O Chevrolet Onix LTZ 1.4 2013 é um hatch compacto equipado com motor de 1.4L e transmissão manual de cinco marchas, projetado para o uso urbano e rodoviário. Neste artigo, apresentamos todos os detalhes sobre consumo, desempenho, motor, potência, interior, medidas e equipamentos de segurança, conforto e entretenimento.
O Chevrolet Onix LTZ 1.4 2013 é um hatch compacto com motor 1.4 flex, oferecendo até 106 cv com etanol e 98 cv com gasolina. Com aceleração de 0 a 100 km/h em 10,4 segundos e velocidade máxima de 180 km/h, ele é equipado com transmissão manual de cinco marchas e tração dianteira. Seu consumo varia de 7,9 km/l (etanol urbano) a 13,6 km/l (gasolina rodoviário), e a autonomia máxima chega a 734 km na estrada com gasolina. O Onix tem um porta-malas de 280 litros e acomoda até cinco pessoas, ideal para uso urbano e viagens curtas.
Pontos principais:
- Motor 1.4L com potência máxima de 106 cv (etanol) e 98 cv (gasolina).
- Consumo de até 13,6 km/l na rodovia com gasolina.
- Porta-malas de 280 litros e capacidade para cinco ocupantes.
- Sistema de segurança com airbags frontais e freios ABS.
No interior, o modelo inclui itens de conforto como ar-condicionado, vidros elétricos, ajuste elétrico dos retrovisores e banco traseiro bipartido. Os equipamentos de segurança incluem airbags frontais, freios ABS e faróis de neblina. O sistema de entretenimento possui conexão Bluetooth e USB, rádio e computador de bordo. O modelo mede 3.930 mm de comprimento, com uma suspensão dianteira do tipo McPherson e eixo de torção na traseira, sendo prático para manobras urbanas com direção assistida e pneus 185/65 R15.
Desempenho, motor e potência
Motor 1.4 flex com 4 cilindros, potência máxima de 106 cv (etanol) e 98 cv (gasolina) a 6000 rpm e torque de 13,9 kgfm (etanol) e 13 kgfm (gasolina) a 4800 rpm.
O modelo em questão apresenta um desempenho sólido e adequado para um carro compacto. Com aceleração de 0 a 100 km/h em 10,4 segundos, ele atinge uma velocidade máxima de 180 km/h. O veículo é montado na plataforma Gamma II, de porte compacto, com tração dianteira e uma transmissão manual de cinco marchas (código do câmbio: f15-5 wr), tornando-se uma escolha prática para o uso urbano e rodoviário.
O motor a combustão de 1.4 litros e quatro cilindros possui um comando de válvulas único no cabeçote, alimentado por injeção multiponto e com aspiração natural, oferecendo potência máxima de 106 cv com etanol a 6000 rpm, e 98 cv com gasolina na mesma rotação. O torque máximo é de 13,9 kgfm com etanol e 13 kgfm com gasolina, ambos a 4800 rpm. A taxa de compressão do motor é de 12,4:1, com um acionamento por correia dentada e tuchos hidráulicos, além de dispor de 2 válvulas por cilindro. Esses detalhes garantem uma relação peso/potência de 10,1 kg/cv e peso/torque de 76,8 kg/kgfm, com um torque específico de 10,0 kgfm por litro.
Consumo e autonomia
Consumo de 7,9 km/l (etanol urbano), 9,6 km/l (etanol rodoviário), 11,5 km/l (gasolina urbana) e 13,6 km/l (gasolina rodoviária), bom para a categoria.
O modelo oferece uma boa eficiência de combustível tanto em ambiente urbano quanto rodoviário, adaptando-se bem a diferentes condições. Com etanol, o consumo urbano fica em torno de 7,9 km/l, enquanto em rodovias atinge 9,6 km/l. Já com gasolina, o consumo urbano é de 11,5 km/l e 13,6 km/l em rodovias, demonstrando uma autonomia superior com o combustível fóssil. A autonomia no ciclo rodoviário é de 518 km com etanol e 734 km com gasolina, enquanto na cidade, atinge 427 km com etanol e 621 km com gasolina.
