Hyundai Tucson GLS 2.0 2013 usado: preço, ficha técnica e para quem é indicado esse SUV

Nem todo SUV envelhece bem, mas o Hyundai Tucson GLS 2.0 2013 ainda conquista motoristas. Espaçoso e confiável, serve para quem busca conforto e durabilidade, mas exige atenção ao consumo alto e possíveis desgastes na suspensão. Antes de comprar, cheque revisões, vazamentos e teste o câmbio para evitar surpresas.
Publicado por Alan Corrêa em Local dia 5/03/2025

Lançado no Brasil como uma opção confiável entre os utilitários esportivos médios, o Hyundai Tucson GLS 2.0 2013 continua sendo uma alternativa viável no mercado de seminovos. Com um motor flex de 2.0 litros e transmissão automática de quatro marchas, o modelo se destaca pelo espaço interno generoso e pela robustez mecânica, características que o tornam uma escolha interessante para famílias e motoristas que buscam conforto em viagens e no dia a dia urbano. Seu porta-malas espaçoso e a suspensão macia contribuem para uma experiência de condução confortável, embora a direção hidráulica exija mais esforço em manobras do que os sistemas elétricos presentes em SUVs mais modernos.

Pontos Principais:

  • O Hyundai Tucson GLS 2.0 2013 é um SUV espaçoso e confiável.
  • Consumo de combustível elevado e tecnologia embarcada defasada.
  • Problemas comuns incluem desgaste na suspensão e vazamentos no câmbio.
  • Antes da compra, verifique histórico de revisões e teste a transmissão.

Apesar da reputação de durabilidade, o Tucson 2013 apresenta alguns pontos que exigem atenção dos compradores. O consumo de combustível não é dos mais econômicos, e sua tecnologia embarcada já mostra sinais de defasagem, sem recursos como central multimídia integrada ou controles de estabilidade e tração. Além disso, há relatos de desgaste prematuro em componentes da suspensão e vazamentos no câmbio automático, problemas que podem se agravar caso a manutenção preventiva não tenha sido seguida à risca. Antes da compra, é essencial verificar o histórico de revisões, checar o funcionamento do ar-condicionado e avaliar possíveis ruídos na suspensão, que podem indicar necessidade de reparos.

O Tucson GLS 2.0 2013 é confiável, mas não tem consumo eficiente e sua tecnologia está ultrapassada. Vale para quem busca um SUV robusto, espaçoso e com manutenção acessível.
O Tucson GLS 2.0 2013 é confiável, mas não tem consumo eficiente e sua tecnologia está ultrapassada. Vale para quem busca um SUV robusto, espaçoso e com manutenção acessível.

Para uma compra segura, recomenda-se levar o veículo a um mecânico de confiança para uma inspeção completa, observando sinais de vazamento no motor e câmbio, além do estado da suspensão e das buchas. Conferir a originalidade dos vidros e da pintura pode revelar histórico de colisões, e um teste de rodagem ajuda a identificar falhas na transmissão. Embora o Tucson GLS 2.0 2013 não ofereça os mesmos recursos tecnológicos dos SUVs mais recentes, ele segue como uma opção sólida para quem busca um utilitário espaçoso e resistente, desde que seja adquirido em boas condições e com manutenção em dia.

Desempenho, motor e potência

Motor dianteiro de aspiração natural, 146 cv (A) e 142 cv (G), torque de 19,7 kgfm (A), faz 0 a 100 km/h em 11,3 s e atinge 174 km/h. Funciona com gasolina e etanol, com injeção multiponto.
Motor dianteiro de aspiração natural, 146 cv (A) e 142 cv (G), torque de 19,7 kgfm (A), faz 0 a 100 km/h em 11,3 s e atinge 174 km/h. Funciona com gasolina e etanol, com injeção multiponto.

