Guia de Usados: Ficha técnica do Honda Civic LXL 1.8 AT 2010; preço, consumo e desempenho do sedan

O Honda Civic LXL 1.8 AT 2010 usado é ideal para quem busca conforto e confiabilidade em um sedã médio. Ele é bom para uso urbano e viagens, mas exige atenção ao histórico de manutenção, suspensão e câmbio automático. Apesar do custo de reparos e consumo medianos, é confiável e com boa revenda.
Publicado por Alan Corrêa em Usados dia 4/01/2025

O Honda Civic LXL 1.8 AT 2010 é uma excelente opção de sedã médio usado para quem busca um carro confiável, confortável e com bom desempenho. Equipado com motor 1.8 i-VTEC de até 140 cv e câmbio automático de 5 marchas, ele é ideal para quem precisa de um veículo versátil, seja para o dia a dia na cidade ou viagens mais longas. Seu design ainda é considerado atraente, e o modelo oferece bom espaço interno, suspensão equilibrada e tecnologia suficiente para sua época, com itens como ar-condicionado digital, direção elétrica e airbags frontais.

Pontos Principais:

  • Motor 1.8 i-VTEC de até 140 cv e câmbio automático de 5 marchas.
  • Problemas frequentes: suspensão traseira e discos de freio.
  • Verificar histórico de manutenção e estado da suspensão.
  • Custo de manutenção acima da média de carros populares.

No entanto, como qualquer veículo usado, o Civic LXL 2010 não é isento de pontos negativos. Problemas comuns relatados por proprietários incluem desgaste precoce na suspensão traseira (principalmente buchas e amortecedores) e vibrações no pedal do freio devido a discos empenados. Outro fator a considerar é o custo da manutenção, que pode ser mais elevado do que carros populares, além do consumo que, embora razoável para a categoria, não é dos mais econômicos. Por outro lado, a durabilidade e a robustez do conjunto mecânico são grandes vantagens, além da excelente reputação de revenda da Honda.

O Honda Civic LXL 1.8 AT 2010 é uma escolha frequente entre usados pela confiabilidade e desempenho. Serve bem para quem busca um sedã médio confortável para cidade e estrada.
O Honda Civic LXL 1.8 AT 2010 é uma escolha frequente entre usados pela confiabilidade e desempenho. Serve bem para quem busca um sedã médio confortável para cidade e estrada.

Antes de fechar negócio, é importante verificar o histórico do veículo, buscando sinais de má conservação, manutenção atrasada ou indícios de colisões graves. Avalie especialmente o estado do câmbio automático, que deve trocar as marchas de forma suave, e da suspensão, já que reparos nesses componentes podem ser caros. Dê preferência a carros com manutenções documentadas e, se possível, leve o veículo a um mecânico de confiança antes de fechar o negócio. Essa atenção aos detalhes pode fazer toda a diferença para garantir que você aproveite as qualidades do Civic sem surpresas desagradáveis.

Desempenho, motor e potência

O motor é a combustão natural, com potência máxima de 140 cv (álcool) ou 138 cv (gasolina), aceleração de 0 a 100 km/h em 11,9 s e velocidade máxima de 200 km/h.
O motor é a combustão natural, com potência máxima de 140 cv (álcool) ou 138 cv (gasolina), aceleração de 0 a 100 km/h em 11,9 s e velocidade máxima de 200 km/h.

O veículo conta com motorização instalada na parte dianteira, com aspiração natural e disposição transversal. O motor é equipado com alimentação por injeção multiponto e possui 4 cilindros em linha. A configuração apresenta um comando de válvulas único no cabeçote, acionado por corrente, com tuchos mecânicos e variação no comando de admissão.

A cilindrada total é de 1799 cm³, com cilindrada unitária de 450 cm³. O diâmetro do cilindro é de 81 mm, enquanto o curso do pistão é de 87,3 mm, e a razão de compressão é de 11,5:1. Esse motor desenvolve uma potência máxima de 140 cv quando abastecido com álcool (A) e 138 cv com gasolina (G), ambos atingidos a 6200 rpm. O torque máximo é de 17,7 kgfm (A) e 17,5 kgfm (G), entregues a 4300 rpm.