Interior
Transmissão manual de 5 marchas com tração dianteira. Direção com assistência hidráulica e diâmetro de giro de 10,4 m, facilitando manobras em espaços reduzidos.
No interior, o modelo acomoda até cinco ocupantes e possui um porta-malas com capacidade de 280 litros, adequado para a categoria. Entre os recursos de conforto, destaca-se o ar-condicionado, ajuste elétrico dos retrovisores, ajuste de altura para o volante e banco do motorista, direção assistida, além de controle elétrico dos vidros dianteiros e traseiros. O banco traseiro é bipartido e rebatível, permitindo flexibilidade na organização do espaço de carga.
Interior com capacidade para cinco ocupantes e porta-malas de 280 litros. Dimensões de 3930 mm de comprimento, 1705 mm de largura e 1484 mm de altura.
Para segurança, o modelo conta com airbags frontais, freios ABS, alarme antifurto perimétrico, faróis de neblina, além de limpador e lavador para o vidro traseiro. Na parte de entretenimento, o veículo oferece um sistema básico com conexão Bluetooth e USB, computador de bordo, rádio, conta-giros e indicador de temperatura externa, garantindo um ambiente prático e funcional.
Medidas
As dimensões gerais do modelo são ideais para um compacto urbano, com comprimento de 3.930 mm, largura de 1.705 mm, altura de 1.484 mm e distância entre-eixos de 2.528 mm, assegurando estabilidade e conforto em vias urbanas e rodovias. A bitola dianteira é de 1.487 mm, enquanto a traseira mede 1.493 mm, e o vão livre do solo é de 130 mm, tornando o modelo adequado para terrenos planos e bem pavimentados. Com peso de 1.067 kg, o modelo apresenta equilíbrio em sua estrutura, o que ajuda em sua performance e consumo.
O sistema de suspensão utiliza configuração independente do tipo McPherson na dianteira, com molas helicoidais, e eixo de torção na traseira. Para freios, o modelo conta com discos ventilados na parte dianteira e tambores na traseira, atendendo adequadamente à proposta do veículo.
Na direção, o modelo possui assistência hidráulica e um diâmetro de giro de 10,4 metros, facilitando as manobras em espaços urbanos mais apertados. Os pneus são 185/65 r15 tanto na frente quanto atrás, com estepe 115/70 r16.
Preço Aproximado
- Onix Hatch LS 1.0 8v FlexPower 5p Mec. – Preço Aproximado: R$ 40 mil
- Onix Hatch LT 1.0 8v FlexPower 5p Mec. – Preço Aproximado: R$ 42 mil
- Onix Hatch LT 1.4 8v FlexPower 5p Mec. – Preço Aproximado: R$ 45 mil
- Onix Hatch LTZ 1.4 8v FlexPower 5p Mec. – Preço Aproximado: R$ 50 mil
Ficha Técnica do Chevrolet Onix LTZ 1.4 2013
Suspensão dianteira independente tipo McPherson e traseira com eixo de torção. Freios a disco ventilado na frente e tambores atrás. Pneus 185/65 R15.
