O Ford EcoSport XLT 1.6 2012 é um SUV compacto projetado para o uso urbano e, eventualmente, em terrenos leves. Ele utiliza o motor Zetec Rocam 1.6 Flex, com potência de até 115 cv no etanol e 107 cv na gasolina. Seu desempenho é suficiente para tarefas cotidianas, com boa posição de dirigir e espaço interno adequado para pequenas famílias.
Pontos Principais:
Por outro lado, o EcoSport XLT 1.6 2012 não é isento de defeitos. Entre os problemas mais relatados estão o desgaste precoce da embreagem e falhas na suspensão, especialmente em veículos que circularam em estradas ruins. O acabamento interno, apesar de funcional, tem materiais simples e suscetíveis a desgaste com o tempo. É importante avaliar se o histórico de manutenção foi seguido corretamente, pois a negligência pode gerar custos altos com reparos. Além disso, o consumo de combustível, embora razoável, pode não agradar aqueles que buscam máxima eficiência.
Antes de comprar um Ford EcoSport XLT 1.6 usado, é essencial verificar o estado da embreagem, da suspensão e dos pneus, além de procurar por sinais de desgaste irregular no interior. Certifique-se de que a documentação esteja em dia e que o carro não tenha histórico de colisões graves ou sinistros. Realizar uma inspeção em uma oficina de confiança pode evitar surpresas desagradáveis. Por fim, opte por um modelo bem conservado, preferencialmente com revisões feitas regularmente e quilometragem compatível com o uso. Assim, é possível desfrutar de um SUV confiável sem comprometer o orçamento.
O desempenho é garantido por um motor com propulsão a combustão, funcionando com tecnologia flex (álcool/gasolina). Este motor está instalado na parte dianteira do veículo e conta com disposição transversal. Equipado com 4 cilindros em linha e um deslocamento total de 1598 cm³, o motor possui 2 válvulas por cilindro, comando de válvulas único no cabeçote e acionamento por corrente. A aspiração é natural, e a alimentação é feita por injeção multiponto.
A potência máxima gerada é de 107 cv (com gasolina) a 5500 rpm, enquanto o torque máximo chega a 14,5 kgfm (com gasolina) a 4250 rpm. A razão de compressão é de 12,3:1, e os índices de potência e torque específicos são de 67,0 cv/litro e 9,6 kgfm/litro, respectivamente.
O veículo utiliza a plataforma Ford B3, com tração dianteira e transmissão manual de 5 marchas. O desempenho em aceleração de 0 a 100 km/h é alcançado em 13,4 segundos, com velocidade máxima de 165 km/h.
No consumo urbano, registra uma média de 8,8 km/l com gasolina, enquanto em rodovias alcança 10,3 km/l. A autonomia urbana é de 475 km com o tanque cheio, enquanto a autonomia em rodovias é de 556 km, considerando a capacidade do tanque de combustível de 54 litros.
O modelo oferece espaço para 5 ocupantes distribuídos em um ambiente confortável, com configuração de um utilitário esportivo compacto. O porta-malas tem capacidade para 296 litros, ideal para transporte de bagagens moderadas. A carga útil é de 462 kg, o que atende a necessidades diárias ou viagens.
As dimensões externas incluem 4240 mm de comprimento, 1672 mm de altura e 1734 mm de largura, com uma distância entre-eixos de 2490 mm. A bitola dianteira é de 1484 mm e a traseira, 1446 mm. O peso total do veículo é de 1208 kg.
A suspensão dianteira é independente, tipo McPherson, enquanto a traseira utiliza um eixo de torção. Ambas contam com molas helicoidais como elemento elástico. Os freios dianteiros são a disco ventilado, enquanto os traseiros utilizam tambores. A direção é hidráulica, com diâmetro de giro de 10 metros.
Os pneus possuem medidas 205/65 R15, sendo iguais para os dianteiros, traseiros e o estepe. A altura do flanco é de 133 mm.
Fonte: GuiaDeUsados, Wikipedia, AutosSegredos, OLX, Webmotors e MercadoLivre.