A plataforma do modelo é acompanhada de tração dianteira e transmissão automática de 5 marchas, com acoplamento por conversor de torque. A relação peso/potência é de 8,84 kg/cv, enquanto o torque específico é de 9,8 kgfm/litro. A potência específica chega a 77,8 cv/litro. A rotação máxima do motor atinge 6800 rpm, e o óleo recomendado é de viscosidade 10w-30. O desempenho permite atingir uma velocidade máxima de 200 km/h, com aceleração de 0 a 100 km/h em 11,9 segundos.

Consumo e autonomia

O consumo urbano é de 6,5 km/l (álcool) e 10,6 km/l (gasolina). A autonomia urbana é de 325 km (álcool) e 530 km (gasolina). Tanque com 50 litros.
O consumo urbano é de 6,5 km/l (álcool) e 10,6 km/l (gasolina). A autonomia urbana é de 325 km (álcool) e 530 km (gasolina). Tanque com 50 litros.

No consumo urbano, o veículo percorre 6,5 km/l com álcool e 10,6 km/l com gasolina. Em trechos rodoviários, os números aumentam para 8,6 km/l com álcool e 13,9 km/l com gasolina.

A autonomia urbana é de 325 km com álcool e 530 km com gasolina, enquanto na estrada esses valores chegam a 430 km com álcool e 695 km com gasolina, considerando o tanque de combustível com capacidade de 50 litros.

Interior

A tração é dianteira, combinada com câmbio automático de 5 marchas e direção elétrica, proporcionando boa dirigibilidade e conforto ao dirigir.
A tração é dianteira, combinada com câmbio automático de 5 marchas e direção elétrica, proporcionando boa dirigibilidade e conforto ao dirigir.

O interior do veículo acomoda até cinco ocupantes com conforto, oferecendo um espaço interno bem planejado. O porta-malas possui capacidade de 340 litros, atendendo às necessidades de transporte de bagagens em viagens ou no dia a dia. A carga útil do modelo é de 420 kg.

Medidas

A suspensão dianteira é independente, com sistema McPherson, enquanto a traseira também é independente, utilizando braços sobrepostos. Ambos os sistemas contam com molas helicoidais como elemento elástico.

O veículo pesa 1238 kg e possui as seguintes dimensões: comprimento de 4489 mm, largura de 1752 mm, altura de 1450 mm e distância entre eixos de 2700 mm. As bitolas dianteira e traseira são de 1492 mm e 1521 mm, respectivamente.

Os freios dianteiros são a disco ventilado, enquanto os traseiros possuem discos sólidos. A direção tem assistência elétrica, com um diâmetro de giro de 10,5 metros. Os pneus, nas medidas 205/55 r16, são iguais para os eixos dianteiro e traseiro, com estepe da mesma dimensão. A altura do flanco é de 113 mm.

Preços aproximados do Honda Civic 2010

  • Honda Civic Sedan LXS 1.8/1.8 Flex 16V Mec. 4p 2010 – Preço aproximado: R$ 43 mil
  • Honda Civic Sed. LXL/LXL SE 1.8 Flex 16V Mec. 2010 – Preço aproximado: R$ 44 mil
  • Honda Civic Sedan LXS 1.8/1.8 Flex 16V Aut. 4p 2010 – Preço aproximado: R$ 46 mil
  • Honda Civic Sed. LXL/LXL SE 1.8 Flex 16V Aut. 2010 – Preço aproximado: R$ 48 mil
  • Honda Civic Sedan EXS 1.8/1.8 Flex 16V Aut. 4p 2010 – Preço aproximado: R$ 50 mil
  • Honda Civic Sedan Si 2.0 16V 192cv 4p 2010 – Preço aproximado: R$ 84 mil

Ficha Técnica do Honda Civic LXL 1.8 AT 2010

Suspensão dianteira independente McPherson e traseira independente. Freios a disco ventilado (frente) e sólido (traseiro). Pneus 205/55 R16.
Suspensão dianteira independente McPherson e traseira independente. Freios a disco ventilado (frente) e sólido (traseiro). Pneus 205/55 R16.

