A compra de um Toyota Corolla GLi 1.8 AT 2015 usado pode ser uma decisão acertada, desde que o comprador observe com atenção alguns detalhes importantes antes de fechar o negócio. Com uma desvalorização de 7,32% e um valor médio de mercado de R$ 73.263, esse sedan médio ainda entrega uma boa relação custo-benefício. No entanto, ao avaliar um carro usado, é fundamental verificar o estado geral do veículo para evitar surpresas.
Comece verificando o histórico de manutenção. Um carro bem cuidado pode apresentar menor desgaste nas peças mecânicas e na suspensão. A suspensão dianteira do Corolla GLi 2015 usa o sistema McPherson, que é durável, mas deve ser inspecionado para detectar possíveis desgastes nos amortecedores ou molas helicoidais. O eixo de torção traseiro também merece atenção, especialmente se o carro já rodou muitos quilômetros.
Outro ponto importante é o motor. O Toyota Corolla GLi 1.8 possui um motor flex que entrega até 144 cv, com um torque máximo de 18,4 kgfm. Embora a motorização seja robusta, verifique se há vazamentos de óleo, estado da correia de comando e o nível de ruído do motor. Além disso, o câmbio CVT de 7 marchas deve ser testado para garantir que as trocas estejam suaves, sem trancos ou ruídos estranhos, especialmente considerando o uso anterior do veículo.
O modelo é equipado com um motor dianteiro de aspiração natural e possui alimentação por injeção multiponto, com uma configuração de 4 cilindros em linha. A cilindrada total é de 1798 cm³, com uma potência máxima de 144 cv com álcool e 139 cv com gasolina, atingindo o pico de potência a 6000 rpm. O torque máximo alcança 18,4 kgfm com álcool e 17,7 kgfm com gasolina, a 4800 rpm.
A aceleração de 0 a 100 km/h é registrada em 11 segundos, com uma velocidade máxima de 186 km/h. O peso do veículo de 1260 kg resulta em uma relação peso/potência de 8,75 kg/cv e uma potência específica de 80,1 cv por litro. O torque específico atinge 10,2 kgfm por litro, e a razão de compressão é de 12:1, o que contribui para um desempenho equilibrado tanto em rodovias quanto em áreas urbanas.
O câmbio utilizado é do tipo CVT com 7 marchas e tração dianteira, sendo o acoplamento feito por conversor de torque. A plataforma utilizada é a New MC, parte da série E170, que garante uma estabilidade elevada durante a condução, especialmente em curvas e velocidades mais altas.
O consumo de combustível varia conforme o tipo utilizado. Quando abastecido com álcool, o consumo urbano é de 7,8 km/l, enquanto em rodovias chega a 9,2 km/l. Já com gasolina, o consumo melhora, atingindo 11,4 km/l na cidade e 13,2 km/l na estrada.
Com um tanque de combustível de 60 litros, a autonomia urbana com álcool é de 468 km e na estrada, 552 km. Quando abastecido com gasolina, a autonomia urbana chega a 684 km, enquanto nas estradas pode atingir até 792 km. Esses números oferecem um excelente balanço para quem busca um carro eficiente em longas viagens, sem a necessidade de paradas frequentes para reabastecimento.
O interior é bem projetado, acomodando até 5 pessoas com conforto. O banco do motorista conta com ajuste de altura, e o volante tem ajustes de altura e profundidade, o que facilita encontrar uma posição de condução adequada. Os vidros elétricos estão presentes nas portas dianteiras e traseiras, além de controles elétricos para os retrovisores. Há também apoio de braço para o motorista e diversas opções de luzes internas, incluindo no porta-malas e porta-luvas.
O porta-malas oferece uma capacidade de 470 litros, o que é suficiente para viagens em família ou transporte de cargas moderadas. O banco traseiro é rebatível, ampliando o espaço disponível para acomodação de objetos maiores, se necessário.
Em termos de suspensão, o veículo conta com um sistema independente McPherson na dianteira, com molas helicoidais como elemento elástico. Na traseira, a suspensão é composta por um eixo de torção, também com molas helicoidais. O sistema de freios inclui discos ventilados na dianteira e discos sólidos na traseira, o que garante uma frenagem eficiente em diversas condições de estrada.
As dimensões do veículo incluem um comprimento de 4620 mm, largura de 1775 mm, altura de 1475 mm e uma distância entre eixos de 2700 mm. A altura mínima do solo é de 155 mm, e o peso total é de 1260 kg, com uma carga útil de até 375 kg.
Os pneus dianteiros e traseiros têm as mesmas dimensões: 205/55 R16, com uma altura de flanco de 113 mm. Esses pneus, combinados com a direção elétrica, proporcionam um diâmetro de giro de 10,8 metros, o que facilita manobras em espaços urbanos mais estreitos.
O preço médio do modelo no mercado de usados gira em torno de R$ 75 mil, uma oferta competitiva considerando o conjunto de itens de segurança e conforto presentes no veículo. O modelo conta com equipamentos como freios ABS, airbags frontais e laterais, alarme antifurto e sistema de fixação ISOFIX para cadeiras infantis, o que o torna uma opção atraente para quem busca um veículo usado confiável e bem equipado.
Fonte: GuiaDeUsados, Webmotors e iCarros.