Guia de Usados: Ford Fiesta 1.0 2010 é um bom carro para usar no dia a dia? Confira preço, fotos e dicas para comprar esse carro usado

O Ford Fiesta 1.0 2010 é uma opção de hatchback compacto e econômico no mercado de usados, com motor flex de 73 cv e consumo razoável. Oferece segurança adequada para a categoria, desvalorização anual de 7,82% e IPVA acessível. Com bom custo-benefício, é indicado para quem busca um carro prático para uso urbano.
Publicado por Alan Corrêa em Usados dia 10/11/2024

Adquirir um carro usado como o Ford Fiesta 1.0 2010 pode ser uma excelente escolha para quem busca um veículo compacto e econômico, sem abrir mão da praticidade e do conforto básicos para o dia a dia. Esse modelo, conhecido pela robustez e pela versatilidade no trânsito urbano, oferece um motor de 73 cv e sistema flex, permitindo o uso de álcool ou gasolina, o que proporciona uma autonomia interessante para quem precisa enfrentar trajetos diários. Além disso, com um preço médio de R$ 20.696, o Fiesta se destaca como uma opção de custo acessível no mercado de seminovos.

Pontos Principais:

  • Motor 1.0 flex de 73 cv, com preço acessível para compra.
  • Consumo de combustível razoável, com média urbana de 8 km/l no álcool e até 12 km/l na gasolina.
  • Possui uma desvalorização anual de 7,82%.
  • Direção hidráulica e sistema de freios com disco ventilado na frente e tambor atrás.

Para quem está considerando a compra de um hatchback usado, o Ford Fiesta 2010 também apresenta outros atrativos, como seu porte compacto e capacidade para cinco ocupantes. A segurança é um ponto relevante, com proteção moderada para adultos e crianças em sua faixa de mercado, e a dirigibilidade é favorecida pela direção hidráulica e pela suspensão confortável. Com um IPVA acessível e bom desempenho no consumo de combustível, o Fiesta 1.0 2010 se coloca como uma alternativa viável e vantajosa, ideal para quem precisa de um veículo confiável e econômico.

Desempenho, motor e potência

Motor dianteiro e transversal, aspiração natural e injeção multiponto. Conta com quatro cilindros em linha, tuchos hidráulicos e corrente no comando. Cilindrada total de 999cm³.
Motor dianteiro e transversal, aspiração natural e injeção multiponto. Conta com quatro cilindros em linha, tuchos hidráulicos e corrente no comando. Cilindrada total de 999cm³.

Este modelo se destaca por um desempenho que atende bem ao segmento de compactos. Equipado com um motor dianteiro, transversal e de aspiração natural, conta com um sistema de injeção multiponto, quatro cilindros em linha e tuchos hidráulicos, características que tornam o funcionamento eficiente e relativamente econômico. A unidade motriz apresenta uma cilindrada de 999 cm³, com uma cilindrada unitária de 250 cm³ e um diâmetro do cilindro de 68,68 mm. A razão de compressão de 12,8:1 e curso do pistão de 67,4 mm agregam ao rendimento do motor, enquanto o código do motor, conhecido por zetec rocam, é um dos mais populares em sua categoria.

O desempenho é modesto, com uma potência máxima de 69 cv ao ser abastecido com álcool e 73 cv com gasolina, ambos atingidos a 6000 rpm. O torque máximo, por sua vez, chega a 9,3 kgfm com álcool e 8,9 kgfm com gasolina, disponibilizado a 4750 rpm. Este modelo apresenta uma relação peso/potência de 14,84 kg/cv e um torque específico de 9,3 kgfm/litro, que garantem uma boa resposta dentro da proposta de um compacto urbano. A tração dianteira, aliada a um câmbio manual de 5 marchas, e o acoplamento de embreagem monodisco a seco completam o conjunto de transmissão. A plataforma utilizada é a Ford B3, oferecendo uma estrutura bem adaptada à proposta de um hatchback compacto.

A aceleração de 0 a 100 km/h é de 18,6 segundos, enquanto a velocidade máxima atinge os 146 km/h, demonstrando que o desempenho se adequa bem às necessidades urbanas e, com menor enfoque, aos deslocamentos em rodovias.

Consumo e autonomia

O consumo é outro ponto interessante, com números que tornam este modelo uma opção econômica dentro da categoria flex. No consumo urbano, registra-se 8 km/l com álcool e 12 km/l com gasolina. Em rodovias, o modelo apresenta consumo de 9,8 km/l com álcool e 15,9 km/l com gasolina. Estes valores garantem uma autonomia de 432 km em área urbana com álcool, e 648 km quando abastecido com gasolina. Para trajetos rodoviários, a autonomia alcança 529 km com álcool e impressionantes 859 km ao usar gasolina, valores que conferem uma grande flexibilidade ao usuário.

Interior

Tração dianteira, com câmbio manual de cinco marchas. Acoplamento com embreagem monodisco a seco, oferecendo uma condução confiável e econômica.
Tração dianteira, com câmbio manual de cinco marchas. Acoplamento com embreagem monodisco a seco, oferecendo uma condução confiável e econômica.

O espaço interno é pensado para proporcionar conforto e funcionalidade, com capacidade para cinco ocupantes e acesso facilitado por meio de quatro portas. Como um hatchback compacto, o modelo oferece um porta-malas com capacidade de 305 litros, adequado para as necessidades urbanas. Além disso, o modelo possui uma carga útil de 427 kg, suficiente para o transporte de carga leve em conjunto com os passageiros, tornando-o uma escolha prática para o uso diário.

