O Fiat Uno Attractive 1.4 2011 pode ser uma opção interessante para quem procura um veículo econômico e de manutenção acessível no mercado de usados. Com motor flex de 88 cv, ele apresenta desempenho adequado para a cidade e viagens curtas, além de um consumo razoável para um modelo compacto. A posição de dirigir elevada e a boa visibilidade são atrativos, especialmente para quem busca praticidade no dia a dia.
Pontos Principais:
No entanto, é importante considerar alguns pontos negativos antes de optar por um Uno Attractive usado. A lista de equipamentos de segurança deixa a desejar, já que itens como airbags e freios ABS, hoje considerados básicos, eram opcionais no modelo 2011. Além disso, o espaço interno, embora suficiente para cinco ocupantes, pode ser um pouco apertado, especialmente para quem planeja fazer viagens longas com a família. Outro ponto a se atentar é a ausência de assistência de direção em algumas versões, o que pode tornar a condução mais cansativa em trajetos urbanos mais longos.
Para quem está decidido a adquirir um Fiat Uno 2011 usado, algumas dicas são essenciais para garantir uma compra segura. Verificar o histórico de revisões e a procedência do veículo é fundamental, pois isso pode indicar se ele foi bem cuidado ao longo dos anos. Além disso, é recomendável dar preferência a versões que incluam pelo menos os opcionais de segurança, como freios ABS e airbags frontais, para uma condução mais segura. Testar a dirigibilidade e checar o estado de suspensão e freios são passos importantes, pois esses componentes podem exigir manutenção em veículos mais antigos.
O veículo apresenta um motor dianteiro, transversal, de aspiração natural, com injeção multiponto e quatro cilindros em linha. Este motor oferece potência de 88 cv utilizando álcool e 85 cv com gasolina, ambos alcançados a 5750 rpm, o que garante bom desempenho tanto em áreas urbanas quanto em rodovias. Com torque de 12,5 kgfm (álcool) e 12,4 kgfm (gasolina) a 3500 rpm, o modelo atende às necessidades de motoristas que buscam agilidade em ultrapassagens e acelerações.
A relação peso/potência é de 10,51 kg/cv, e a potência específica do motor é de 64,3 cv/litro, valores que contribuem para uma condução equilibrada, enquanto o torque específico chega a 9,1 kgfm/litro. Com rotação máxima de 6500 rpm e uma razão de compressão de 12,35:1, o motor mantém sua eficiência energética e desempenho. A transmissão manual de cinco marchas é acoplada a uma embreagem monodisco a seco e conta com tração dianteira, complementando o desempenho e estabilidade do veículo em diferentes condições de estrada.
A aceleração de 0 a 100 km/h é realizada em 10,8 segundos, e a velocidade máxima alcança 172 km/h. A plataforma 327 assegura uma configuração robusta e otimizada para um hatchback compacto, sendo ideal para o uso diário e urbano.
O veículo é flex, proporcionando versatilidade para o uso de álcool e gasolina. Em ambiente urbano, o consumo é de 7,1 km/l com álcool e 10,7 km/l com gasolina, valores que atendem aos padrões de um carro compacto. Na estrada, o consumo com álcool é de 8,2 km/l e com gasolina chega a 13,2 km/l, oferecendo uma alternativa econômica para viagens de longa distância.
Em termos de autonomia, na cidade, o veículo alcança 341 km utilizando álcool e 514 km com gasolina. Na estrada, a autonomia é aumentada para 394 km com álcool e 634 km com gasolina, sendo adequada para motoristas que necessitam de maior autonomia para percursos mais longos.
No interior, o modelo oferece assentos confortáveis para até cinco ocupantes, distribuídos em um espaço compacto e eficiente. O porta-malas possui capacidade de 280 litros, atendendo as demandas de um hatchback urbano e garantindo espaço adequado para pequenos deslocamentos e transporte de carga leve. Além disso, a carga útil do modelo é de 400 kg, o que amplia sua funcionalidade para o transporte adicional de passageiros e bagagem sem comprometer o desempenho.
O modelo é compacto, com comprimento de 3770 mm, largura de 1636 mm e altura de 1490 mm. A distância entre-eixos é de 2376 mm, e a altura mínima do solo é de 175 mm, o que proporciona boa estabilidade e facilidade para manobras urbanas. A bitola dianteira é de 1430 mm e a traseira de 1420 mm, o que melhora a estabilidade nas curvas.
A suspensão dianteira é independente com sistema McPherson e mola helicoidal, enquanto a traseira é composta por um eixo de torção com o mesmo tipo de mola. Este sistema oferece um equilíbrio entre conforto e desempenho, principalmente em áreas urbanas. Os freios dianteiros são a disco sólido, e os traseiros são a tambor, garantindo segurança e eficácia nas frenagens.
A direção, que não é assistida, tem um diâmetro de giro de 9,8 m, o que torna o veículo ágil em manobras urbanas. Quanto aos pneus, o modelo utiliza pneus 175/65 R14 tanto na dianteira quanto na traseira, com uma altura de flanco de 114 mm, garantindo boa aderência e conforto em diferentes tipos de terreno.
Em 2011, a Fiat lançou uma versão especial do seu popular Fiat Uno, conhecida como “Uno Attractive Podium.” Essa edição se destacou não apenas pela confiabilidade do modelo, mas também pelo conjunto de detalhes visuais e adesivos que conferiam uma personalidade única ao veículo. A linha Uno sempre foi conhecida pela sua versatilidade e apelo urbano, mas, com a edição Podium, a Fiat elevou o design, trazendo um toque esportivo e diferenciado que chamou a atenção dos entusiastas da marca.
Um dos principais atrativos do Fiat Uno Attractive Podium estava em seu kit de personalização exclusivo. Este conjunto incluía saias laterais e spoilers que tornavam o carro mais robusto e dinâmico visualmente. Para quem buscava um Uno que se destacasse nas ruas, esses detalhes acrescentavam um estilo único que não era comum nas versões tradicionais do modelo. Esse toque esportivo era ainda mais acentuado pelas rodas de liga leve, que combinavam perfeitamente com os demais elementos estéticos, garantindo um visual harmonioso e atraente.
Além da personalização exterior, a edição Podium do Uno Attractive trouxe adesivos exclusivos que ajudavam a realçar a identidade do carro. Os adesivos aplicados nas laterais e na traseira do veículo não eram meros enfeites, mas sim parte de uma proposta de design que reforçava a ideia de um carro urbano, jovem e moderno. Esses detalhes gráficos foram pensados para atrair um público que valoriza a estética tanto quanto a funcionalidade, trazendo um diferencial que agradava especialmente os mais jovens.
No interior, a edição Podium também não decepcionava. Ela contava com acabamentos em tons diferenciados e detalhes sutis que aumentavam a sensação de exclusividade. Os bancos eram revestidos em um tecido de qualidade superior, com costuras aparentes que combinavam com o conceito estético do carro. Esse cuidado com os detalhes internos refletia o compromisso da Fiat em oferecer, além do design esportivo, uma experiência de conforto para os ocupantes.
A edição especial Fiat Uno Attractive Podium 2011 tornou-se um marco para os admiradores do modelo, não só pelo visual diferenciado, mas pela combinação de estilo e acessibilidade. Esse modelo foi uma opção interessante para quem desejava um veículo que pudesse se destacar nas ruas sem abrir mão de características que fizeram do Uno um sucesso no Brasil: a praticidade e a confiabilidade.
Fonte: Stellantis, iCarros e MobiAuto.