O desempenho deste modelo é marcado por um motor dianteiro de aspiração natural, com disposição transversal e alimentação por injeção multiponto. O propulsor de 1.975 cm³ oferece uma potência de 146 cv quando abastecido com álcool e 142 cv com gasolina, alcançando seu pico de força a 6.000 rpm. O torque máximo fica em 19,7 kgfm (álcool) e 19,1 kgfm (gasolina) a 4.500 rpm, garantindo uma resposta eficiente ao acelerador.

A plataforma utilizada é a J3, que contribui para um equilíbrio entre conforto e estabilidade. A tração é dianteira, e a transmissão conta com um câmbio automático de quatro marchas, utilizando um acoplamento por conversor de torque. Embora seja uma configuração mais simples em comparação com modelos mais modernos, ainda oferece um desempenho satisfatório para o uso urbano e rodoviário.

A aceleração de 0 a 100 km/h ocorre em 11,3 segundos, enquanto a velocidade máxima é de 174 km/h. O peso/potência fica em 10,62 kg/cv, o que é um fator importante a ser considerado, pois impacta diretamente a agilidade do veículo em retomadas e ultrapassagens. O torque específico de 10,0 kgfm/litro e a potência específica de 73,9 cv/litro complementam as características mecânicas deste modelo.

Consumo e autonomia

Consumo de 5,2 km/l (A) e 7,2 km/l (G) na cidade, 6,6 km/l (A) e 9,1 km/l (G) na estrada. Autonomia de até 592 km. Tanque de combustível com capacidade para 65 litros.
Consumo de 5,2 km/l (A) e 7,2 km/l (G) na cidade, 6,6 km/l (A) e 9,1 km/l (G) na estrada. Autonomia de até 592 km. Tanque de combustível com capacidade para 65 litros.

O consumo urbano pode ser um dos pontos de atenção, especialmente para quem busca economia. Com etanol, a média na cidade é de 5,2 km/l, enquanto na estrada sobe para 6,6 km/l. Já com gasolina, os números melhoram consideravelmente, alcançando 7,2 km/l em ciclo urbano e 9,1 km/l no rodoviário. Esses valores são compatíveis com a proposta do veículo, mas podem pesar no bolso dependendo do tipo de uso.

A autonomia varia conforme o combustível escolhido. No uso urbano, o tanque de 65 litros permite percorrer cerca de 338 km com etanol. Na estrada, esse número sobe para 429 km. Quando abastecido com gasolina, a autonomia na cidade pode chegar a 468 km, enquanto na rodovia atinge 592 km. Esses números mostram que, apesar de um consumo relativamente alto, a capacidade do tanque compensa em trajetos longos.

O desempenho energético também está diretamente ligado à relação peso/motor. Com um peso de 1.550 kg, a eficiência depende não apenas do consumo, mas também da forma como o motorista conduz. Em velocidades moderadas e com uma condução equilibrada, é possível melhorar esses índices.

Interior

Tração dianteira, direção hidráulica e câmbio automático de 4 marchas. Direção confortável, mas o desempenho é limitado pelo câmbio antigo, exigindo rotações mais altas para retomadas.
Tração dianteira, direção hidráulica e câmbio automático de 4 marchas. Direção confortável, mas o desempenho é limitado pelo câmbio antigo, exigindo rotações mais altas para retomadas.

O espaço interno é um dos destaques, oferecendo conforto para cinco ocupantes. Os bancos revestidos em couro adicionam sofisticação, enquanto o banco do motorista possui ajuste de altura, facilitando a posição de dirigir. Além disso, há apoio de braço tanto para o motorista quanto para os passageiros do banco traseiro, proporcionando maior comodidade em viagens longas.

O interior oferece conforto para cinco ocupantes, bancos de couro, ar-condicionado e direção hidráulica. A segurança conta com airbags frontais, freios ABS e sensores de estacionamento.
O interior oferece conforto para cinco ocupantes, bancos de couro, ar-condicionado e direção hidráulica. A segurança conta com airbags frontais, freios ABS e sensores de estacionamento.

No quesito tecnologia, o modelo conta com ar-condicionado automático, direção assistida e chave presencial. Os vidros possuem acionamento elétrico nas quatro portas, e os retrovisores são ajustáveis eletricamente, além de serem rebatíveis eletronicamente. A presença do controle automático de velocidade facilita viagens em rodovias, reduzindo o esforço do motorista.

