Honda CRF 450R 2025: Tecnologia e Desempenho para o Cenário Off-Road

Desenvolvida a partir da experiência da equipe Honda Racing, a CRF 450R apresenta um equilíbrio entre potência e controle. O modelo é destinado exclusivamente ao uso em trilhas e competições, atendendo às necessidades específicas de pilotos que exigem confiabilidade e alto desempenho em terrenos desafiadores.
Publicado por Maria Eduarda Peres em Honda dia 6/12/2024

A Honda CRF 450R 2025 é uma motocicleta off-road de alto desempenho, projetada especialmente para atender às exigências de pilotos profissionais e amadores que buscam excelência em competições de motocross. Com avanços significativos em chassi, motor e eletrônica, a nova versão da linha CRF reafirma seu compromisso com a performance e a durabilidade, características que a consolidam como referência no segmento. Equipada com tecnologias de ponta, como controle de torque selecionável, e desenvolvida com base na experiência da equipe Honda Racing, a CRF 450R entrega potência e precisão para enfrentar até os terrenos mais desafiadores.

Embora destinada exclusivamente ao uso off-road, a CRF 450R se destaca por sua construção robusta e foco no desempenho em ambientes extremos. Seu motor de 450 cc proporciona respostas rápidas e consistentes, enquanto o chassi redesenhado garante estabilidade e controle superior nas trilhas e pistas. É uma escolha ideal para quem busca uma máquina confiável e potente para trilhas e competições, reforçando seu papel como uma das melhores opções para o fim a que se propõe: dominar o universo off-road com agilidade e segurança.

Motor e Desempenho

A CRF 450R 2025 inclui o Honda Selectable Torque Control com três níveis ajustáveis. A versão RX, voltada ao enduro, oferece mapeamento eletrônico exclusivo para terrenos desafiadores.
A CRF 450R 2025 inclui o Honda Selectable Torque Control com três níveis ajustáveis. A versão RX, voltada ao enduro, oferece mapeamento eletrônico exclusivo para terrenos desafiadores.

A CRF 450R 2025 está equipada com um motor monocilíndrico de 4 tempos e 449,7 cm³. Este motor foi aprimorado com ajustes no sistema de injeção PGM-FI e com a inclusão de um virabrequim mais rígido, além de dutos de admissão e escape redesenhados. Essas mudanças têm como objetivo melhorar o torque e a potência, especialmente em médias e altas rotações, otimizando a resposta do acelerador. O motor entrega uma potência máxima de 59 cv a 9.500 rpm e torque de 52,8 N·m a 6.500 rpm, tornando-o adequado para competições que exigem agilidade e força. Além disso, o modelo mantém a eficiência energética, um diferencial importante para competições que demandam longos períodos de uso contínuo.

Essas configurações tornam o motor da CRF 450R 2025 uma peça central do desempenho da motocicleta, atendendo às exigências de quem precisa de alta performance em situações de uso extremo.

Chassi e Suspensão

O chassi de alumínio de berço duplo da CRF 450R 2025 foi redesenhado para melhorar a rigidez lateral e a resistência à torção. Essas alterações foram realizadas para proporcionar maior estabilidade e controle em curvas e terrenos acidentados. A suspensão dianteira Showa invertida de 49 mm foi ajustada para oferecer um amortecimento mais uniforme e previsível, enquanto o sistema traseiro Pro-Link também passou por melhorias. As alterações no conjunto de suspensão visam melhorar a resposta e o conforto em situações de uso intenso, garantindo uma condução mais estável e segura.

Essas mudanças no chassi e na suspensão contribuem diretamente para o desempenho da motocicleta, ajustando-a às demandas de competições de alto nível e aos desafios das trilhas mais técnicas.

Eletrônica e Tecnologias

O sistema de suspensão foi atualizado para um amortecimento mais uniforme. A dianteira Showa de 49 mm e o traseiro Pro-Link foram ajustados para maior controle e conforto.
O sistema de suspensão foi atualizado para um amortecimento mais uniforme. A dianteira Showa de 49 mm e o traseiro Pro-Link foram ajustados para maior controle e conforto.

A CRF 450R 2025 conta com o sistema Honda Selectable Torque Control (HSTC), que permite ao piloto escolher entre três níveis de controle de torque. Este recurso pode ser desativado, dependendo das preferências do usuário e das condições do terreno. A versão RX, voltada para enduro e cross-country, apresenta mapeamento exclusivo da ECU. Essa configuração foi projetada para otimizar o desempenho em condições específicas, garantindo maior eficiência em terrenos irregulares.

Esses avanços eletrônicos reforçam o compromisso da Honda em oferecer soluções tecnológicas que aprimoram a experiência de pilotagem, mesmo em situações extremas.

