Guia de usados: Fiat Stilo 2011 1.8 8V Flex; preço e consumo do hatch cheio de estilo que marcou época

Comprar um Fiat Stilo 2011 1.8 8V Flex usado é uma opção para quem busca um hatch acessível com motor flex e conforto. É essencial verificar o motor, câmbio, suspensão, pneus e histórico de manutenção para evitar custos extras. Com consumo de 7,6 km/l a 12,8 km/l, o modelo oferece desempenho adequado para uso urbano e viagens curtas. O preço médio de R$ 25 mil pode variar conforme o estado de conservação e quilometragem.
Publicado em Usados dia 5/11/2024 por Alan Corrêa

Em 2011, o Fiat Stilo era o carro dos sonhos para muitos, especialmente entre os jovens que buscavam estilo e desempenho em um só modelo. Com seu visual marcante e um conjunto mecânico robusto, ele rapidamente conquistou uma legião de admiradores. Agora, surge a oportunidade de adquirir um Stilo usado, revisitando aquele charme e aproveitando suas características que, até hoje, garantem boa performance e conforto.

Ao considerar a compra de um Fiat Stilo 2011 1.8 8V Flex usado, muitos motoristas buscam um carro que ofereça um bom custo-benefício, desempenho equilibrado e uma certa dose de conforto. Esse modelo hatch da Fiat é conhecido por seu design robusto, motor flex que possibilita o uso de álcool e gasolina, e um nível de acabamento superior ao de veículos populares. Entretanto, por ser um modelo já com alguns anos de uso, a compra de um Stilo 2011 exige uma análise cuidadosa, especialmente para evitar custos excessivos com manutenção e reparos futuros. É uma alternativa interessante, mas não para todos os perfis de compradores.

Pontos Principais:

  • Verificar o estado do motor, especialmente em relação ao consumo de óleo.
  • Avaliar o estado do câmbio manual e da suspensão.
  • Inspecionar o histórico de manutenção e revisões.
  • Observar o estado dos pneus e o alinhamento do veículo.

Para aqueles que utilizam o carro tanto em ambiente urbano quanto em viagens curtas, o Fiat Stilo oferece um desempenho satisfatório. Com potência entre 112 cv e 114 cv, o veículo entrega uma condução estável e relativamente confortável, além de contar com itens como direção hidráulica, ar-condicionado e, em algumas versões, freios ABS e airbags. No entanto, o consumo de combustível pode ser considerado alto para alguns usuários, com médias que variam entre 7,6 km/l e 10,4 km/l na cidade. O custo de manutenção também é um fator a ser ponderado, pois peças e reparos podem se tornar caros dependendo do desgaste do veículo.

Antes de fechar a compra, é fundamental inspecionar o histórico de manutenção do Stilo e observar o estado de componentes essenciais como motor, suspensão, câmbio e freios. Problemas como ruídos no motor, desgaste nos freios e folgas na suspensão podem indicar a necessidade de reparos significativos, o que afeta diretamente o custo-benefício do modelo. Além disso, é importante verificar o estado dos pneus e o alinhamento do veículo, pois problemas nessas áreas indicam desgaste na suspensão, um fator que compromete a segurança e a estabilidade. Com uma avaliação criteriosa, o Fiat Stilo 2011 pode ser uma compra interessante para quem busca conforto e desempenho sem gastar tanto em um modelo zero, desde que o veículo esteja em boas condições e dentro do orçamento para eventuais manutenções.

Desempenho, motor e potência

Este modelo de veículo flex é equipado com um motor 1.8 de quatro cilindros em linha, com oito válvulas e aspiração natural, capaz de operar com álcool e gasolina. Sua configuração inclui uma instalação dianteira, com disposição transversal e alimentação por injeção eletrônica multiponto. O sistema de injeção contribui para uma melhor eficiência de combustível, proporcionando uma média de potência entre 112 cv com gasolina e 114 cv com álcool, a 5500 rpm. O torque entregue também varia, com 17,8 kgfm quando abastecido com gasolina e 18,5 kgfm com álcool, atingidos a 2800 rpm.

Este desempenho permite uma aceleração de 0 a 100 km/h em cerca de 10,7 segundos, com uma velocidade máxima estimada em 170 km/h com gasolina e 190 km/h com álcool. O câmbio é manual de cinco marchas, com acoplamento por embreagem monodisco a seco e tração dianteira, proporcionando uma condução controlada e confortável. A tração dianteira contribui para estabilidade e tração em diferentes tipos de terreno, aumentando a segurança e a confiança em rodovias e trajetos urbanos.

