Pensando em um SUV compacto usado? O Ford EcoSport Freestyle 1.6 2013 é prático para a cidade e trechos leves de terra, mas atenção ao consumo e manutenção. Problemas na suspensão e embreagem são comuns. Verifique histórico, teste o carro e avalie desgastes antes de fechar negócio.
O Ford EcoSport Freestyle 1.6 2013 consolidou seu espaço no mercado brasileiro como um dos SUVs compactos mais acessíveis e versáteis da época. Ideal para quem busca um veículo com posição elevada de dirigir, boa capacidade para encarar trechos urbanos e algumas estradas de terra, ele ainda se destaca por recursos como direção elétrica, freios ABS e controle de subida. Com motor flex de até 115 cv, é uma boa escolha para deslocamentos diários e viagens curtas. No entanto, seu consumo elevado para um motor 1.6 e o espaço interno limitado no banco traseiro podem desagradar famílias maiores ou motoristas mais exigentes.
Pontos Principais:
- Motor flex 1.6 com até 115 cv e câmbio manual de 5 marchas.
- Consumo considerado elevado para o porte do carro.
- Boa posição de dirigir e recursos como freios ABS e controle de subida.
- Histórico de problemas em itens como suspensão e embreagem.
Entre os principais defeitos relatados por proprietários estão falhas no sistema de embreagem, desgaste precoce de itens da suspensão e problemas com sensores, como o de temperatura. Por outro lado, o EcoSport Freestyle compensa com um design robusto, manutenção relativamente acessível e peças fáceis de encontrar. É importante lembrar que o acabamento interno, composto em grande parte por plástico rígido, pode apresentar desgastes visíveis em modelos mais rodados. O porta-malas, com 362 litros, é suficiente para o básico, mas está longe de ser espaçoso.
O Ford EcoSport Freestyle 1.6 2013 é um SUV compacto muito procurado no mercado de usados. É indicado para quem busca um veículo versátil e prático para o uso diário e viagens curtas.
Para quem planeja comprar este modelo usado, é essencial verificar o histórico de manutenção e dar atenção especial à suspensão, pois o carro é conhecido por encarar pisos irregulares com frequência. Inspecione também o funcionamento do ar-condicionado e possíveis ruídos vindos do motor ou do câmbio, especialmente em veículos com alta quilometragem. Optar por modelos bem cuidados, com manutenções registradas e revisões realizadas em concessionárias ou mecânicos de confiança, pode evitar dores de cabeça. Teste o veículo antes de fechar negócio e negocie, se necessário, a inclusão de serviços como alinhamento ou troca de peças desgastadas.
Desempenho, motor e potência
Motor 1.6 flex com 110 cv (G) ou 115 cv (A). Faz 0 a 100 km/h em 12,4 s e alcança velocidade máxima de 180 km/h. Potente e eficiente para uso urbano e rodoviário.
O desempenho é um ponto de destaque. Equipado com um motor de 1.6 litros, quatro cilindros em linha, com aspiração natural e comando de válvulas duplo no cabeçote, este modelo oferece uma potência máxima de 110 cv (gasolina) ou 115 cv (álcool) a 6.000 rpm. O torque é de 15,7 kgfm (gasolina) ou 15,9 kgfm (álcool) a 4.750 rpm.
Com uma transmissão manual de 5 marchas e tração dianteira, o veículo atinge uma velocidade máxima de 180 km/h e acelera de 0 a 100 km/h em 12,4 segundos. A plataforma utilizada é a b-car, garantindo boa estabilidade e dirigibilidade no segmento.
Este modelo apresenta uma relação peso/potência de 10,81 kg/cv, o que contribui para um desempenho equilibrado tanto em ambientes urbanos quanto rodoviários, ideal para o porte compacto do veículo.
Consumo e autonomia
Consumo de até 11,8 km/l (G), tanque de 52 litros. Autonomia máxima: 426 km (A) e 614 km (G). Prático e econômico para viagens e uso diário.
O consumo de combustível é eficiente para a categoria. No ciclo urbano, registra 7 km/l com álcool e 10,2 km/l com gasolina. Já no rodoviário, alcança 8,2 km/l (álcool) e 11,8 km/l (gasolina).
