será o primeiro a utilizar recursos do Google Assistant na sua plataforma de serviços de conectividade.

A montadora italiana teve uma grande audiência no lançamento do seu mais novo SUV, deixando inclusive que o público da audiência do programa escolhesse o nome do modelo, mais de 65% dos 380 mil votantes escolheram “Pulse”. O lançamento está previsto pata setembro de 2021.

Uma forma de lançamento inédita

Não cabe dúvida que a fabricante italiana acertou em cheio no lançamento do seu mais novo SUV, o Pulse, quando uniu este acontecimento a um dos programas mais assistidos do Brasil.

Ao longo das disputas do BBB21 a Fiat foi revelando detalhes do modelo, deixando o público com água na boa para conhecer o SUV ítalo-brasileiro. Uma websérie de 5 capítulos levando o consumidor para dentro da fábrica também foi uma grande sacada da marca.

Um SUV inovador em todos os aspectos

A sua propaganda e divulgação não foram os únicos aspectos de inovação, longe disso! O modelo conta com uma personalidade própria em seu design interno, deixando claro que um dos seus principais pilares é a inovação e conectividade.

Assim, o Fiat Pulse será um dos modelos mais conectados com os serviços da marca, o Fiat Connect////Me. Com esse serviço o cliente conta com mais conveniência, assistência e controle, sem falar na segurança que esse sistema coloca na palma da mão do motorista.

Recursos avançados de assistência

O Fiat Pulse conta com recursos avançados de assistência e Assistentes Virtuais. Trata-se de uma oferta única no mercado automotivo, grande diferencial entre os seus concorrentes já que vivemos num mundo cada vez mais conectado. Será a estreia da assistente do Google (Google Assistant) e também da Amazon Alexa.

Esses assistentes virtuais permitem que o veículo receba comandos de voz à distância, de dentro de casa por exemplo, realizando as operações sem a necessidade de sequer encostar na chave ou se aproximar do veículo, como por exemplo abrir ou fechar os vidros ou as portas, acender as luzes, acionar a buzina, dar partida no motor e ligar o ar condicionado.

Também é possível consultar nível de combustível, status do óleo e do motor, quilometragem total e autonomia, hodômetro e prazo até a próxima revisão, sem precisar ligar o veículo nem se aproximar dele.

“Sem dúvida alguma, o Pulse vai ajudar a democratizar o acesso aos serviços conectados para os clientes dentro da linha Fiat. Por meio de uma ampla gama de recursos e funcionalidades, estaremos cada vez mais próximos dos consumidores oferecendo soluções inovadoras que facilitem o dia a dia das pessoas”, disse Herlander Zola, diretor do Brand Fiat para a América do Sul e Operações Comerciais Brasil.

Sistema de navegação privilegiado

As assistentes virtuais tornam o sistema de navegação do veículo privilegiado. O sistema de mapa mostra informações do trânsito em tempo real, usando a localização do veículo como referência.

O mapa pode ser apresentado em 2D ou 3D, tem uma interface bastante intuitiva, com botões de acesso rápido para alterar as configurações ou rotas de modo fácil e sem tirar a atenção do motorista por mais que alguns instantes.

Mas isso não é tudo. A grande novidade é que esse sistema de navegação está vinculado aos demais sistemas do veículo, de modo que ao ser colocada uma rota, o sistema fará o cálculo da autonomia de acordo com o nível combustível, indicando eventualmente a necessidade de abastecimento ao longo do percurso.

Esse avançado e privilegiado sistema de navegação conta com uma central multimídia de última geração, instalada numa tela flutuante de 10,1 polegadas, na horizontal e levemente direcionada para o motorista.

Segurança e Emergência via assistente virtual

Outro grande avanço com as assistentes virtuais é a possibilidade desse sistema de acionar recursos de Segurança e Emergência. Por exemplo, em caso de alguém no veículo passar mal, será possível utilizar a assistente virtual para contatar o call center da marca e solicitar ajuda médica.

Em caso de acidente onde os airbags sejam acionados, o próprio sistema fará essa chamada de forma automática e sem a necessidade de interação dos ocupantes. O call center receberá as coordenadas de GPS e poderá enviar ajuda.

Além disso, esse sistema tão conectado permite que o veículo seja rastreado em caso de roubo ou furto, reboque não autorizado, e outros alertas que o proprietário poderá configurar, como por exemplo a determinação de um certo limite de velocidade, perímetro ou horário, de modo que esteja sempre no controle do veículo.