Consumo e autonomia

A análise de consumo e autonomia é essencial para entender o desempenho econômico desse modelo. Com um motor flex, o veículo registra um consumo médio de 7,6 km/l na cidade com álcool e 10,4 km/l com gasolina, enquanto na estrada o consumo atinge 9,5 km/l com álcool e 12,8 km/l com gasolina. Esse consumo pode variar conforme o uso e manutenção do veículo.

Considerando a capacidade do tanque de combustível de 48 litros, o veículo alcança uma autonomia de aproximadamente 365 km na cidade e 456 km na estrada com álcool. Abastecido com gasolina, a autonomia aumenta para 499 km na cidade e 614 km na estrada. Esses números tornam o veículo uma escolha interessante para quem busca economia em trajetos mais longos, especialmente em rodovias.

Interior

O interior oferece espaço para até cinco ocupantes, configurado para um uso familiar e confortável em trajetos diários ou viagens. Com um porta-malas de 380 litros, ele é capaz de acomodar bagagens de médio porte e itens de uso cotidiano. Além do espaço adequado, o veículo conta com equipamentos de conforto, como ar-condicionado, direção hidráulica e ajuste do volante em altura e profundidade. Esses elementos são importantes para uma condução agradável, principalmente em longos períodos ao volante.

O acabamento interno e o estado dos bancos são pontos que devem ser observados ao avaliar um veículo usado, pois refletem o cuidado que o carro recebeu. Bancos em couro e bancos com ajuste de altura para o motorista são opcionais em alguns modelos, oferecendo um toque adicional de conforto. Sistemas elétricos, como vidros e travas, também são itens que precisam ser inspecionados, pois impactam na funcionalidade e no conforto.

Medidas

As dimensões do veículo oferecem boa estabilidade e espaço interno. Com um comprimento de 4253 mm, largura de 1756 mm, e altura de 1540 mm, além de uma distância entre eixos de 2600 mm, o modelo possui uma altura livre do solo de 160 mm, facilitando a condução em diferentes terrenos e em vias irregulares. Com um peso total de 1230 kg, ele oferece uma boa relação peso/potência, garantindo agilidade e desempenho satisfatório.

A suspensão é do tipo independente McPherson na dianteira, com mola helicoidal, e o eixo de torção na traseira contribui para um rodar mais suave. O sistema de freios possui discos ventilados na dianteira e tambores na traseira, garantindo uma frenagem eficaz e segura. A direção hidráulica facilita a condução, especialmente em manobras e na cidade. Os pneus de medida 195/65 R15 contribuem para o conforto ao dirigir, garantindo boa aderência e estabilidade.

Preço aproximado

Ficha Técnica do Fiat Stilo 1.8 8V 2011

Geral

Motor

Transmissão

Suspensão

Freios

Direção

Pneus

Dimensões

Desempenho

Consumo

Autonomia

Equipamentos do Fiat Stilo 1.8 8V 2011

Segurança

Conforto

Entretenimento

Porque o Fiat Stilo é tão desvalorizado?

Encontrar peças para o Fiat Stilo tornou-se um desafio para muitos proprietários e potenciais compradores, e essa escassez é um dos principais fatores que impulsionam a desvalorização do modelo no mercado de usados. Como o modelo foi descontinuado pela Fiat em 2010, o abastecimento de peças de reposição diminuiu significativamente. Com isso, mesmo unidades em bom estado acabam perdendo valor, pois há o temor de que, em caso de necessidade de reparos, a busca por peças específicas se torne uma dor de cabeça, prolongando o tempo de manutenção e aumentando os custos.

Além da questão das peças, o Stilo já carrega uma reputação mista em relação à confiabilidade mecânica. Problemas frequentes em componentes como suspensão e câmbio automatizado Dualogic marcaram o histórico do carro e ainda influenciam a opinião de quem considera adquirir um. Esses defeitos comuns resultam em um cuidado redobrado dos compradores, que evitam um carro que pode representar altos custos inesperados. A dificuldade em resolver esses problemas de forma rápida e acessível, devido à baixa oferta de peças, afasta ainda mais interessados no modelo.

A concorrência também desempenhou um papel fundamental para essa desvalorização. Enquanto outros hatches médios como Volkswagen Golf e Chevrolet Astra permaneceram relevantes no mercado, o Stilo perdeu espaço e ficou defasado em termos de design e tecnologia, tornando-se uma opção menos atraente. Com a combinação desses fatores – escassez de peças, problemas mecânicos conhecidos e competição acirrada – o Fiat Stilo acabou se tornando uma escolha de alto risco para quem busca um carro usado confiável.

Fonte: GuiaDeUsados, iCarros, OLX, NoticiasAutomotivas, RedDit e Webmotors.