Geral

  • Ano: 2010
  • Propulsão: Combustão
  • Combustível: Flex (álcool/gasolina)
  • Procedência: Nacional
  • Configuração: Sedã
  • Porte: Médio
  • Lugares: 5
  • Portas: 4
  • Geração: 8ª

Motor

  • Instalação: Dianteiro
  • Aspiração: Natural
  • Disposição: Transversal
  • Alimentação: Injeção multiponto
  • Cilindros: 4 em linha
  • Comando de válvulas: Único no cabeçote
  • Tuchos: Mecânicos
  • Cilindrada unitária: 450 cm³
  • Acionamento comando: Corrente
  • Válvulas por cilindro: 4
  • Diâmetro do cilindro: 81 mm
  • Razão de compressão: 11,5:1
  • Curso do pistão: 87,3 mm
  • Deslocamento: 1799 cm³
  • Potência máxima: 140 cv (álcool) / 138 cv (gasolina) a 6200 rpm
  • Código do motor: R18A1
  • Torque máximo: 17,7 kgfm (álcool) / 17,5 kgfm (gasolina) a 4300 rpm
  • Peso/potência: 8,84 kg/cv
  • Torque específico: 9,8 kgfm/litro
  • Peso/torque: 69,9 kg/kgfm
  • Potência específica: 77,8 cv/litro
  • Rotação máxima: 6800 rpm
  • Viscosidade do óleo: 10W-30

Transmissão

  • Tração: Dianteira
  • Câmbio: Automático de 5 marchas
  • Acoplamento: Conversor de torque

Suspensão

  • Dianteira: Independente, McPherson
  • Elemento elástico dianteiro: Mola helicoidal
  • Traseira: Independente, braços sobrepostos
  • Elemento elástico traseiro: Mola helicoidal

Freios

  • Dianteiros: Disco ventilado
  • Traseiros: Disco sólido

Direção

  • Assistência: Elétrica
  • Diâmetro de giro: 10,5 m

Pneus

  • Dianteiros: 205/55 R16
  • Traseiros: 205/55 R16
  • Estepe: 205/55 R16

Dimensões

  • Comprimento: 4489 mm
  • Largura: 1752 mm
  • Distância entre-eixos: 2700 mm
  • Altura: 1450 mm
  • Bitola dianteira: 1492 mm
  • Bitola traseira: 1521 mm
  • Porta-malas: 340 litros
  • Tanque de combustível: 50 litros
  • Peso: 1238 kg
  • Carga útil: 420 kg

Desempenho

  • Velocidade máxima: 200 km/h
  • Aceleração 0-100 km/h: 11,9 s

Consumo

  • Urbano: 6,5 km/l (álcool) / 8,6 km/l (gasolina)
  • Rodoviário: 10,6 km/l (álcool) / 13,9 km/l (gasolina)

Autonomia

  • Urbana: 325 km (álcool)
  • Rodoviária: 430 km (álcool) / 695 km (gasolina)

Equipamentos do Honda Civic LXL 1.8 AT 2010

Equipado com freios ABS, airbags frontais, ar-condicionado, controle elétrico dos vidros e retrovisores, rádio com CD player e volante multifuncional.
Equipado com freios ABS, airbags frontais, ar-condicionado, controle elétrico dos vidros e retrovisores, rádio com CD player e volante multifuncional.

Segurança

  • Freios ABS
  • Airbags frontais
  • Alarme antifurto perimétrico
  • Cintos de três pontos para todos os ocupantes
  • Encosto de cabeça para todos os ocupantes
  • Faróis com refletores duplos
  • Repetidores laterais das luzes de direção
  • Travamento central das portas
  • Desembaçador do vidro traseiro

Conforto

  • Ar-condicionado
  • Zonas de ar-condicionado: 1
  • Ar quente
  • Direção assistida
  • Banco do motorista com ajuste de altura
  • Apoio de braço para o motorista
  • Apoio de braço central no banco traseiro
  • Câmbio automático
  • Ajuste do volante em altura e profundidade
  • Cintos de segurança com ajuste de altura
  • Bancos revestidos em couro (opcional)
  • Controle automático de velocidade
  • Controle elétrico dos vidros dianteiros e traseiros
  • Ajuste elétrico dos retrovisores
  • Rodas de liga leve
  • Troca de marchas no volante
  • Banco traseiro bipartido e rebatível
  • Destravamento interno/remoto do porta-malas
  • Luz no porta-malas, porta-luvas e teto traseiro
  • Comando interno da tampa de abastecimento
  • Alças de segurança no teto

Entretenimento

  • Rádio
  • CD player
  • Volante multifuncional
  • Conta-giros
  • Termômetro do líquido de arrefecimento

Fonte: Webmotors, Motor1 e Vrum.