O Fiat Uno Mille Economy 1.0 2011 é um dos últimos capítulos de uma das histórias mais icônicas do mercado automotivo brasileiro. Reconhecido por sua robustez e economia, o modelo é uma excelente escolha para quem busca um carro usado confiável, especialmente para deslocamentos urbanos e tarefas cotidianas. Com um motor 1.0 Fire Flex eficiente, o Mille se destaca pela simplicidade mecânica, baixo consumo de combustível e manutenção barata. Seu design compacto e prático é ideal para cidades com tráfego intenso e vagas apertadas. Além disso, o custo-benefício é atraente para motoristas que não priorizam sofisticação ou alta tecnologia.
Pontos Principais:
No entanto, o Uno Mille Economy 2011 também apresenta limitações. O conforto é básico, com poucos itens de conveniência como direção mecânica e vidros manuais, sobretudo nas versões de entrada. No quesito segurança, ele deixa a desejar por não contar com airbags e freios ABS, que se tornaram obrigatórios a partir de 2014. Apesar de sua durabilidade, é comum que modelos usados apresentem problemas na suspensão devido ao uso prolongado em vias de má qualidade, além de sinais de desgaste em peças como embreagem e sistema elétrico. Ainda assim, sua mecânica simples facilita reparos, tornando o modelo ideal para motoristas que valorizam economia acima de luxo.
Ao considerar a compra de um Uno Mille Economy 2011 usado, algumas precauções são essenciais. Verifique o estado da suspensão e procure por indícios de vazamentos de óleo no motor. Inspecione também a embreagem e os freios, itens que podem acumular desgaste em veículos mais rodados. Certifique-se de que a documentação está em dia e confira o histórico de manutenção, priorizando veículos que tenham passado por revisões regulares. Teste o carro antes de fechar negócio, observando o alinhamento, estabilidade e possíveis ruídos. Com essas precauções, o Uno Mille 2011 pode ser uma escolha confiável e econômica para quem busca um carro usado funcional e de baixo custo.
O veículo apresenta um desempenho equilibrado para sua categoria, com velocidade máxima de 156 km/h e aceleração de 0 a 100 km/h em 14,2 segundos. Equipado com um motor dianteiro transversal de aspiração natural, conta com 4 cilindros em linha e alimentação por injeção multiponto. A potência máxima varia entre 66 cv com álcool e 65 cv com gasolina, alcançada a 6000 rpm. Já o torque máximo é de 9,2 kgfm com álcool e 9,1 kgfm com gasolina, obtido a 2500 rpm.
A razão de compressão é de 11,65:1, e a cilindrada unitária é de 250 cm³, resultando em um deslocamento total de 999 cm³. O acionamento do comando é realizado por correia dentada, com 2 válvulas por cilindro, em um conjunto leve e eficiente. A transmissão é manual de 5 marchas, com tração dianteira e embreagem monodisco a seco, identificada pelo código c513.
O veículo apresenta consumo urbano de 8,8 km/l com álcool e 12,4 km/l com gasolina. Em condições rodoviárias, o consumo melhora, atingindo 9,9 km/l com álcool e 14,6 km/l com gasolina. A autonomia estimada no ambiente urbano é de 440 km com álcool e 620 km com gasolina, enquanto na estrada os números aumentam para 495 km com álcool e 730 km com gasolina, graças ao tanque de combustível com capacidade de 50 litros.
Com capacidade para 5 ocupantes, o interior oferece praticidade e funcionalidade, ideal para o segmento compacto. O espaço é bem aproveitado, com um porta-malas de 290 litros e uma carga útil de 420 kg. O banco traseiro é rebatível, aumentando a versatilidade para transporte de volumes maiores.
Em termos de segurança e conforto, conta com opcionais como travamento central das portas, limpador e lavador do vidro traseiro, desembaçador do vidro traseiro e ar-condicionado. Também estão disponíveis ar quente, controle elétrico dos vidros dianteiros, rodas de liga leve e direção assistida.
No quesito entretenimento, os equipamentos opcionais incluem rádio e CD player, enquanto o termômetro do líquido de arrefecimento é de série.
O modelo possui comprimento de 3692 mm, largura de 1548 mm e altura de 1445 mm, com uma distância entre-eixos de 2361 mm. O peso total é de 810 kg, resultando em uma relação peso/potência de 12,27 kg/cv. A altura mínima do solo é de 146 mm.
Na suspensão dianteira, utiliza o sistema independente tipo McPherson com molas helicoidais, enquanto a traseira adota um feixe de molas semielípticas. O sistema de freios combina discos sólidos na dianteira e tambores na traseira.
A direção não possui assistência, e o diâmetro de giro é de 10 metros. Os pneus têm dimensões 165/70 r13, com altura do flanco de 116 mm, incluindo o estepe nas mesmas medidas.
Fonte: GuiaDeUsados, Stellantis, Webmotors e Vrum.