A Honda apresentou nesta quinta-feira (10) a nova linha da CG 160 2025, marcando a décima geração de um dos modelos mais vendidos no Brasil, com mais de 330 mil unidades emplacadas em 2024 até setembro. A renovação ocorre logo após a Yamaha anunciar o lançamento de oito novas motos no país, o que aquece o mercado de motocicletas populares. A nova CG 160 conta com quatro versões, sendo elas Cargo, Start, Fan e Titan.
Pontos Principais:
A principal novidade da nova geração está no aprimoramento da segurança. A versão topo de linha, Titan, passou a contar com freio a disco na roda traseira e ABS na dianteira, oferecendo mais estabilidade nas frenagens. Nas gerações anteriores, o modelo utilizava freios a tambor, sem a tecnologia de antibloqueio. As demais versões — Cargo, Start e Fan — continuam equipadas com o sistema de freios combinados (CBS), que inclui freio a tambor na traseira e disco sem ABS na dianteira, o que pode ser visto como uma limitação em termos de segurança para essas versões mais acessíveis.
Além das atualizações no sistema de frenagem, a CG 160 2025 foi preparada para atender às novas exigências do Programa de Controle da Poluição do Ar por Motociclos e Veículos Similares (Promot M5), que entra em vigor em 1º de janeiro de 2025. A Honda se antecipou às regulamentações, ajustando seu modelo para garantir a conformidade com as normas de emissão de poluentes, o que reafirma o compromisso da marca com a sustentabilidade e a legislação ambiental.
A Honda apresentou a renovação da sua linha CG 160 2025, um modelo que está há 48 anos no mercado e mantém a liderança de vendas no Brasil. Até setembro de 2024, mais de 330 mil unidades foram emplacadas, reforçando sua popularidade. A renovação chega em um momento estratégico, após o anúncio da Yamaha sobre o lançamento de oito novos modelos, o que movimenta o mercado de motocicletas.
Um dos destaques da décima geração da CG 160 é a introdução de melhorias na segurança, especialmente na versão topo de linha, Titan. A principal novidade é a inclusão de freio a disco na roda traseira e sistema ABS na dianteira, aumentando a segurança nas frenagens. Até então, a versão anterior utilizava um freio a tambor de 130 mm na roda traseira, sem a tecnologia de ABS na dianteira.
Entretanto, essas mudanças de segurança não foram aplicadas às outras três versões da família CG 160 — Cargo, Start e Fan. Essas continuam com o sistema de freios combinados (CBS), sendo que a roda dianteira conta com disco sem ABS, e a traseira permanece com freio a tambor.
Outro ponto relevante na nova CG 160 é a adequação às regras ambientais estabelecidas pelo Programa de Controle da Poluição do Ar por Motociclos e Veículos Similares (Promot M5). As exigências do Promot M5, que entram em vigor a partir de 1º de janeiro de 2025, foram incorporadas à motocicleta, garantindo que ela atenda aos novos padrões de emissão de poluentes.
Essa atualização segue a tendência das montadoras de ajustar seus modelos às normas ambientais, sem comprometer o desempenho e a durabilidade dos motores.
Todas as versões da nova CG 160 passaram por mudanças no design, com um novo formato do tanque de combustível e um painel digital atualizado. As diferenças entre as versões Cargo e Start ficam por conta dos faróis, que continuam com lâmpadas convencionais semelhantes às da geração anterior, e a carenagem, que se mantém mais simples.
Nas versões Fan e Titan, a Honda optou por incluir faróis de LED, o que as torna mais equiparadas a outros modelos da marca, como a NXR 160 Bros, XRE 190 e XR 300L Tornado. Essa mudança reforça a distinção entre as versões de entrada e as mais avançadas, oferecendo mais tecnologia em modelos intermediários e topo de linha.
A nova CG 160 ainda não teve os preços oficialmente divulgados pela Honda, que anunciou que essa informação será revelada em outubro de 2024. O modelo está previsto para ser lançado até o fim do mês. Enquanto isso, as versões da nona geração continuam à venda no site oficial da montadora.
Atualmente, os preços da geração anterior são os seguintes:
Esses valores podem servir como referência para os preços da nova linha, embora ainda não tenha sido confirmado pela fabricante.
A Honda CG 160 2025 chega em um momento crucial para a fabricante, com a Yamaha trazendo novas opções ao mercado. O modelo mantém seu status de moto líder de vendas no Brasil, e as atualizações visam consolidar ainda mais essa posição.
Com as melhorias de segurança, a adequação às normas ambientais e o novo design, a CG 160 2025 deve continuar sendo uma escolha relevante para o público brasileiro. A adição de uma nova cor amarela ao portfólio também é um atrativo, embora a Honda ainda não tenha confirmado se essa opção estará disponível em todas as versões ou apenas na mais cara.
Fonte: G1.