Porta-malas espaçoso com 528 litros e carga útil de 588 kg. Banco traseiro bipartido permite ampliar a capacidade. Indicado para quem precisa de espaço sem comprometer o conforto.
Porta-malas espaçoso com 528 litros e carga útil de 588 kg. Banco traseiro bipartido permite ampliar a capacidade. Indicado para quem precisa de espaço sem comprometer o conforto.

O porta-malas tem capacidade para 528 litros, um volume adequado para famílias ou quem precisa de espaço para bagagens. O banco traseiro bipartido e rebatível permite ampliar essa área quando necessário, tornando o compartimento ainda mais versátil. Além disso, há iluminação interna tanto no porta-malas quanto no teto traseiro, garantindo mais praticidade no uso noturno.

Medidas

O conjunto de suspensão é independente nas quatro rodas, sendo McPherson na dianteira e braços sobrepostos na traseira, ambos com molas helicoidais. Essa configuração garante um bom equilíbrio entre estabilidade e conforto, absorvendo bem as irregularidades do solo. O diâmetro de giro é de 10,8 metros, o que facilita manobras em espaços reduzidos.

Com um comprimento de 4.325 mm e largura de 1.795 mm, este SUV se posiciona entre os modelos médios, oferecendo um bom aproveitamento de espaço interno. A altura é de 1.680 mm, com uma distância entre-eixos de 2.630 mm, o que contribui para a estabilidade em curvas e retas. A altura mínima do solo é de 195 mm, permitindo enfrentar terrenos irregulares sem grandes dificuldades.

Os freios são a disco em todas as rodas, sendo ventilados na dianteira e sólidos na traseira, garantindo boa eficiência na frenagem. Os pneus têm medidas 235/60 R16, tanto na dianteira quanto na traseira, oferecendo um bom compromisso entre aderência e conforto. O estepe mantém as mesmas dimensões dos pneus regulares, proporcionando segurança em caso de necessidade de troca.

Preços aproximados da Hyundai Tucson 2013

  • Hyundai Tucson 2.0 16v mec. 2013 – Preço aproximado: R$ 45 mil
  • Hyundai Tucson 2.0 16v aut. 2013 – Preço aproximado: R$ 46 mil
  • Hyundai Tucson 2.0 16v flex mec. 2013 – Preço aproximado: R$ 47 mil
  • Hyundai Tucson 2.0 16v flex aut. 2013 – Preço aproximado: R$ 48 mil

Ficha Técnica do Hyundai Tucson GLS 2.0 2013

Pontos negativos: Consumo elevado, câmbio automático de apenas 4 marchas, desempenho limitado em retomadas, alto peso, tecnologia defasada e ausência de mais airbags comprometem a segurança.
Pontos negativos: Consumo elevado, câmbio automático de apenas 4 marchas, desempenho limitado em retomadas, alto peso, tecnologia defasada e ausência de mais airbags comprometem a segurança.

Geral

  • Ano: 2013
  • Propulsão: Combustão
  • Combustível: Flex (álcool/gasolina)
  • Procedência: Nacional
  • Configuração: SUV
  • Porte: Médio
  • Lugares: 5
  • Portas: 4
  • Geração: 1
  • Plataforma: J3
  • Série: JM

Motor

  • Instalação: Dianteiro
  • Aspiração: Natural
  • Disposição: Transversal
  • Alimentação: Injeção multiponto
  • Cilindros: 4 em linha
  • Comando de válvulas: Duplo no cabeçote
  • Tuchos: Mecânicos
  • Cilindrada unitária: 494 cm³
  • Acionamento comando: Correia dentada
  • Válvulas por cilindro: 4
  • Diâmetro do cilindro: 82 mm
  • Razão de compressão: 10:1
  • Curso do pistão: 93,5 mm
  • Deslocamento: 1975 cm³
  • Potência máxima: 146 cv (A) / 142 cv (G) a 6000 rpm
  • Código do motor: Beta
  • Torque máximo: 19,7 kgfm (A) / 19,1 kgfm (G) a 4500 rpm
  • Peso/potência: 10,62 kg/cv
  • Torque específico: 10,0 kgfm/litro
  • Peso/torque: 78,7 kg/kgfm
  • Potência específica: 73,9 cv/litro

