Comprar um Honda Civic Hybrid 2023 usado pode ser uma escolha estratégica para quem busca eficiência energética e tecnologia sem pagar o preço de um modelo zero-quilômetro. O sedã híbrido da Honda se destaca pelo consumo reduzido de combustível e pelo pacote de segurança avançado, tornando-se uma opção atraente para quem deseja um carro confiável e moderno. No entanto, por ser um modelo recente e importado, o custo de manutenção e a disponibilidade de peças podem ser fatores a serem considerados antes da compra.
Pontos Principais:
Ao avaliar um Civic Hybrid 2023 usado, é essencial verificar o histórico de revisões e possíveis intervenções na bateria híbrida, que deve estar em boas condições para garantir o desempenho esperado. O carro oferece conforto e tecnologia, mas, por ser híbrido, tem um mercado de revenda mais restrito e pode demandar manutenção especializada. Além disso, é recomendável conferir o funcionamento do sistema Honda Sensing e da central multimídia, já que falhas nesses componentes podem gerar custos elevados.
Para evitar surpresas, o ideal é comprar um Civic Hybrid 2023 de um proprietário que tenha seguido rigorosamente o plano de manutenção. Checar o estado dos pneus, da suspensão e da pintura também ajuda a garantir que o veículo não tenha sofrido acidentes ou desgastes excessivos. Se possível, contar com um mecânico especializado para uma inspeção completa pode evitar gastos inesperados. Considerando todos esses pontos, o Civic Hybrid 2023 pode ser uma excelente compra para quem valoriza economia e tecnologia, desde que a escolha seja feita com cautela.
O modelo conta com um conjunto motriz híbrido, combinando um motor a combustão e um motor elétrico para otimizar desempenho e eficiência. O motor a combustão, instalado na parte dianteira, possui aspiração natural, cilindrada de 1.993 cm³ e quatro cilindros em linha. A alimentação ocorre por meio de injeção direta, com comando duplo de válvulas no cabeçote e variação na admissão e no escape. O torque máximo do motor a combustão é de 19,1 kgfm a 4.500 rpm, enquanto a potência máxima é de 143 cv a 6.000 rpm.
O motor elétrico, que atua em conjunto com o motor a combustão, fornece 184 cv de potência e 32,1 kgfm de torque. Esse conjunto permite aceleração de 0 a 100 km/h em 7,8 segundos, com velocidade máxima limitada a 180 km/h. A transmissão é automática do tipo CVT de uma marcha, acoplada por uma embreagem multidisco, garantindo trocas suaves e respostas eficientes.
A plataforma utilizada é a honda architecture, com tração dianteira. Essa configuração proporciona boa estabilidade e dirigibilidade, resultando em uma condução segura tanto em ambiente urbano quanto em rodovias. A combinação do motor híbrido com a transmissão CVT contribui para um rodar silencioso e confortável, sem abrir mão do desempenho dinâmico.
O consumo de combustível é um dos pontos fortes do modelo híbrido. No ciclo urbano, ele registra uma média de 18,3 km/l, enquanto no ciclo rodoviário atinge 15,9 km/l. Essa eficiência é resultado da combinação entre o motor elétrico e o motor a combustão, que trabalham de forma inteligente para otimizar o consumo.
A autonomia no ambiente urbano chega a aproximadamente 732 km, considerando um tanque de combustível com capacidade para 40 litros. Em viagens rodoviárias, a autonomia estimada é de 636 km. Esses números indicam que o modelo oferece uma boa relação entre consumo e desempenho, permitindo percorrer longas distâncias sem a necessidade de reabastecimentos frequentes.
O sistema híbrido também conta com recuperação de energia cinética, otimizando ainda mais o consumo. Esse sistema permite reaproveitar a energia gerada nas frenagens e desacelerações, contribuindo para um funcionamento mais eficiente do conjunto motriz. Além disso, a tecnologia start-stop reduz o desperdício de combustível ao desligar o motor a combustão em paradas momentâneas.
O interior oferece um bom nível de espaço e conforto para os ocupantes. O modelo possui capacidade para cinco passageiros, com bancos revestidos em couro e ajustes elétricos para o motorista e passageiro dianteiro. O volante multifuncional conta com ajustes de altura e profundidade, proporcionando uma posição de direção ergonômica e confortável para diferentes perfis de condutores.
Os equipamentos de conforto incluem ar-condicionado automático de duas zonas, saída de ar para o banco traseiro, vidros elétricos nas quatro portas e teto solar elétrico. O painel de instrumentos possui um design moderno, com computador de bordo e indicadores de temperatura externa. A central multimídia oferece conectividade via USB, Bluetooth e espelhamento de tela para dispositivos móveis, além de um sistema de som premium da marca Bose com subwoofer.
O porta-malas tem capacidade para 495 litros, proporcionando um bom espaço para bagagens. A carga útil suportada pelo veículo é de 431 kg, permitindo o transporte de passageiros e objetos sem comprometer o desempenho. O banco traseiro bipartido e rebatível permite ampliar a área de carga quando necessário, aumentando a versatilidade do espaço interno.
As dimensões do veículo garantem um equilíbrio entre espaço interno e manobrabilidade. O comprimento total é de 4.679 mm, com largura de 1.802 mm e altura de 1.432 mm. A distância entre-eixos de 2.735 mm proporciona um bom espaço interno para os passageiros, enquanto a altura mínima do solo de 154 mm permite enfrentar pequenas irregularidades no pavimento sem dificuldades.
O sistema de suspensão foi projetado para oferecer conforto e estabilidade. Na dianteira, o modelo utiliza suspensão independente do tipo McPherson, com mola helicoidal. Na traseira, a configuração independente multibraço também com mola helicoidal garante um rodar mais equilibrado, reduzindo oscilações em superfícies irregulares.
Os freios contam com discos ventilados na dianteira e discos sólidos na traseira, proporcionando eficiência na frenagem. A direção possui assistência elétrica, com diâmetro de giro de 11,2 metros, facilitando manobras em espaços reduzidos. Os pneus utilizados são 215/50 R17 tanto na dianteira quanto na traseira, com estepe de 125/80 R16.
O preço estimado para o modelo é de R$ 207 mil. O seguro médio fica em torno de R$ 10.958, enquanto as revisões até 60.000 km possuem um custo estimado de R$ 5.337. Esses valores podem variar de acordo com a localização, concessionária e pacotes opcionais escolhidos pelo comprador.
A desvalorização do modelo é estimada em 10,6%, o que representa uma depreciação moderada dentro do segmento. A procedência do veículo é importada, o que pode influenciar o custo de manutenção e disponibilidade de peças no mercado nacional.
Fonte: Motor1, Olx e AutoEsporte.