Guia de Usados: Fiat Punto T-Jet usado tem esportividade à moda antiga e desempenho turbo em alta

O Fiat Punto T-Jet, lançado em 2009, traz um motor turbo com 152 cv, oferecendo uma dirigibilidade esportiva e divertida. Embora já fora de linha, o modelo tem sido redescoberto no mercado de usados, conquistando admiradores por sua combinação de desempenho e conforto.
Publicado em Usados dia 10/09/2024 por Alan Corrêa

O Fiat Punto T-Jet, lançado em 2009, trouxe de volta uma categoria quase esquecida no mercado brasileiro: os hatches esportivos com desempenho real além da aparência. Seu motor 1.4 turbo de 152 cavalos e 21,1 mkgf de torque, associado a um câmbio manual de cinco marchas, foi um dos primeiros a introduzir o conceito de downsizing no Brasil.

O T-Jet não possuía injeção direta ou comando variável, como seus concorrentes mais recentes, mas ainda assim se destacou pela sua capacidade de proporcionar uma experiência de condução animada.

O Fiat Punto T-Jet 1.4 Turbo tem motor 1.4 turbo com 152 cv, torque de 21,1 kgfm, acelera de 0 a 100 km/h em 8,3 segundos e usa combustível gasolina.
O Fiat Punto T-Jet 1.4 Turbo tem motor 1.4 turbo com 152 cv, torque de 21,1 kgfm, acelera de 0 a 100 km/h em 8,3 segundos e usa combustível gasolina.

Em 2012, o modelo passou por um facelift que trouxe alterações visuais importantes. A nova versão adotou para-choques mais largos, grades com desenho em colmeia e saídas de escape duplas. A suspensão foi ajustada para garantir mais firmeza nas curvas, mas sem comprometer o conforto em estradas irregulares, o que ajudou a manter o modelo como uma escolha equilibrada para quem queria desempenho sem abrir mão de comodidade no dia a dia.

Equipado com tração dianteira, câmbio manual de 5 marchas e direção com assistência hidráulica, o Fiat Punto T-Jet oferece uma condução ágil e responsiva.
Equipado com tração dianteira, câmbio manual de 5 marchas e direção com assistência hidráulica, o Fiat Punto T-Jet oferece uma condução ágil e responsiva.

No interior, o Fiat Punto T-Jet também apresentou melhorias em relação às versões convencionais. Os bancos esportivos, com apoios laterais reforçados, e a tela digital no painel, que exibia a pressão do turbo, eram detalhes que faziam toda a diferença para quem buscava uma experiência mais imersiva ao volante. Além disso, o Seletor DNA, que permitia ajustar o comportamento do motor entre três modos – Dynamic, Normal e Autonomy – oferecia versatilidade para quem quisesse economizar combustível ou aproveitar ao máximo o desempenho do carro.

O interior do Punto T-Jet acomoda 5 pessoas.
O interior do Punto T-Jet acomoda 5 pessoas.

Apesar de seu desempenho, o Punto T-Jet acabou sendo superado por rivais mais modernos, como o Peugeot 208 GT e o Renault Sandero R.S., que trouxeram inovações como injeção direta de combustível e, no caso do Sandero, motores aspirados de maior cilindrada. Além disso, o câmbio manual de cinco marchas do T-Jet ficava atrás dos concorrentes franceses, que já ofereciam transmissões de seis velocidades, o que aumentava a eficiência em viagens rodoviárias.

O porta-malas tem 275 litros, carga útil de 400 kg, com 4065 mm de comprimento e 1727 mm de largura.
O porta-malas tem 275 litros, carga útil de 400 kg, com 4065 mm de comprimento e 1727 mm de largura.

Ainda assim, o Fiat Punto T-Jet se mantém relevante no mercado de usados. Seu desempenho sólido, com aceleração de 0 a 100 km/h em 9,1 segundos e consumo que varia entre 10,4 km/l na cidade e 13,1 km/l na estrada, faz dele uma opção interessante para quem busca um carro esportivo acessível. O modelo oferece espaço interno adequado para até cinco pessoas e um porta-malas de 280 litros, características que o tornam prático para uso diário, além de suas credenciais esportivas.

