Tecnologia

Kazunori Yamauchi, criador do Gran Turismo, afirma que carros de corrida são fáceis de dirigir

Gran Turismo World Series 2024 reuniu 52 pilotos em Amsterdã, com Takuma Miyazono, Laxus e Jose Serrano vencendo nas categorias principais. Kazunori Yamauchi, criador do jogo, destacou a busca por realismo no simulador, os desafios da inteligência artificial GT Sophy e a conexão com a indústria automotiva.
Publicado em Tecnologia dia 16/12/2024 por Alan Corrêa

Os jogos simuladores de corrida continuam a evoluir e a atrair públicos diversos. O Gran Turismo World Series, realizado em Amsterdã, evidenciou essa conexão ao reunir 52 pilotos profissionais e amadores de diferentes regiões. Criador do jogo, Kazunori Yamauchi compartilhou perspectivas sobre a criação e os desafios do Gran Turismo em entrevista.

Pontos Principais:

  • Gran Turismo World Series 2024 teve finais realizadas em Amsterdã com 52 participantes.
  • Kazunori Yamauchi revelou que carros reais de corrida são mais fáceis de dirigir do que modelos de produção.
  • Gran Turismo Sophy, a IA do jogo, ainda enfrenta desafios para compreender contextos das corridas.
  • Competições incluíram modalidades como Nations Cup, Manufactures Cup e Toyota Gazoo Racing.

Kazunori Yamauchi, criador do Gran Turismo e CEO da Polyphony Digital, destacou como o jogo transformou o cenário dos simuladores de corrida ao aproximar a experiência virtual da realidade. Ele afirmou que os carros de corrida reais, por conta de ajustes específicos, são mais fáceis de dirigir do que automóveis comuns, especialmente por precisarem manter estabilidade em alta velocidade. O objetivo sempre foi criar uma experiência que fosse mais do que entretenimento, incentivando o interesse pelos carros e ampliando o envolvimento com a indústria automotiva.

Além disso, Yamauchi relembrou sua entrada no mercado de jogos. Originalmente interessado em cinema, acabou direcionado ao desenvolvimento de videogames no início dos anos 1990. Gran Turismo nasceu como um dos vários projetos idealizados por ele, mas rapidamente se tornou um dos títulos mais significativos do mercado.

O Gran Turismo Sophy, inteligência artificial projetada para competir em nível profissional, também foi tema da entrevista. Embora a IA seja capaz de dominar aspectos técnicos das corridas, ainda enfrenta dificuldades em compreender contextos e intenções por trás das ações dos pilotos humanos, como ultrapassagens estratégicas.

O campeonato de 2024 foi dividido em várias fases: qualificações online, rodadas presenciais em Montreal, Praga e Tóquio, e finais em Amsterdã. Os vencedores das categorias principais foram Takuma Miyazono na Nations Cup, Laxus na Manufactures Cup e Jose Serrano na Toyota Gazoo Racing.

Kazunori também refletiu sobre as demandas de liderar um projeto tão relevante na indústria de jogos. Com mais de 30 anos de carreira, ele afirmou que nunca houve um momento de calmaria. O futuro do Gran Turismo, segundo ele, continua com o foco em inovação e aprofundamento da experiência simulada.

A experiência proporcionada pelo Gran Turismo demonstra a convergência entre tecnologia, realidade e paixão por carros. O campeonato de 2024, assim como a evolução contínua da inteligência artificial e dos simuladores, reafirma o potencial do jogo de redefinir os limites entre o virtual e o real.

Fonte: Wikipedia e UOL.