A administração do ex-presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, determinou a suspensão do programa nacional de carregadores elétricos, conhecido como National Electric Vehicle Infrastructure (NEVI). A decisão foi comunicada por meio de um memorando da Administração Federal de Rodovias (FHWA), que ordenou a paralisação de qualquer plano aprovado durante o governo de Joe Biden até que novas diretrizes sejam estabelecidas.
Pontos Principais:
A medida impacta diretamente a expansão da infraestrutura de veículos elétricos nos Estados Unidos. O programa NEVI foi criado como parte da Lei de Infraestrutura Bipartidária, com um orçamento de US$ 5 bilhões para subsidiar a instalação de carregadores rápidos ao longo das rodovias. Até o momento, foram investidos mais de US$ 2 bilhões, mas a maior parte desses recursos ainda não foi utilizada.
A suspensão foi justificada pelo governo Trump como uma necessidade de revisão do programa. Durante sua campanha presidencial de 2024, Trump fez críticas ao projeto, alegando que os custos e o número de estações de carregamento não condiziam com os dados apresentados. No entanto, reportagens do The Washington Post apontam que essas informações não refletem a realidade do programa.
A paralisação do programa afeta diretamente estados e empresas que estavam planejando expandir suas redes de carregamento de veículos elétricos. Estados que já firmaram contratos poderão seguir com os projetos, mas aqueles que ainda estavam em fase de planejamento enfrentarão atrasos indefinidos.
O programa NEVI tinha como objetivo preencher lacunas na infraestrutura de carregamento, facilitando a adoção de veículos elétricos no país. Até agora, foram construídas 55 estações de carregamento, mas muitas outras ainda estavam em fase de desenvolvimento.
Com a decisão, empresas do setor também podem ser impactadas. A Tesla, por exemplo, já garantiu US$ 31 milhões em contratos finalizados, o que a protege de possíveis efeitos negativos da suspensão. Outras empresas que ainda não assinaram contratos podem enfrentar dificuldades para dar continuidade aos seus projetos.
A legalidade da suspensão do programa foi contestada por especialistas. Loren McDonald, analista-chefe da Paren, afirmou ao portal Engadget que a FHWA pode não ter autoridade para tomar essa decisão unilateralmente. O caso pode resultar em desafios judiciais por parte de estados afetados.
Ryan Gallentine, da Advanced Energy United, afirmou que os estados não são obrigados a interromper os projetos apenas com base no anúncio do governo federal. Ele encorajou os estados a manterem suas iniciativas até que haja uma decisão definitiva sobre o programa.
A expectativa é que governos estaduais contrários à decisão entrem com ações na Justiça para reverter a suspensão. Caso o impasse se prolongue, a implementação da infraestrutura de carregadores elétricos pode sofrer atrasos significativos.
A suspensão do programa NEVI faz parte de uma série de medidas da administração Trump que alteram políticas voltadas para veículos elétricos e sustentabilidade. Uma das primeiras ações do ex-presidente foi revogar a meta de conversão de 50% da frota nacional para veículos elétricos até 2030, estabelecida durante o governo Biden.
Além da interrupção dos investimentos na infraestrutura de carregamento, o governo Trump também avalia eliminar o crédito fiscal federal para a compra de veículos elétricos. Essa mudança poderia impactar diretamente fabricantes e consumidores, reduzindo incentivos para a adoção dessa tecnologia.
As decisões da administração Trump em relação ao setor de veículos elétricos geram incertezas no mercado. Fabricantes e consumidores aguardam novas diretrizes sobre o futuro dos incentivos e da infraestrutura, enquanto os estados avaliam como seguir com seus planos dentro das novas condições estabelecidas pelo governo federal.
A suspensão do programa NEVI pode ter efeitos de longo prazo na expansão dos veículos elétricos nos Estados Unidos. Sem a garantia de uma infraestrutura de carregamento robusta, consumidores podem se sentir desestimulados a adotar essa tecnologia, afetando o crescimento do setor.
Governos estaduais que discordam da decisão podem buscar alternativas para financiar a instalação de carregadores, utilizando recursos próprios ou buscando parcerias privadas. Algumas empresas do setor também podem investir na ampliação das redes de carregamento sem depender exclusivamente de subsídios federais.
A disputa em torno do programa NEVI deve seguir para os tribunais e para o Congresso, onde parlamentares poderão discutir possíveis soluções para manter o projeto ativo ou reformulá-lo conforme as diretrizes da nova administração. Enquanto isso, a incerteza pode atrasar o desenvolvimento da infraestrutura necessária para a transição energética nos Estados Unidos.