GP da Áustria de F1: Como o Sistema de Redução de Arrasto Ajudou Max Verstappen no Red Bull Racing

No GP da Áustria, a Red Bull de Max Verstappen mostrou eficiência aerodinâmica superior, especialmente no uso do DRS. A vantagem sobre a McLaren de Lando Norris foi mínima, apenas 0,093 segundos, destacando a competitividade entre as equipes.
Publicado em Notícias dia 29/06/2024 por Alan Corrêa

A classificação de sprint do GP da Áustria evidenciou a superioridade aerodinâmica da Red Bull de Max Verstappen. A pequena margem de 0,093 segundos sobre a McLaren de Lando Norris mostrou como a competitividade está alta nesta temporada. A Red Bull conseguiu essa vantagem graças ao uso estratégico do DRS em um circuito que favorece a eficiência aerodinâmica.

No setor 1, Verstappen foi ligeiramente mais rápido que Norris, aproveitando a configuração do carro que permite maior downforce nas curvas lentas. Já no setor 2, Norris se destacou devido à menor angulação da asa traseira de sua McLaren, o que proporcionou uma velocidade maior nas retas curtas. Porém, no setor 3, Verstappen recuperou a vantagem, especialmente na saída da curva 7, onde sua velocidade foi superior.

A análise das voltas pelo GPS revelou que a McLaren tem vantagem no início das retas, mas a Red Bull domina as zonas de DRS. Isso ocorre porque a pista da Áustria tem uma porcentagem significativa de sua extensão dedicada ao uso do DRS, mais do que em outros circuitos como Barcelona. Essa configuração permitiu à Red Bull usar uma asa traseira maior, aumentando a eficiência nas curvas sem perder muito nas retas.

Oscar Piastri, na outra McLaren, também teve um bom desempenho, ficando apenas alguns décimos atrás de Norris. Ele teve uma volta complicada na curva 3, mas foi competitivo nos pneus médios no SQ2. Sergio Perez, companheiro de equipe de Verstappen, enfrentou dificuldades ao ficar preso atrás de Esteban Ocon durante sua volta de aquecimento no SQ3, o que o fez perder tempo significativo.

A Mercedes teve uma sessão desafiadora, com George Russell qualificando-se em quarto lugar, mais de 0,35 segundos atrás de Verstappen. Russell enfrentou problemas de aderência nas curvas de baixa velocidade, enquanto Lewis Hamilton, prejudicado por danos no assoalho do carro, conseguiu superar Russell nos setores 1 e 3.

A Ferrari também teve um desempenho abaixo do esperado, com Carlos Sainz se qualificando em quinto e Charles Leclerc enfrentando problemas no motor, o que o impediu de completar uma volta de classificação. A equipe italiana teve dificuldades com os pneus macios, perdendo tempo significativo em comparação com os concorrentes.

A vantagem da Red Bull na Áustria destaca a importância da eficiência aerodinâmica e do uso estratégico do DRS em circuitos que favorecem essas características. A disputa acirrada entre Verstappen e Norris reflete a alta competitividade desta temporada, onde pequenas margens podem fazer toda a diferença.

Fonte: Autogear.