Medidas

Suspensão dianteira independente McPherson e traseira com eixo de torção. Freios a disco ventilado na dianteira e tambor na traseira. Pneus 175/65 R14.
Suspensão dianteira independente McPherson e traseira com eixo de torção. Freios a disco ventilado na dianteira e tambor na traseira. Pneus 175/65 R14.

Com 3930 mm de comprimento, 1765 mm de largura e 1497 mm de altura, este modelo é compacto e adaptável ao ambiente urbano. A distância entre-eixos é de 2488 mm, o que proporciona um bom espaço para os ocupantes e estabilidade na condução. As bitolas dianteira e traseira medem 1489 mm e 1452 mm, respectivamente, o que contribui para a dirigibilidade e estabilidade do veículo.

O sistema de suspensão é configurado para proporcionar conforto e segurança. Na dianteira, o sistema independente McPherson com molas helicoidais garante absorção de impactos e precisão na condução. A traseira, com eixo de torção e molas helicoidais, completa o conjunto, tornando-o estável e responsivo. O sistema de freios é composto por discos ventilados na dianteira e tambores na traseira, atendendo às necessidades do modelo. A direção possui assistência hidráulica e um diâmetro de giro de 10,2 metros, facilitando manobras em espaços reduzidos, característica essencial para um veículo urbano.

O modelo vem equipado com pneus 175/65 R14 tanto na dianteira quanto na traseira, com uma altura de flanco de 114 mm, ideal para manter o conforto e estabilidade ao rodar em vias variadas. O peso total do veículo é de 1083 kg, o que proporciona uma relação peso-potência equilibrada para o segmento, além de ser uma característica que contribui para o consumo eficiente e a facilidade de manobra.

Preço aproximado

O valor estimado para este modelo no mercado de usados é de aproximadamente R$ 20.696, o que o torna uma opção acessível e interessante dentro do segmento dos compactos, considerando seu custo-benefício.

  • Fiesta 1.0 8v Flex/class 1.0 8v Flex 5p – Preço aproximado: R$ 21 mil
  • Fiesta Trail 1.0 8v Flex 5p – Preço aproximado: R$ 23 mil
  • Fiesta 1.6 8v Flex/class 1.6 8v Flex 5p – Preço aproximado: R$ 26 mil
  • Fiesta Trail 1.6 8v Flex 5p – Preço aproximado: R$ 29 mil

Ficha Técnica do Ford Fiesta 1.0 2010

Aceleração de 0 a 100km/h em 18,6 segundos e velocidade máxima de 146km/h. Conjunto de motor e transmissão atendem bem às exigências de um hatch compacto.
Aceleração de 0 a 100km/h em 18,6 segundos e velocidade máxima de 146km/h. Conjunto de motor e transmissão atendem bem às exigências de um hatch compacto.

Geral

  • Modelo: Ford Fiesta 1.0
  • Ano: 2010
  • Propulsão: Combustão (Flex – álcool/gasolina)
  • Procedência: Nacional
  • Configuração: Hatchback compacto
  • Portas: 4
  • Lugares: 5
  • Geração: 5ª
  • Plataforma: Ford B3
  • Série: BE256

Motor

  • Instalação: Dianteiro
  • Aspiração: Natural
  • Disposição: Transversal
  • Alimentação: Injeção multiponto
  • Cilindrada: 999 cm³
  • Cilindros: 4 em linha
  • Comando de válvulas: Único no cabeçote
  • Tuchos: Hidráulicos
  • Cilindrada unitária: 250 cm³
  • Acionamento do comando: Corrente
  • Válvulas por cilindro: 2
  • Diâmetro do cilindro: 68,68 mm
  • Razão de compressão: 12,8:1
  • Curso do pistão: 67,4 mm
  • Código do motor: Zetec Rocam
  • Potência máxima: 69 cv (álcool), 73 cv (gasolina) a 6000 rpm
  • Torque máximo: 9,3 kgfm (álcool), 8,9 kgfm (gasolina) a 4750 rpm
  • Peso/potência: 14,84 kg/cv
  • Torque específico: 9,3 kgfm/litro
  • Peso/torque: 116,5 kg/kgfm
  • Potência específica: 73,1 cv/litro
  • Viscosidade do óleo: 5W-30

Transmissão

  • Tração: Dianteira
  • Câmbio: Manual de 5 marchas
  • Código do câmbio: IB5
  • Acoplamento: Embreagem monodisco a seco

Suspensão

  • Dianteira: Independente, McPherson
  • Elemento elástico dianteiro: Mola helicoidal
  • Traseira: Eixo de torção
  • Elemento elástico traseiro: Mola helicoidal

Freios

  • Dianteiros: Disco ventilado
  • Traseiros: Tambor

Direção

  • Assistência: Hidráulica
  • Diâmetro de giro: 10,2 m

Pneus

  • Dianteiros: 175/65 R14
  • Traseiros: 175/65 R14
  • Altura do flanco: 114 mm (dianteiro e traseiro)

Dimensões

  • Comprimento: 3930 mm
  • Largura: 1765 mm
  • Altura: 1497 mm
  • Distância entre-eixos: 2488 mm
  • Bitola dianteira: 1489 mm
  • Bitola traseira: 1452 mm
  • Porta-malas: 305 litros
  • Tanque de combustível: 54 litros
  • Peso: 1083 kg
  • Carga útil: 427 kg

Desempenho

  • Velocidade máxima: 146 km/h
  • Aceleração 0-100 km/h: 18,6 s

Consumo

  • Urbano: 8 km/l (álcool), 12 km/l (gasolina)
  • Rodoviário: 9,8 km/l (álcool), 15,9 km/l (gasolina)

Autonomia

  • Urbana: 432 km (álcool), 648 km (gasolina)
  • Rodoviária: 529 km (álcool), 859 km (gasolina)