Geral
- Marca: Chevrolet
- Modelo: Onix LTZ 1.4
- Ano: 2013
- Combustível: Flex
- Configuração: Hatch
- Geração: 1
- Lugares: 5
- Plataforma: Gamma II
- Portas: 4
- Porte: Compacto
- Procedência: Nacional
- Propulsão: Combustão
Motor
- Acionamento do comando: Correia dentada
- Alimentação: Injeção multiponto
- Aspiração: Natural
- Cilindrada: 1389 cm³
- Cilindros: 4 em linha
- Código do motor: GM Família I
- Comando de válvulas: Único no cabeçote
- Curso do pistão: 73,4 mm
- Diâmetro do cilindro: 77,6 mm
- Disposição: Transversal
- Instalação: Dianteiro
- Peso/potência: 10,1 kg/cv
- Peso/torque: 76,8 kg/kgfm
- Potência específica: 76,3 cv/litro
- Potência máxima (A): 106 cv a 6000 rpm
- Potência máxima (G): 98 cv a 6000 rpm
- Razão de compressão: 12,4:1
- Rotação máxima: 6300 rpm
- Rotação de potência máxima: 6000 rpm
- Rotação de torque máximo: 4800 rpm
- Torque específico: 10,0 kgfm/litro
- Torque máximo (A): 13,9 kgfm a 4800 rpm
- Torque máximo (G): 13 kgfm a 4800 rpm
- Tuchos: Hidráulicos
- Válvulas por cilindro: 2
Transmissão
- Acoplamento: Embreagem monodisco a seco
- Câmbio: Manual
- Código do câmbio: F15-5 WR
- Marchas: 5
- Tração: Dianteira
Suspensão
- Dianteira: Independente, McPherson
- Elemento elástico dianteiro: Mola helicoidal
- Traseira: Eixo de torção
Freios
- Dianteiros: Disco ventilado
- Traseiros: Tambor
Direção
- Assistência: Hidráulica
- Diâmetro de giro: 10,4 m
Pneus
- Dianteiros: 185/65 R15
- Traseiros: 185/65 R15
- Estepe: 115/70 R16
- Altura do flanco: 120 mm
Dimensões
- Altura: 1484 mm
- Bitola dianteira: 1487 mm
- Bitola traseira: 1493 mm
- Comprimento: 3930 mm
- Distância entre-eixos: 2528 mm
- Largura: 1705 mm
- Peso: 1067 kg
- Porta-malas: 280 litros
- Tanque de combustível: 54 litros
- Vão livre do solo: 130 mm
Desempenho
- Aceleração 0-100 km/h: 10,4 s
- Velocidade máxima: 180 km/h
Consumo
- Rodoviário (A): 9,6 km/l
- Rodoviário (G): 13,6 km/l
- Urbano (A): 7,9 km/l
- Urbano (G): 11,5 km/l
Autonomia
- Rodoviária (A): 518 km
- Rodoviária (G): 734 km
- Urbana (A): 427 km
- Urbana (G): 621 km
Equipamentos do Chevrolet Onix LTZ 1.4 2013
Equipamentos de segurança incluem airbags frontais, freios ABS e alarme antifurto. Conforto com ar-condicionado e ajuste elétrico dos retrovisores. Entretenimento com rádio e Bluetooth.
Segurança
- Airbags frontais
- Alarme antifurto perimétrico
- Desembaçador do vidro traseiro
- Faróis de neblina
- Freios ABS
- Limpador e lavador do vidro traseiro
- Travamento central das portas
Conforto
- Ajuste do volante em altura
- Ajuste elétrico dos retrovisores
- Alças de segurança no teto
- Ar quente
- Ar-condicionado
- Banco do motorista com ajuste de altura
- Banco traseiro bipartido
- Banco traseiro rebatível
- Comando interno do porta-malas
- Controle elétrico dos vidros dianteiros
- Controle elétrico dos vidros traseiros
- Direção assistida
- Luz no porta-luvas
- Luz no porta-malas
- Rodas de liga leve
- Zonas de ar-condicionado: 1
Entretenimento
- Computador de bordo
- Conexão Bluetooth
- Conexão USB
- Conta-giros
- Indicador de temperatura externa
- Rádio
Comprimento de 3930 mm, largura de 1705 mm, altura de 1484 mm, entre-eixos de 2528 mm, peso de 1067 kg e porta-malas com capacidade de 280 litros.
Fonte: Wikipedia, icarros e Webmotors.