Guia de Usados: Ficha técnica do Honda Civic LXL 1.8 AT 2010; preço, consumo e desempenho do sedan

O Honda Civic LXL 1.8 AT 2010 usado é ideal para quem busca conforto e confiabilidade em um sedã médio. Ele é bom para uso urbano e viagens, mas exige atenção ao histórico de manutenção, suspensão e câmbio automático. Apesar do custo de reparos e consumo medianos, é confiável e com boa revenda.
Publicado em Usados dia 4/01/2025 por Alan Corrêa

O Honda Civic LXL 1.8 AT 2010 é uma excelente opção de sedã médio usado para quem busca um carro confiável, confortável e com bom desempenho. Equipado com motor 1.8 i-VTEC de até 140 cv e câmbio automático de 5 marchas, ele é ideal para quem precisa de um veículo versátil, seja para o dia a dia na cidade ou viagens mais longas. Seu design ainda é considerado atraente, e o modelo oferece bom espaço interno, suspensão equilibrada e tecnologia suficiente para sua época, com itens como ar-condicionado digital, direção elétrica e airbags frontais.

Pontos Principais:

  • Motor 1.8 i-VTEC de até 140 cv e câmbio automático de 5 marchas.
  • Problemas frequentes: suspensão traseira e discos de freio.
  • Verificar histórico de manutenção e estado da suspensão.
  • Custo de manutenção acima da média de carros populares.

No entanto, como qualquer veículo usado, o Civic LXL 2010 não é isento de pontos negativos. Problemas comuns relatados por proprietários incluem desgaste precoce na suspensão traseira (principalmente buchas e amortecedores) e vibrações no pedal do freio devido a discos empenados. Outro fator a considerar é o custo da manutenção, que pode ser mais elevado do que carros populares, além do consumo que, embora razoável para a categoria, não é dos mais econômicos. Por outro lado, a durabilidade e a robustez do conjunto mecânico são grandes vantagens, além da excelente reputação de revenda da Honda.

Antes de fechar negócio, é importante verificar o histórico do veículo, buscando sinais de má conservação, manutenção atrasada ou indícios de colisões graves. Avalie especialmente o estado do câmbio automático, que deve trocar as marchas de forma suave, e da suspensão, já que reparos nesses componentes podem ser caros. Dê preferência a carros com manutenções documentadas e, se possível, leve o veículo a um mecânico de confiança antes de fechar o negócio. Essa atenção aos detalhes pode fazer toda a diferença para garantir que você aproveite as qualidades do Civic sem surpresas desagradáveis.

Desempenho, motor e potência

O veículo conta com motorização instalada na parte dianteira, com aspiração natural e disposição transversal. O motor é equipado com alimentação por injeção multiponto e possui 4 cilindros em linha. A configuração apresenta um comando de válvulas único no cabeçote, acionado por corrente, com tuchos mecânicos e variação no comando de admissão.

A cilindrada total é de 1799 cm³, com cilindrada unitária de 450 cm³. O diâmetro do cilindro é de 81 mm, enquanto o curso do pistão é de 87,3 mm, e a razão de compressão é de 11,5:1. Esse motor desenvolve uma potência máxima de 140 cv quando abastecido com álcool (A) e 138 cv com gasolina (G), ambos atingidos a 6200 rpm. O torque máximo é de 17,7 kgfm (A) e 17,5 kgfm (G), entregues a 4300 rpm.

A plataforma do modelo é acompanhada de tração dianteira e transmissão automática de 5 marchas, com acoplamento por conversor de torque. A relação peso/potência é de 8,84 kg/cv, enquanto o torque específico é de 9,8 kgfm/litro. A potência específica chega a 77,8 cv/litro. A rotação máxima do motor atinge 6800 rpm, e o óleo recomendado é de viscosidade 10w-30. O desempenho permite atingir uma velocidade máxima de 200 km/h, com aceleração de 0 a 100 km/h em 11,9 segundos.

Consumo e autonomia

No consumo urbano, o veículo percorre 6,5 km/l com álcool e 10,6 km/l com gasolina. Em trechos rodoviários, os números aumentam para 8,6 km/l com álcool e 13,9 km/l com gasolina.

A autonomia urbana é de 325 km com álcool e 530 km com gasolina, enquanto na estrada esses valores chegam a 430 km com álcool e 695 km com gasolina, considerando o tanque de combustível com capacidade de 50 litros.

Interior

O interior do veículo acomoda até cinco ocupantes com conforto, oferecendo um espaço interno bem planejado. O porta-malas possui capacidade de 340 litros, atendendo às necessidades de transporte de bagagens em viagens ou no dia a dia. A carga útil do modelo é de 420 kg.

Medidas

A suspensão dianteira é independente, com sistema McPherson, enquanto a traseira também é independente, utilizando braços sobrepostos. Ambos os sistemas contam com molas helicoidais como elemento elástico.

O veículo pesa 1238 kg e possui as seguintes dimensões: comprimento de 4489 mm, largura de 1752 mm, altura de 1450 mm e distância entre eixos de 2700 mm. As bitolas dianteira e traseira são de 1492 mm e 1521 mm, respectivamente.

Os freios dianteiros são a disco ventilado, enquanto os traseiros possuem discos sólidos. A direção tem assistência elétrica, com um diâmetro de giro de 10,5 metros. Os pneus, nas medidas 205/55 r16, são iguais para os eixos dianteiro e traseiro, com estepe da mesma dimensão. A altura do flanco é de 113 mm.

Preços aproximados do Honda Civic 2010

Ficha Técnica do Honda Civic LXL 1.8 AT 2010

Geral

Motor

Transmissão

Suspensão

Freios

Direção

Pneus

Dimensões

Desempenho

Consumo

Autonomia

Equipamentos do Honda Civic LXL 1.8 AT 2010

Segurança

Conforto

Entretenimento

Fonte: Webmotors, Motor1 e Vrum.