Honda lança um irmão elétrico do Civic na China por R$ 100 mil, mas será que os jovens vão mesmo querer um?

Honda e Dongfeng se uniram para criar o Lingxi L, um sedã elétrico com o porte de um Civic, mas com design ousado e preço acessível. O carro promete 217 cv e 520 km de autonomia, tentando conquistar o público jovem chinês, que pode preferir algo mais do que apenas "bom e barato".
Publicado por Alan Corrêa em Notícias dia 27/09/2024

Imagine a Honda. Agora imagine uma versão da Honda que decide jogar todas as convenções pela janela e fazer algo… diferente. É isso que aconteceu quando eles se juntaram com a Dongfeng para criar o Lingxi L, um sedã elétrico que promete ser o próximo grande sucesso entre os jovens da China. Será?

Pontos Principais:

  • O Lingxi L tem o mesmo porte do Civic, mas um visual que poderia ter saído de uma casa noturna com luzes de neon.
  • Motor elétrico com 217 cv, que soa bem, mas limitado a 160 km/h. Então nada de emoções fortes aqui.
  • Preço de R$ 100 mil, o que soa ótimo… até você lembrar que não estamos falando de um Porsche.
  • Interior futurista com mais telas que uma loja de eletrônicos, mas sem um único botão físico à vista.

Vamos ao ponto. O Lingxi L, que só de nome já parece uma nave espacial, tem o tamanho de um Civic. Aliás, se você o olhar de lado, ele até lembra o Civic… aquele que teve um caso com um designer que gostava de formas angulares e linhas agressivas. O resultado? Um carro com uma pintura em duas cores e mais ângulos do que qualquer outro sedã por aí.

Honda e Dongfeng lançaram o Lingxi L, um sedã elétrico que tenta capturar a atenção dos jovens na China. Com porte semelhante ao Civic, seu design ousado e preço acessível são os principais atrativos.
Honda e Dongfeng lançaram o Lingxi L, um sedã elétrico que tenta capturar a atenção dos jovens na China. Com porte semelhante ao Civic, seu design ousado e preço acessível são os principais atrativos.

Agora, as luzes. Ah, as luzes. Faróis e lanternas finos e pontiagudos, porque claro, isso é moderno, certo? E claro, há detalhes em preto espalhados pela carroceria como se o carro tivesse saído de uma batalha em um filme de ficção científica. E para os que gostam de um toque extra de estilo, o Lingxi L vem com um spoiler na tampa do porta-malas, que pelo menos serve para dizer: “Ei, eu sou esportivo!”

Por dentro, a história é outra. Se você odeia botões físicos, vai amar isso aqui. É como se alguém tivesse decidido que a cabine deveria ser uma homenagem a tudo o que é digital. Uma tela de 12,3 polegadas domina o painel, com outra dedicada ao passageiro, e mais algumas para substituir os retrovisores. E ainda há um assistente de voz, como se o carro estivesse implorando para ser seu novo melhor amigo.

O interior do Lingxi L é totalmente digital, sem botões físicos, com telas que substituem até os retrovisores. O painel é dominado por uma tela de 12,3 polegadas e assistente de voz integrado.
O interior do Lingxi L é totalmente digital, sem botões físicos, com telas que substituem até os retrovisores. O painel é dominado por uma tela de 12,3 polegadas e assistente de voz integrado.

E a parte divertida: o motor. São 217 cavalos de potência. Parece bom, né? E é! Até você descobrir que a velocidade máxima é limitada a 160 km/h. Isso é como colocar o The Flash para correr… em uma esteira. Claro, ele tem uma autonomia de 520 km com uma única carga. Mas vamos ser sinceros, quem está preocupado com autonomia quando a diversão é limitada?

Mas o Lingxi L tenta compensar com tecnologia. Ele vem com assistente de voz, controle de cruzeiro adaptativo, monitoramento de ponto cego e estacionamento autônomo. Tudo ótimo, mas nada que já não tenhamos visto antes em outros carros, alguns deles bem mais emocionantes.

Além de tecnologia avançada, o Lingxi L oferece sistemas de assistência ao motorista, como controle de cruzeiro adaptativo e estacionamento autônomo. Tudo voltado ao conforto e à segurança.
Além de tecnologia avançada, o Lingxi L oferece sistemas de assistência ao motorista, como controle de cruzeiro adaptativo e estacionamento autônomo. Tudo voltado ao conforto e à segurança.

No fim das contas, a Honda e a Dongfeng parecem ter criado algo que pode agradar a alguns jovens. Mas o problema é que esse carro tem o apelo de um par de sapatos confortáveis: ele faz o trabalho, mas ninguém vai se emocionar ao usá-lo. Se você é um jovem chinês com R$ 100 mil queimando no bolso, este pode ser o carro para você. Ou não.

Fonte: CarNewsChina, Cnevpost, CNN e QuatroRodas.