A Fiat Strada Adventure 1.8 16V CD 2011 é uma picape leve que se destaca pela versatilidade, sendo ideal tanto para o trabalho quanto para o lazer. Com motor 1.8 flex de 132 cv, suspensão elevada e pneus de uso misto, ela encara terrenos urbanos e rurais com facilidade, especialmente para quem precisa transportar cargas moderadas ou busca um veículo com apelo aventureiro. Seu design robusto e os recursos como bloqueio de diferencial Locker são atrativos adicionais, além de itens de conforto como ar-condicionado, direção hidráulica e som integrado.
Pontos Principais:
Apesar de seus méritos, quem busca uma unidade usada deve estar atento a alguns defeitos comuns do modelo. Entre eles, o consumo elevado de combustível, que pode pesar no bolso, e o espaço interno limitado na versão cabine dupla, especialmente para os passageiros do banco traseiro. Problemas frequentes incluem desgaste na suspensão devido ao uso em terrenos irregulares e sinais de corrosão na carroceria, típicos de veículos mais antigos. Por outro lado, a mecânica robusta e a boa capacidade de carga são pontos positivos, tornando-a uma escolha confiável se estiver em boas condições.
Ao comprar uma Strada Adventure usada, é essencial verificar o estado da suspensão, sinais de vazamentos no motor e avaliar o desgaste dos pneus, já que o uso em estradas de terra é comum nesse modelo. Priorize veículos com histórico de manutenção em dia, preferencialmente com revisão recente do sistema Locker e da embreagem. Uma inspeção detalhada na caçamba e nos componentes da carroceria pode revelar sinais de uso severo. Além disso, teste o funcionamento dos equipamentos elétricos e confirme se os documentos estão em ordem. Com atenção a esses detalhes, a Strada Adventure 2011 pode ser uma excelente aquisição.
Este modelo oferece um desempenho equilibrado, combinando eficiência com potência para atender às demandas urbanas e rodoviárias. Equipado com motor de 1.747 cm³ de deslocamento e quatro cilindros em linha, possui aspiração natural e injeção multiponto. A potência máxima é de 132 cv (álcool) e 130 cv (gasolina), ambos alcançados a 5.250 rpm. O torque também é expressivo, atingindo 18,9 kgfm (álcool) e 18,4 kgfm (gasolina) a 4.500 rpm. Com uma relação peso/potência de 9,11 kg/cv, a aceleração de 0 a 100 km/h é realizada em apenas 10,3 segundos, com uma velocidade máxima de 179 km/h.
A transmissão manual de cinco marchas trabalha em conjunto com o sistema de tração dianteira, proporcionando boa resposta e controle. A plataforma utilizada é a 178, reforçando a robustez e confiabilidade do conjunto mecânico.
A eficiência energética se destaca pelo consumo flex, que varia conforme o tipo de combustível e o ambiente de uso. No meio urbano, o consumo com álcool é de 6,7 km/l, enquanto na gasolina chega a 9,8 km/l. Já no rodoviário, o desempenho melhora, marcando 7,5 km/l com álcool e 11,1 km/l com gasolina.
Esses números refletem em uma autonomia urbana de 389 km (álcool) e 568 km (gasolina), e rodoviária de 435 km (álcool) e 644 km (gasolina). A capacidade do tanque de combustível é de 58 litros, garantindo bons trajetos sem necessidade de reabastecimento frequente.
Projetado para comportar até quatro ocupantes, o interior prioriza a funcionalidade e o conforto, com espaço adequado para uma picape compacta.
A configuração de duas portas pode limitar o acesso aos assentos traseiros, mas compensa com o ambiente bem planejado. Para segurança, conta com elementos básicos, alinhados à proposta do segmento.
A caçamba apresenta capacidade volumétrica de 580 litros, adequada para uso misto entre carga e atividades cotidianas. A carga útil permitida é de até 650 kg, reforçando a versatilidade do veículo para quem busca transportar mercadorias ou itens volumosos.
As dimensões incluem comprimento de 4.471 mm, largura de 1.740 mm, altura de 1.631 mm e distância entre-eixos de 2.753 mm. A altura mínima do solo é de 200 mm, permitindo trafegar em terrenos variados sem dificuldade. A bitola dianteira mede 1.469 mm, enquanto a traseira alcança 1.430 mm.
No quesito suspensão, o sistema dianteiro é independente do tipo McPherson com molas helicoidais, enquanto o traseiro utiliza eixo rígido com mola parabólica de lâmina única. Os freios contam com discos ventilados na frente e tambores na traseira. A direção é hidráulica, com diâmetro de giro de 11,3 metros.
Os pneus, tanto dianteiros quanto traseiros, são de medida 205/70 R15, incluindo o estepe, que mantém a uniformidade em caso de substituição.
Fonte: Stellantis