O Honda Civic LXS 1.8 2008 é uma ótima opção para quem busca um sedã médio confortável, confiável e com bom custo-benefício no mercado de usados. Equipado com motor 1.8 flex de até 140 cv, ele oferece um desempenho equilibrado tanto para uso urbano quanto rodoviário, além de um design moderno que ainda chama atenção. Ideal para famílias ou quem precisa de espaço e praticidade no dia a dia, o modelo também é reconhecido pelo excelente consumo de combustível e pela confiabilidade mecânica, características que o tornam um dos preferidos no segmento.
Pontos Principais:
Entre os pontos positivos, o Civic LXS 2008 destaca-se pelo interior bem-acabado, direção precisa e suspensão confortável, que oferecem uma experiência de condução agradável. No entanto, há alguns aspectos que exigem atenção: a altura do solo baixa pode ser um problema em ruas esburacadas ou com lombadas, e os custos de manutenção e peças são superiores aos de modelos populares. Além disso, desgaste no sistema de suspensão e possíveis vazamentos de óleo no motor são problemas comuns em veículos dessa idade.
Ao considerar a compra de um Honda Civic 2008 usado, é fundamental avaliar o histórico de manutenção do carro e verificar itens como o estado da suspensão, possíveis folgas na direção e a condição do câmbio, especialmente nos modelos automáticos. Dê preferência a veículos com revisões em dia e procure checar se há sinais de corrosão ou reparos malfeitos. Investir em uma vistoria profissional é altamente recomendado para evitar surpresas e garantir que você adquira um exemplar em boas condições.
O modelo apresenta desempenho equilibrado, com um motor de quatro cilindros em linha instalado na parte dianteira e aspiração natural. A alimentação é feita por injeção multiponto, e o comando de válvulas é único no cabeçote, acionado por corrente. Os tuchos são mecânicos e há variação no comando de admissão.
A potência máxima alcança 140 cv com etanol e 138 cv com gasolina, ambos a 6200 rpm. O torque máximo chega a 17,7 kgfm com etanol e 17,5 kgfm com gasolina, disponível a 4300 rpm. O deslocamento é de 1799 cm³, e a razão de compressão é de 11,5:1.
Com uma transmissão manual de cinco marchas e tração dianteira, o veículo acelera de 0 a 100 km/h em 10,2 segundos e atinge velocidade máxima de 203 km/h. O código do motor é r18a1, e a viscosidade recomendada para o óleo é 10w-30.
No consumo urbano, o modelo oferece 7,1 km/l com etanol e 9 km/l com gasolina. Já no consumo rodoviário, os valores chegam a 10 km/l com etanol e 13 km/l com gasolina.
A autonomia urbana é de 355 km com etanol e 450 km com gasolina, enquanto na rodovia, os valores são de 500 km com etanol e 650 km com gasolina. O tanque de combustível tem capacidade para 50 litros.
O espaço interno acomoda até cinco ocupantes com conforto. Os bancos traseiros são bipartidos e rebatíveis, proporcionando maior versatilidade para o transporte de carga. O porta-malas oferece capacidade de 340 litros.
Os equipamentos de conforto incluem ar-condicionado com uma zona de climatização, ar quente, apoio de braço para o motorista e o banco traseiro, além de ajustes de altura e profundidade no volante. Os cintos de segurança possuem ajuste de altura e há luzes no porta-malas, porta-luvas e teto traseiro.
Os equipamentos elétricos abrangem controle dos vidros dianteiros e traseiros, ajuste elétrico dos retrovisores e rodas de liga leve. Para segurança, estão presentes freios abs, airbags frontais, travamento central das portas e cintos de três pontos para todos os ocupantes.
A suspensão dianteira é independente do tipo McPherson, enquanto a traseira é composta por braços sobrepostos. Ambas utilizam molas helicoidais como elemento elástico. Os freios dianteiros são a disco ventilado, e os traseiros, a disco sólido.
O veículo pesa 1230 kg e possui as seguintes dimensões: comprimento de 4489 mm, largura de 1752 mm, altura de 1450 mm e distância entre-eixos de 2700 mm. A bitola dianteira mede 1492 mm e a traseira, 1521 mm.
A direção é assistida hidraulicamente, e o diâmetro de giro é de 10,5 metros. Os pneus são 205/55 r16, inclusive o estepe, com altura do flanco de 113 mm.
Fonte: Webmotors, Motor1, Garagem360 e OAntagonista.