A autonomia no tanque de 52 litros reflete essa eficiência, possibilitando 364 km em áreas urbanas e até 530 km com gasolina em rodovias. Com álcool, a autonomia é de 426 km em estradas, reforçando sua viabilidade para viagens de média distância.
Interior
Transmissão manual de 5 marchas, tração dianteira e direção elétrica. Fácil de dirigir, combina suavidade e controle, ideal para trânsito urbano e estradas.
O interior é bem pensado para oferecer conforto e praticidade. Com capacidade para cinco ocupantes, possui bancos revestidos em tecido de qualidade e espaço interno suficiente para acomodar passageiros com conforto. O porta-malas oferece 362 litros, ideal para bagagens ou compras do dia a dia.
Interior confortável para 5 pessoas, com ar-condicionado e direção elétrica. Alta segurança com controle de estabilidade e freios ABS.
Entre os itens de conforto, destacam-se ar-condicionado, direção assistida elétrica, controle elétrico dos vidros e dos retrovisores, e ajuste de altura para o banco do motorista. O volante multifuncional possui ajustes de altura e profundidade, contribuindo para uma posição de direção ergonômica.
Porta-malas de 362 litros, carga útil de 433 kg. Espaço ideal para bagagens e compras, com banco traseiro bipartido para maior versatilidade.
A carga útil é de 433 kg, atendendo às necessidades de um uso urbano e viagens familiares. O banco traseiro bipartido e rebatível adiciona versatilidade ao espaço, permitindo o transporte de itens maiores quando necessário.
Medidas
Comprimento: 4.241 mm. Largura: 1.785 mm. Altura: 1.696 mm. Distância entre-eixos: 2.521 mm. Compacto e bem dimensionado para manobras.
O modelo apresenta dimensões compactas e robustas. Com comprimento de 4.241 mm, largura de 1.785 mm, altura de 1.696 mm e uma distância entre-eixos de 2.521 mm, oferece boa estabilidade e facilidade de manobra. A altura mínima do solo é de 200 mm, garantindo segurança em terrenos irregulares.
A suspensão dianteira independente tipo McPherson, com molas helicoidais, e a traseira com eixo de torção, também com molas helicoidais, oferecem um equilíbrio adequado entre conforto e firmeza.
Os freios dianteiros são a disco ventilado, enquanto os traseiros utilizam tambor. A direção é elétrica, com um diâmetro de giro de 10,65 metros, assegurando boa dirigibilidade em ambientes urbanos. Os pneus são 205/60 r16, tanto na dianteira quanto na traseira, incluindo o estepe, com altura do flanco de 123 mm.
Preços aproximados do Ford Ecosport 2013
- Ford Ecosport Titanium 1.6 16v Flex 5p 2013 – Preço aproximado: R$ 50 mil
- Ford Ecosport Titanium 2.0 16v Flex 5p 2013 – Preço aproximado: R$ 50 mil
- Ford Ecosport S 1.6 16v Flex 5p 2013 – Preço aproximado: R$ 51 mil
- Ford Ecosport Freestyle 2.0 16v Flex 5p 2013 – Preço aproximado: R$ 51 mil
- Ford Ecosport SE 1.6 16v Flex 5p Mec. 2013 – Preço aproximado: R$ 51 mil
- Ford Ecosport SE 2.0 16v Flex 5p Aut. 2013 – Preço aproximado: R$ 51 mil
- Ford Ecosport Titanium 2.0 16v Flex 5p Aut. 2013 – Preço aproximado: R$ 52 mil
- Ford Ecosport Freestyle 1.6 16v Flex 5p 2013 – Preço aproximado: R$ 52 mil
- Ford Ecosport Freestyle 2.0 16v 4wd Flex 5p 2013 – Preço aproximado: R$ 54 mil
Ficha Técnica do Ford Ecosport Freestyle 1.6 2013
Problemas comuns incluem desgaste precoce da suspensão e falhas na embreagem. Avaliar esses itens é essencial antes de concluir a compra de um usado.