Equipado com freios ABS, airbags frontais, ar-condicionado, controle elétrico dos vidros, rádio com CD player e Bluetooth, garantindo segurança e conforto.
Equipado com freios ABS, airbags frontais, ar-condicionado, controle elétrico dos vidros, rádio com CD player e Bluetooth, garantindo segurança e conforto.

Entretanto, como todo carro usado, o T-Jet tem suas particularidades. Problemas com o engate da quinta marcha e o bocal do tanque de combustível são alguns dos pontos que os proprietários relatam com frequência. Além disso, a falta de injeção direta faz com que o motor, em baixas rotações, tenha uma resposta mais lenta do turbo, especialmente abaixo de 2.250 rpm, o que pode incomodar quem busca uma saída rápida ao passar por lombadas ou cruzamentos.

O Punto T-Jet tem suspensão dianteira McPherson, traseira com eixo de torção, freios a disco ventilado na frente e pneus 205/50 R17 nas quatro rodas.
O Punto T-Jet tem suspensão dianteira McPherson, traseira com eixo de torção, freios a disco ventilado na frente e pneus 205/50 R17 nas quatro rodas.

No entanto, para muitos entusiastas, esses pequenos inconvenientes não são suficientes para diminuir o apelo do Punto T-Jet. O modelo combina uma dirigibilidade prazerosa com um estilo que ainda chama a atenção, mesmo passados vários anos desde o seu lançamento. De fato, seu preço de revenda caiu consideravelmente, mas isso só o torna uma opção ainda mais atrativa para quem deseja um hatch esportivo sem gastar muito.

O consumo de combustível do Fiat Punto T-Jet 1.4 Turbo é de 9,4 km/l na cidade e 10,2 km/l na estrada, garantindo boa economia para um carro esportivo.
O consumo de combustível do Fiat Punto T-Jet 1.4 Turbo é de 9,4 km/l na cidade e 10,2 km/l na estrada, garantindo boa economia para um carro esportivo.

O Punto T-Jet também conquistou uma legião de fãs por conta do seu visual marcante e equipamentos de série que, na época, eram raros em hatches compactos, como ar-condicionado digital, sensores de luz e chuva e teto solar panorâmico. Esses itens fazem dele uma excelente opção de compra para quem busca um carro esportivo com bom custo-benefício.

No mercado de usados, o Fiat Punto T-Jet pode ser encontrado com valores entre R$ 39 mil e R$ 68 mil, dependendo do ano e das condições do veículo. E apesar de ter sido substituído por modelos menos potentes, como o Punto Blackmotion com motor 1.8 flex, o T-Jet continua sendo uma opção sólida para quem valoriza desempenho e estilo.

Preços Aproximados

  • Punto T-JET 1.4 16V Turbo 5p 2016 – Preço Aproximado: R$ 66.083
  • Punto T-JET 1.4 16V Turbo 5p 2015 – Preço Aproximado: R$ 64.471
  • Punto T-JET 1.4 16V Turbo 5p 2014 – Preço Aproximado: R$ 53.648
  • Punto T-JET 1.4 16V Turbo 5p 2013 – Preço Aproximado: R$ 52.339
  • Punto T-JET 1.4 16V Turbo 5p 2012 – Preço Aproximado: R$ 38.687
  • Punto T-JET 1.4 16V Turbo 5p 2011 – Preço Aproximado: R$ 32.666
  • Punto T-JET 1.4 16V Turbo 5p 2010 – Preço Aproximado: R$ 30.102

Ficha Técnica do Fiat Punto T-Jet 1.4 Turbo 2016

Geral

  • Propulsão: Combustão
  • Combustível: Gasolina
  • Procedência: Nacional
  • Configuração: Hatchback
  • Porte: Compacto
  • Lugares: 5
  • Portas: 4
  • Plataforma: SCCS Small

