O Toyota Corolla XEi 2.0 2013 é uma excelente opção para quem busca um sedã médio confiável, confortável e com boa durabilidade. Ideal para famílias ou pessoas que rodam muito na cidade e na estrada, o modelo se destaca pela robustez mecânica e facilidade de manutenção. Com motor 2.0L e câmbio automático, ele oferece um desempenho satisfatório para o dia a dia e viagens, aliado a um consumo de combustível dentro do esperado para a categoria. Seu porta-malas espaçoso e o bom espaço interno também são atrativos importantes.
Pontos Principais:
Entre os principais pontos positivos estão a confiabilidade mecânica, o conforto ao dirigir e a desvalorização mais lenta em comparação com outros veículos da mesma categoria. Por outro lado, alguns pontos negativos são o câmbio automático de apenas quatro marchas, considerado ultrapassado, e o design que, embora sóbrio, pode não agradar a quem prefere linhas mais modernas. É importante observar a quilometragem, estado da suspensão e histórico de manutenção antes da compra, pois esses itens podem impactar no custo-benefício do carro.
Para adquirir um Corolla XEi 2.0 2013 usado, é essencial verificar se as revisões foram feitas corretamente, com atenção especial ao sistema de arrefecimento e troca de óleo. Testar o câmbio automático é crucial para identificar possíveis falhas ou trancos. Também vale checar pneus, estado do ar-condicionado e se há sinais de corrosão ou batidas estruturais. Optar por carros com histórico transparente e, se possível, recorrer a uma vistoria especializada, garante mais segurança na compra e ajuda a evitar dores de cabeça futuras.
O modelo apresenta desempenho sólido, com uma velocidade máxima de 193 km/h e aceleração de 0 a 100 km/h em 10,6 segundos. Equipado com motor 3ZR-FBE de aspiração natural, o bloco possui 4 cilindros em linha e comando de válvulas duplo no cabeçote, oferecendo uma potência máxima de 153 cv quando abastecido com álcool e 142 cv com gasolina, ambos a 5800 rpm. O torque máximo é de 20,7 kgfm (álcool) e 19,8 kgfm (gasolina), alcançado a 4800 rpm. A relação peso/potência é de 8,40 kg/cv, enquanto o torque específico atinge 10,4 kgfm/litro, e a potência específica chega a 77 cv/litro.
O motor utiliza injeção multiponto e tem deslocamento de 1986 cm³, com uma cilindrada unitária de 497 cm³. O curso do pistão é de 97,6 mm e o diâmetro do cilindro mede 80,5 mm, com uma taxa de compressão de 12:1. O acionamento do comando é feito por corrente, garantindo durabilidade ao conjunto. O câmbio automático de 4 marchas, modelo Aisin U241E, é acoplado a um conversor de torque, e a tração é dianteira. A plataforma do modelo é MC, contribuindo para sua dirigibilidade e conforto.
No quesito consumo, o modelo demonstra eficiência moderada para um sedã médio com motor flex. Em ambiente urbano, registra 6,7 km/l com álcool e 8,7 km/l com gasolina. Já em rodovias, os números sobem para 9,4 km/l com álcool e 12,2 km/l com gasolina. A autonomia urbana é de 402 km com álcool, enquanto na rodovia é possível atingir até 564 km. Com gasolina, a autonomia chega a 732 km em rodovias, o que reforça sua aptidão para longas viagens.
O interior oferece espaço suficiente para acomodar confortavelmente até cinco ocupantes, com bancos revestidos em couro e apoio de braço tanto para o motorista quanto para os passageiros traseiros. A capacidade do porta-malas é de 470 litros, garantindo espaço adequado para bagagens e itens volumosos. Os ajustes do volante em altura e profundidade, juntamente com o banco do motorista com ajuste de altura, proporcionam uma experiência ergonômica.
No quesito segurança, o modelo inclui freios ABS, airbags frontais e laterais, cintos de segurança de três pontos para todos os ocupantes, além de encostos de cabeça para todos. O sistema de alarme antifurto e o desembaçador do vidro traseiro complementam a lista. O conforto é reforçado pelo ar-condicionado automático com controle de zona única e direção assistida elétrica.
Para entretenimento, o modelo vem equipado com rádio, CD player, conexão USB e Bluetooth, além de um volante multifuncional e um computador de bordo. Outros itens incluem luzes internas no porta-malas e porta-luvas, luz de teto traseira e comando interno da tampa de abastecimento.
O modelo mede 4540 mm de comprimento, 1760 mm de largura e 1480 mm de altura, com uma distância entre-eixos de 2600 mm. O peso total é de 1285 kg, e a altura mínima do solo é de 155 mm. A suspensão dianteira é independente do tipo McPherson, enquanto a traseira utiliza um eixo de torção, ambas com molas helicoidais como elemento elástico.
Os freios são a disco ventilado na dianteira e disco sólido na traseira, assegurando boa performance de frenagem. A direção possui assistência elétrica e um diâmetro de giro de 10,6 metros, contribuindo para manobras mais precisas em espaços reduzidos. O modelo utiliza pneus 205/55 R16 tanto na dianteira quanto na traseira, com altura do flanco de 113 mm.