Transmissão

  • Tração: Dianteira
  • Câmbio: Automático de 4 marchas
  • Acoplamento: Conversor de torque

Suspensão

  • Dianteira: Independente, McPherson
  • Elemento elástico dianteiro: Mola helicoidal
  • Traseira: Independente, braços sobrepostos
  • Elemento elástico traseiro: Mola helicoidal

Freios

  • Dianteiros: Disco ventilado
  • Traseiros: Disco sólido

Direção

  • Assistência: Hidráulica
  • Diâmetro de giro: 10,8 m

Pneus

  • Dianteiros: 235/60 R16
  • Traseiros: 235/60 R16
  • Estepe: 235/60 R16

Dimensões

  • Comprimento: 4325 mm
  • Largura: 1795 mm
  • Distância entre-eixos: 2630 mm
  • Altura: 1680 mm
  • Bitola dianteira: 1540 mm
  • Bitola traseira: 1540 mm
  • Porta-malas: 528 litros
  • Tanque de combustível: 65 litros
  • Peso: 1550 kg
  • Carga útil: 588 kg
  • Altura mínima do solo: 195 mm
  • Ângulo de entrada: 28,2°
  • Ângulo de saída: 31,9°

Desempenho

  • Velocidade máxima: 174 km/h
  • Aceleração 0-100 km/h: 11,3 s

Consumo

  • Urbano: 5,2 km/l (A) / 7,2 km/l (G)
  • Rodoviário: 6,6 km/l (A) / 9,1 km/l (G)

Autonomia

  • Urbana: 338 km (A)
  • Rodoviária: 429 km (A) / 592 km (G)

Equipamentos do Hyundai Tucson GLS 2.0 2013

Antes de comprar, verifique histórico de manutenção, ruídos na suspensão e sinais de vazamento no motor e câmbio. Um mecânico pode ajudar a identificar problemas ocultos no veículo.
Antes de comprar, verifique histórico de manutenção, ruídos na suspensão e sinais de vazamento no motor e câmbio. Um mecânico pode ajudar a identificar problemas ocultos no veículo.

Segurança

  • Freios ABS
  • Airbags frontais
  • Alarme antifurto perimétrico
  • Encosto de cabeça para todos os ocupantes
  • Faróis de neblina
  • Limpador e lavador do vidro traseiro
  • Travamento central das portas
  • Desembaçador do vidro traseiro
  • Sensores de estacionamento traseiro

Conforto

  • Ar-condicionado
  • Ar-condicionado automático
  • Zonas de ar-condicionado: 1
  • Ar quente
  • Direção assistida
  • Banco do motorista com ajuste de altura
  • Apoio de braço para o motorista
  • Apoio de braço central no banco traseiro
  • Câmbio automático
  • Ajuste do volante em altura
  • Bancos revestidos em couro
  • Controle automático de velocidade
  • Controle elétrico dos vidros dianteiros
  • Controle elétrico dos vidros traseiros
  • Faróis com acendimento automático
  • Ajuste elétrico dos retrovisores
  • Retrovisores rebatíveis eletricamente
  • Rodas de liga leve
  • Banco traseiro bipartido
  • Banco traseiro rebatível
  • Destravamento interno/remoto do porta-malas
  • Luz no porta-malas
  • Luz de teto traseira
  • Comando interno da tampa de abastecimento
  • Chave presencial
  • Alças de segurança no teto

Infotenimento

  • Rádio
  • CD player
  • Conexão USB
  • Conexão Bluetooth
  • Navegador GPS
  • Conta-giros
  • Indicador de temperatura externa

Fonte: Guiadeusados, Webmotors, Carswp, OLX, Icarros, AutoPapo e AutoEsporte.