O Fiat Uno Mille Economy Way 1.0 se consolidou no mercado brasileiro por sua simplicidade, eficiência e baixo custo de manutenção. Equipado com um motor 1.0 Flex que entrega até 66 cavalos de potência, o modelo é ideal para o uso urbano, oferecendo uma economia de combustível que chega a 12,1 km/l com gasolina na cidade e até 13,6 km/l na estrada. Sua suspensão robusta e design compacto facilitam a condução em áreas urbanas, enquanto sua mecânica simples reduz o custo com reparos, atraindo motoristas que priorizam praticidade e baixo custo.
Pontos Principais:
Lançado com um design simples e funcional, o Fiat Uno Mille conta com um conjunto mecânico robusto que facilita o dia a dia dos motoristas. Com 3693 mm de comprimento e 1548 mm de largura, ele é um carro compacto, ideal para manobras em áreas urbanas. Sua capacidade de carga útil de 400 kg e um porta-malas de 270 litros atendem às necessidades cotidianas, enquanto a suspensão dianteira independente do tipo McPherson e a traseira semi-independente oferecem uma condução estável, mesmo em ruas mais irregulares.
Mesmo hoje em dia, o Uno Mille continua sendo uma opção acessível e confiável para quem busca um veículo sem luxos, mas funcional e econômico. Com preço FIPE de R$ 20.538,00 para o modelo 2009, ele é adequado para quem valoriza a economia em todos os aspectos, desde o consumo até a manutenção. Sem tecnologias avançadas, o Uno Mille se destaca pela funcionalidade, oferecendo conforto básico para até cinco ocupantes e capacidade de carga suficiente para as necessidades diárias.
O desempenho do modelo oferece uma experiência adequada para quem busca economia e praticidade em um carro compacto. Com aceleração de 0 a 100 km/h em 14,7 segundos e uma velocidade máxima de 153 km/h, o carro atende bem às necessidades urbanas e de estrada leve, trazendo um equilíbrio entre economia e agilidade. O motor é do tipo flex, com alimentação por injeção multiponto e aspiração natural, com uma cilindrada de 999 cm³. O motor apresenta uma disposição transversal dianteira, com quatro cilindros em linha, o que contribui para um melhor aproveitamento do espaço interno e do peso total do veículo.
Este motor, conhecido pelo código “fire”, possui um comando de válvulas único no cabeçote, acionado por correia dentada, garantindo praticidade na manutenção. O motor atinge sua potência máxima de 66 cv com álcool e 65 cv com gasolina, a 6000 rpm, proporcionando uma experiência equilibrada de potência para o porte do carro. O torque máximo é de 9,2 kgfm (álcool) e 9,1 kgfm (gasolina) a 2500 rpm. O peso-potência é de 12,7 kg/cv, enquanto o peso-torque fica em 91,3 kg/kgfm. Para completar, a transmissão conta com câmbio manual de cinco marchas, tração dianteira e embreagem monodisco a seco, oferecendo um controle preciso e eficiente.
No quesito consumo e autonomia, o carro é uma opção econômica para quem precisa percorrer longas distâncias com baixo custo de combustível. O consumo rodoviário é de 9,5 km/l quando abastecido com álcool e 13,6 km/l com gasolina, enquanto o consumo urbano é de 8,4 km/l com álcool e 12,1 km/l com gasolina. Essa eficiência se traduz em uma autonomia interessante: 475 km em rodovias com álcool e 680 km com gasolina; na cidade, a autonomia é de 420 km com álcool e 605 km com gasolina, considerando um tanque de combustível com capacidade de 50 litros.
No interior, o modelo foi projetado para proporcionar praticidade e conforto em um espaço compacto. Com capacidade para cinco ocupantes, oferece um porta-malas de 290 litros, ideal para armazenar bagagens de um uso cotidiano ou uma viagem curta. A carga útil é de 400 kg, o que contribui para uma boa capacidade de transporte considerando o porte compacto do carro. A cabine interna foi desenhada para otimizar o espaço disponível, com equipamentos de conforto e conveniência básicos.
O modelo apresenta medidas compactas, o que facilita a condução e o estacionamento em ambientes urbanos. O carro tem altura de 1489 mm, largura de 1548 mm e comprimento de 3693 mm, com uma distância entre-eixos de 2361 mm, características que favorecem o uso diário. A bitola dianteira mede 1337 mm e a traseira 1357 mm, garantindo estabilidade nas curvas e melhorando o desempenho em pista.
A suspensão dianteira é independente tipo McPherson, e a traseira conta com um feixe de molas semielípticas, que contribuem para a durabilidade e conforto ao dirigir. O vão livre do solo é de 190 mm, o que permite enfrentar pequenas irregularidades nas ruas. Com um peso de 840 kg, o veículo é leve e econômico, especialmente em condições urbanas.
Os pneus são de medida 175/70 R13, assim como o estepe. A direção não é assistida, e o diâmetro mínimo de giro é de 10 metros, proporcionando uma boa capacidade de manobra. Quanto aos freios, o sistema dianteiro conta com discos sólidos e o traseiro utiliza freios a tambor, o que oferece segurança e controle adequados para o porte do veículo.
Este modelo traz equipamentos que asseguram o conforto e a segurança básica dos ocupantes. Em termos de segurança, conta com limpador e lavador do vidro traseiro, além do travamento central das portas. No quesito conforto, o modelo dispõe de ar quente, ar-condicionado, controle elétrico dos vidros dianteiros, direção assistida e rodas de liga leve, oferecendo comodidade para o dia a dia. Possui uma zona de ar-condicionado e compartimentos que otimizam o espaço interno.
Para entretenimento, o modelo é equipado com um CD player e rádio, permitindo que os ocupantes aproveitem suas músicas e programas de rádio durante as viagens. Esses elementos básicos tornam o carro uma escolha prática e econômica para quem busca funcionalidade em um veículo compacto e acessível.
Fonte: Stellantis, UOL, Webmotors e iCarros.