O HR-V é o carro mais vendido da Honda no Brasil. Agora, em sua linha 2021 vem ainda mais completo, com mais tecnologia, mais segurança e algumas novidades no design.
Entre as novidades está que todas as versões contarão com faróis com sensor crepuscular e regulagem elétrica da altura dos fachos de luz.
O modelo conta com duas possibilidades de motorização. Uma é com o motor 1.5 Turbo capaz de proporcionar 173 cv de potência e um torque máximo de 22,4 kgfm, aliado à transmissão CVT. Mas esse motor só está disponível na versão Touring, a mais cara da linha.
A segunda opção é o motor 1.8 16V FlexOne que gera 140 cv de potência, também combinado com o câmbio CVT com simulação de troca de marcha de 7 velocidades. Esse motor equipa as versões LX, EX, EXL, sendo que nas duas últimas ainda traz a troca de marcha no volante.
A transmissão CVT do HR-V é a mesma que equipa o Civic e o CR-V, mas com adaptações para o modelo, e conta com algumas características específicas que a diferencia da concorrência.
Em primeiro lugar, ela traz a função Kick Down, que reduz de forma ágil a relação de marcha, evitando aquele delay nas retomadas. Isso é não apenas um avanço tecnológico, mas também um importante fator de segurança. Não é legal quando você precisa ultrapassar um caminhão na estrada e o carro não responde como e quando você quer.
O sistema é acionado quando o motorista pisa até o fim do curso no acelerador, ou ainda com uma aceleração mais forte em médias rotações. Também conta com a simulação de trocas de marcha com 7 velocidades, aumentando a percepção de controle sobre o veículo e de uma alta performance.
Não menos importante, essa transmissão – na versão Touring – oferece uma simulação da redução de marcha no chamado freio motor, totalmente automática, que é acionado em condições de frenagem brusca, melhorando a segurança.
Outro destaque do modelo é o sistema de suspensão desenvolvido e calibrado de forma personalizada para o modelo – também na versão Touring – e barra estabilizadora na dianteira. Essas barras contam com a tecnologia Agile Handling Assist (AHA), que oferece uma estabilidade mais confortável e dinâmica, aplicando o conceito de vetorização de torque nas curvas.
Além disso, o modelo trará em todas as versões: controle de tração e estabilidade (VSA), assistente de partida em rampa (HSA), luzes de frenagem de emergência (ESS) e seis airbags (dois frontais, dois laterais e dois de cortina)
A linha 2021 do HR-V trará diversas novidades, por dentro e por fora do modelo. As versões Touring e EXL contam com novas rodas de liga-leve de 17 polegadas e um novo desenho, novos faróis de neblina em LED reestilizados. Agora a versão EXL também ganha faróis full LED, retorvisor interno fotocrômico e sensor de chuva, antes disponíveis apenas na versão Touring.
Já a versão EX ganhou retrovisores com rebatimento elétrico e função tilt down. Também ganhou dois novos airbags, totalizando agora seis bolsas. Por fim, a versão de entrada LX ganhou a central multimídia de 7 polegadas, com sistema de conectividade por Android Auto e Apple Carplay – a mesma da versão EX – com toda a tecnologia disponível nas outras versões.
Por dentro também temos algumas novidades. O modelo conta com três formas de utilização dos assentos traseiros: Utility, Tall e Long.
A Utility permite rebater o encosto dos bancos traseiros completamente, de forma a criar uma plataforma plana e única, permitindo acomodar uma grande quantidade de objetos. Na Tall pode-se fazer exatamente o contrário, levantar os assentos de modo a encaixar um objeto alto dentro do veículo. Por fim, na Long, onde é possível rebater o encosto dos bancos traseiros e do passageiro dianteiro, de modo a colocar objetos mais longos.
A linha 2021 do HR-V será comercializada em três versões, LX, EX e EXL, equipadas com o motor 1.8 16V FlexOne, e uma outra versão, Touring, com o motor 1.5 Turbo. Os valores são respectivamente:
As cores disponíveis são: Branco Tafetá (sólido), Prata Platinum, Cinza Barium, Azul Cósmico (metálicos), Branco Estelar, Preto Cristal e Vermelho Mercúrio (perolizados). A versão Touring traz interior cinza para as cores externas Branco Estelar, Cinza Barium e Azul Cósmico. As demais cores trazem interior com acabamento preto.