O Honda Civic LXL 1.8 AT 2010 é uma excelente opção de sedã médio usado para quem busca um carro confiável, confortável e com bom desempenho. Equipado com motor 1.8 i-VTEC de até 140 cv e câmbio automático de 5 marchas, ele é ideal para quem precisa de um veículo versátil, seja para o dia a dia na cidade ou viagens mais longas. Seu design ainda é considerado atraente, e o modelo oferece bom espaço interno, suspensão equilibrada e tecnologia suficiente para sua época, com itens como ar-condicionado digital, direção elétrica e airbags frontais.
Pontos Principais:
No entanto, como qualquer veículo usado, o Civic LXL 2010 não é isento de pontos negativos. Problemas comuns relatados por proprietários incluem desgaste precoce na suspensão traseira (principalmente buchas e amortecedores) e vibrações no pedal do freio devido a discos empenados. Outro fator a considerar é o custo da manutenção, que pode ser mais elevado do que carros populares, além do consumo que, embora razoável para a categoria, não é dos mais econômicos. Por outro lado, a durabilidade e a robustez do conjunto mecânico são grandes vantagens, além da excelente reputação de revenda da Honda.
Antes de fechar negócio, é importante verificar o histórico do veículo, buscando sinais de má conservação, manutenção atrasada ou indícios de colisões graves. Avalie especialmente o estado do câmbio automático, que deve trocar as marchas de forma suave, e da suspensão, já que reparos nesses componentes podem ser caros. Dê preferência a carros com manutenções documentadas e, se possível, leve o veículo a um mecânico de confiança antes de fechar o negócio. Essa atenção aos detalhes pode fazer toda a diferença para garantir que você aproveite as qualidades do Civic sem surpresas desagradáveis.
O veículo conta com motorização instalada na parte dianteira, com aspiração natural e disposição transversal. O motor é equipado com alimentação por injeção multiponto e possui 4 cilindros em linha. A configuração apresenta um comando de válvulas único no cabeçote, acionado por corrente, com tuchos mecânicos e variação no comando de admissão.
A cilindrada total é de 1799 cm³, com cilindrada unitária de 450 cm³. O diâmetro do cilindro é de 81 mm, enquanto o curso do pistão é de 87,3 mm, e a razão de compressão é de 11,5:1. Esse motor desenvolve uma potência máxima de 140 cv quando abastecido com álcool (A) e 138 cv com gasolina (G), ambos atingidos a 6200 rpm. O torque máximo é de 17,7 kgfm (A) e 17,5 kgfm (G), entregues a 4300 rpm.
A plataforma do modelo é acompanhada de tração dianteira e transmissão automática de 5 marchas, com acoplamento por conversor de torque. A relação peso/potência é de 8,84 kg/cv, enquanto o torque específico é de 9,8 kgfm/litro. A potência específica chega a 77,8 cv/litro. A rotação máxima do motor atinge 6800 rpm, e o óleo recomendado é de viscosidade 10w-30. O desempenho permite atingir uma velocidade máxima de 200 km/h, com aceleração de 0 a 100 km/h em 11,9 segundos.
No consumo urbano, o veículo percorre 6,5 km/l com álcool e 10,6 km/l com gasolina. Em trechos rodoviários, os números aumentam para 8,6 km/l com álcool e 13,9 km/l com gasolina.
A autonomia urbana é de 325 km com álcool e 530 km com gasolina, enquanto na estrada esses valores chegam a 430 km com álcool e 695 km com gasolina, considerando o tanque de combustível com capacidade de 50 litros.
O interior do veículo acomoda até cinco ocupantes com conforto, oferecendo um espaço interno bem planejado. O porta-malas possui capacidade de 340 litros, atendendo às necessidades de transporte de bagagens em viagens ou no dia a dia. A carga útil do modelo é de 420 kg.
A suspensão dianteira é independente, com sistema McPherson, enquanto a traseira também é independente, utilizando braços sobrepostos. Ambos os sistemas contam com molas helicoidais como elemento elástico.
O veículo pesa 1238 kg e possui as seguintes dimensões: comprimento de 4489 mm, largura de 1752 mm, altura de 1450 mm e distância entre eixos de 2700 mm. As bitolas dianteira e traseira são de 1492 mm e 1521 mm, respectivamente.
Os freios dianteiros são a disco ventilado, enquanto os traseiros possuem discos sólidos. A direção tem assistência elétrica, com um diâmetro de giro de 10,5 metros. Os pneus, nas medidas 205/55 r16, são iguais para os eixos dianteiro e traseiro, com estepe da mesma dimensão. A altura do flanco é de 113 mm.