A JAC Motors oficializou a chegada da Hunter HD ao Brasil, marcando sua entrada no mercado de picapes médias com uma versão a diesel. A pré-venda do modelo começou com o preço de R$ 289.900, e as entregas estão previstas para outubro. A marca planeja lançar variantes com transmissão manual e uma versão totalmente elétrica até o final de 2024.
Com a Hunter, a JAC busca competir com grandes nomes do segmento de caminhonetes, como Toyota Hilux e Ford Ranger. A picape traz características que a destacam entre suas concorrentes, como uma capacidade de carga de 1.400 kg, maior que a de modelos como a Volkswagen Amarok, que suporta 1.156 kg.
A Hunter HD conta com um motor 2.0 turbodiesel que entrega 191 cv de potência e 46,8 kgfm de torque. Embora seu desempenho seja superior ao de algumas rivais com motores menores, a picape ainda fica atrás de modelos com motores V6. A transmissão automática de oito velocidades é fornecida pela ZF, uma das líderes no setor, e a tração é 4×4, com três modos de operação: traseira, integral e reduzida.
Outro aspecto ressaltado pela JAC é a expansão de sua rede de oficinas autorizadas, com 120 unidades espalhadas pelo Brasil. Essa ampliação foi pensada para atender ao público das picapes, que costuma rodar uma média de 3.000 km por mês, o que exige uma manutenção mais frequente.
No design, a Hunter HD segue uma linha robusta e voltada para o off-road, com faróis de LED e detalhes como estribos e santo-antônio de série. No interior, a picape não decepciona, com itens como painel digital, central multimídia vertical de 13 polegadas e teto solar. Além disso, os bancos dianteiros possuem ajuste elétrico e ventilação, adicionando conforto para o motorista.
Apesar de a JAC ainda não ter revelado todos os itens de série, as imagens divulgadas indicam que a Hunter virá equipada com recursos modernos de segurança e conforto, visando atender tanto ao uso urbano quanto ao off-road.
O mercado de picapes médias no Brasil está cada vez mais disputado, e a Hunter HD chega com a proposta de oferecer uma boa relação entre potência, capacidade de carga e conforto. Resta saber como o modelo se sairá diante das opções já consolidadas no país.
Fonte: JAC, AutoEsporte, R7 e Motor1.