Motor

  • Instalação: Dianteiro
  • Aspiração: Turbocompressor
  • Disposição: Transversal
  • Alimentação: Injeção multiponto
  • Cilindros: 4 em linha
  • Comando de válvulas: Duplo no cabeçote
  • Tuchos: Hidráulicos
  • Cilindrada unitária: 342 cm³
  • Acionamento comando: Correia dentada
  • Válvulas por cilindro: 4
  • Diâmetro do cilindro: 72 mm
  • Razão de compressão: 9,8:1
  • Curso do pistão: 84 mm
  • Deslocamento: 1368 cm³
  • Potência: 152 cv a 5500 rpm
  • Torque: 21,1 kgfm a 2250 rpm
  • Peso/potência: 8,31 kg/cv
  • Torque específico: 15,4 kgfm/litro
  • Peso/torque: 59,9 kg/kgfm
  • Potência específica: 111,1 cv/litro

Transmissão

  • Tração: Dianteira
  • Câmbio: Manual de 5 marchas
  • Acoplamento: Embreagem monodisco a seco

Suspensão

  • Dianteira: Independente, McPherson
  • Elemento elástico dianteiro: Mola helicoidal
  • Traseira: Eixo de torção
  • Elemento elástico traseiro: Mola helicoidal

Freios

  • Dianteiros: Disco ventilado
  • Traseiros: Disco sólido

Direção

  • Assistência: Hidráulica
  • Diâmetro de giro: 11,8 m

Pneus

  • Dianteiros: 205/50 R17
  • Altura do flanco dianteiro: 103 mm
  • Traseiros: 205/50 R17
  • Altura do flanco traseiro: 103 mm
  • Estepe: 205/50 R17

Dimensões

  • Comprimento: 4065 mm
  • Largura: 1727 mm
  • Distância entre-eixos: 2510 mm
  • Altura: 1501 mm
  • Bitola dianteira: 1471 mm
  • Bitola traseira: 1467 mm
  • Porta-malas: 275 litros
  • Tanque de combustível: 60 litros
  • Peso: 1263 kg
  • Carga útil: 400 kg
  • Altura mínima do solo: 135 mm
  • Aerodinâmica: Área frontal (A) 2,2 m²
  • Coeficiente de arrasto (Cx): 0,34
  • Área frontal corrigida: 0,748 m²

Desempenho

  • Velocidade máxima: 203 km/h
  • Aceleração 0-100 km/h: 8,3 s

Consumo

  • Urbano: 9,4 km/l
  • Rodoviário: 10,2 km/l

Autonomia

  • Urbana: 564 km
  • Rodoviária: 612 km

Equipamentos do Fiat Punto T-Jet 1.4 Turbo 2016

Segurança

  • Freios ABS
  • Airbags frontais
  • Airbags laterais (opcional)
  • Airbags de cortina (opcional)
  • Alarme antifurto perimétrico
  • Alarme antifurto volumétrico (opcional)
  • Câmera traseira para manobras (opcional)
  • Encosto de cabeça para todos os ocupantes
  • Faróis de neblina
  • Limpador e lavador do vidro traseiro
  • Travamento central das portas
  • Desembaçador do vidro traseiro
  • Sensores de estacionamento traseiro

Conforto

  • Ar-condicionado
  • Ar-condicionado automático (opcional)
  • Zonas de ar-condicionado: 1
  • Ar quente
  • Direção assistida
  • Banco do motorista com ajuste de altura
  • Ajuste do volante em altura
  • Ajuste do volante em profundidade
  • Bancos revestidos em couro
  • Controle automático de velocidade
  • Controle elétrico dos vidros dianteiros
  • Controle elétrico dos vidros traseiros
  • Faróis com acendimento automático (opcional)
  • Limpador de para-brisa automático (opcional)
  • Ajuste elétrico dos retrovisores
  • Retrovisor interno fotocrômico (opcional)
  • Rodas de liga leve
  • Teto solar elétrico (opcional)
  • Teto panorâmico (opcional)
  • Banco traseiro bipartido
  • Banco traseiro rebatível
  • Destravamento remoto do porta-malas
  • Luz no porta-malas
  • Luz no porta-luvas
  • Comando interno da tampa de abastecimento
  • Alças de segurança no teto

Entretenimento

  • Rádio
  • CD player
  • Conexão USB
  • Conexão Bluetooth
  • Navegador GPS (opcional)
  • Volante multifuncional
  • Computador de bordo
  • Conta-giros
  • Termômetro do líquido de arrefecimento
  • Indicador de temperatura externa
  • Subwoofer

Fonte: Stellantis, Webmotors, QuatroRodas e iCarros.