Geral
- Ano: 2013
- Propulsão: Combustão
- Combustível: Flex (álcool/gasolina)
- Configuração: SUV
- Porte: Compacto
- Lugares: 5
- Portas: 4
- Geração: 2
- Plataforma: B-Car
Motor
- Instalação: Dianteiro
- Aspiração: Natural
- Disposição: Transversal
- Alimentação: Injeção multiponto
- Cilindros: 4 em linha
- Comando de válvulas: Duplo no cabeçote
- Cilindrada unitária: 399 cm³
- Válvulas por cilindro: 4
- Diâmetro do cilindro: 79 mm
- Razão de compressão: 11:1
- Curso do pistão: 81,4 mm
- Deslocamento: 1596 cm³
- Potência máxima: 115 cv (A) / 110 cv (G) a 6000 rpm
- Código do motor: Sigma
- Torque máximo: 15,9 kgfm (A) / 15,7 kgfm (G) a 4750 rpm
- Peso/potência: 10,81 kg/cv
- Torque específico: 10,0 kgfm/litro
- Peso/torque: 78,2 kg/kgfm
- Potência específica: 72,1 cv/litro
- Viscosidade do óleo: 5W-30
Transmissão
- Tração: Dianteira
- Câmbio: Manual de 5 marchas
- Acoplamento: Embreagem monodisco a seco
Suspensão
- Dianteira: Independente, McPherson
- Elemento elástico dianteiro: Mola helicoidal
- Traseira: Eixo de torção
- Elemento elástico traseiro: Mola helicoidal
Freios
- Dianteiros: Disco ventilado
- Traseiros: Tambor
Direção
- Assistência: Elétrica
- Diâmetro de giro: 10,65 m
Pneus
- Dianteiros: 205/60 R16
- Traseiros: 205/60 R16
- Estepe: 205/60 R16
Dimensões
- Comprimento: 4241 mm
- Largura: 1785 mm
- Distância entre-eixos: 2521 mm
- Altura: 1696 mm
- Bitola dianteira: 1524 mm
- Bitola traseira: 1538 mm
- Porta-malas: 362 litros
- Tanque de combustível: 52 litros
- Peso: 1243 kg
- Carga útil: 433 kg
- Ângulo de entrada: 25,5 graus
- Ângulo de saída: 31,5 graus
- Altura mínima do solo: 200 mm
Desempenho
- Velocidade máxima: 180 km/h
- Aceleração 0-100 km/h: 12,4 s
Consumo
- Urbano: 7 km/l (A) / 10,2 km/l (G)
- Rodoviário: 8,2 km/l (A) / 11,8 km/l (G)
Autonomia
- Urbana: 364 km (A)
- Rodoviária: 426 km (A) / 614 km (G)
Equipamentos do Ford Ecosport Freestyle 1.6 2013
Seu acabamento interno, com plásticos rígidos, pode mostrar sinais de desgaste. O funcionamento do ar-condicionado também deve ser testado com atenção.
Segurança
- Freios ABS
- Airbags frontais
- Airbags laterais (opcional)
- Airbags de cortina (opcional)
- Alarme antifurto perimétrico
- Alarme antifurto volumétrico
- Cintos de três pontos para todos os ocupantes
- Encosto de cabeça para todos os ocupantes
- Controle de estabilidade
- Controle de tração
- Faróis de neblina
- Limpador e lavador do vidro traseiro
- Repetidores laterais das luzes de direção
- Travamento central das portas
- Desembaçador do vidro traseiro
- ISOFIX para fixação de cadeira infantil
- Assistente de partida em rampa
- Sensores de estacionamento traseiro
Conforto
- Ar-condicionado
- Zonas de ar-condicionado: 1
- Ar quente
- Direção assistida
- Banco do motorista com ajuste de altura
- Apoio de braço para o motorista
- Ajuste do volante em altura
- Ajuste do volante em profundidade
- Cintos de segurança com ajuste de altura
- Bancos revestidos em couro (opcional)
- Controle elétrico dos vidros dianteiros
- Controle elétrico dos vidros traseiros
- Ajuste elétrico dos retrovisores
- Rodas de liga leve
- Banco traseiro bipartido
- Banco traseiro rebatível
- Destravamento interno/remoto do porta-malas
- Luz no porta-malas
- Luz de teto traseira
- Comando interno da tampa de abastecimento
- Porta-luvas climatizado
Entretenimento
- Rádio
- CD player
- Conexão USB
- Conexão Bluetooth
- Volante multifuncional
- Computador de bordo
- Conta-giros
Fonte: Webmotors, Icarros, Autossegredos, Motor1 e Media.