Design e Ergonomia

A Honda CRF 450R 2025 apresenta inovações focadas em desempenho para pilotos de motocross e trilhas. O modelo incorpora avanços no motor, chassi e tecnologias, reforçando sua presença no off-road.
A Honda CRF 450R 2025 apresenta inovações focadas em desempenho para pilotos de motocross e trilhas. O modelo incorpora avanços no motor, chassi e tecnologias, reforçando sua presença no off-road.

O design da CRF 450R 2025 foi atualizado com carenagens laterais mais leves e resistentes, que melhoram a aerodinâmica e a funcionalidade. O modelo mantém a identidade visual da linha CRF, com destaque para o tradicional grafismo vermelho Grand Prix Red. A ergonomia foi ajustada para garantir maior conforto e controle ao piloto, mesmo em trajetos longos. O tanque de combustível de titânio com capacidade de 6,3 litros foi projetado para maximizar a eficiência sem comprometer a estrutura da motocicleta.

Esses elementos reforçam o foco da Honda em atender as necessidades de pilotos que utilizam a CRF 450R em competições e trilhas exigentes.

Legalidade e Uso

O design foi renovado com carenagens leves e resistentes, mantendo o grafismo tradicional. O tanque de titânio e a ergonomia aprimorada atendem pilotos em competições intensas.
O design foi renovado com carenagens leves e resistentes, mantendo o grafismo tradicional. O tanque de titânio e a ergonomia aprimorada atendem pilotos em competições intensas.

A Honda CRF 450R é destinada exclusivamente ao uso off-road e não é homologada para circulação em vias públicas no Brasil. Isso ocorre porque o modelo não possui os equipamentos obrigatórios, como indicadores de direção, espelhos retrovisores e sistema de iluminação adequado para o trânsito urbano. Para quem busca uma motocicleta com características off-road, mas que seja legalizada para uso urbano, a Honda oferece alternativas como a XRE 300 e a NXR 160 Bros. Esses modelos são equipados com os itens exigidos por lei, permitindo uma transição mais versátil entre cidade e trilha.

Preços e Disponibilidade

A CRF 450R 2025 está disponível no Brasil com preço público sugerido de R$ 74.878, enquanto a versão RX, voltada para enduro, tem preço inicial de R$ 77.126. Ambos os valores são baseados na tabela para São Paulo, sem incluir frete e seguro. As motocicletas importadas do Japão estarão disponíveis nas concessionárias brasileiras a partir de dezembro de 2024. O modelo é oferecido exclusivamente na cor Vermelho Grand Prix Red, mantendo a identidade visual tradicional da linha CRF.

Ficha Técnica Honda CRF 450 2025

O modelo não é homologado para vias públicas, atendendo apenas ao uso off-road. A Honda sugere alternativas como a XRE 300 para quem busca motos versáteis para cidade e trilha.
O modelo não é homologado para vias públicas, atendendo apenas ao uso off-road. A Honda sugere alternativas como a XRE 300 para quem busca motos versáteis para cidade e trilha.

Motor

  • Tipo: Monocilíndrico, quatro tempos, arrefecimento líquido
  • Cilindrada: 449,7 cc
  • Potência Máxima: 59 CV a 9.500 rpm
  • Torque Máximo: 52,8 N.m (5,38 kgf.m) a 6.500 rpm
  • Transmissão: 5 velocidades
  • Sistema de Partida: Elétrico
  • Diâmetro x Curso: 96,0 x 62,1 mm
  • Relação de Compressão: 13.5:1
  • Sistema de Alimentação: Injeção de combustível programada PGM-FI
  • Combustível: Gasolina

Sistema Elétrico

  • Ignição: Eletrônica

Capacidade

  • Tanque de Combustível: CRF 450R: 6,3 litros | CRF 450RX: 8 litros
  • Óleo do Motor: 1,35 litros

Dimensões

  • Comprimento x Largura x Altura: CRF 450R: 2183 x 827 x 1265 mm | CRF 450RX: 2175 x 839 x 1280 mm
  • Distância entre eixos: CRF 450R: 1482 mm | CRF 450RX: 1478 mm
  • Distância mínima do solo: CRF 450R: 333 mm | CRF 450RX: 332 mm
  • Altura do assento: CRF 450R: 961 mm | CRF 450RX: 958 mm
  • Peso Seco: CRF 450R: 108 kg | CRF 450RX: 110 kg

Chassi

  • Tipo: Semi berço duplo
  • Suspensão Dianteira/Curso: Garfo Invertido / 310 mm
  • Suspensão Traseira/Curso: CRF 450R: Pro-Link / 310 mm | CRF 450RX: Pro-Link / 308 mm
  • Freio Dianteiro/Diâmetro: A disco / 260 mm
  • Freio Traseiro/Diâmetro: A disco / 240 mm
  • Pneu Dianteiro: CRF 450R: 80/100 – 21 51M | CRF 450RX: 90/90 – 21 54M
  • Pneu Traseiro: CRF 450R: 120/80 – 19 63M | CRF 450RX: 140/80 – 18 70M

Fonte : Honda e Honda.