Koenigsegg Jesko, o superesportivo de 1.600 cv

No salão de Genebra deste ano, a montadora de veículos superesportivos sueca Koenigsegg anunciou o sucessor do extremamente veloz, caro e dono de linhas belíssimas Agera RS: O Jesko.
Publicado por Alan Corrêa em Carros dia 23/04/2019

No salão de Genebra deste ano, a montadora de veículos superesportivos sueca Koenigsegg anunciou o sucessor do extremamente veloz, caro e dono de linhas belíssimas Agera RS: O Jesko.

Chega a ser até mesmo inacreditável que é possível ser produzido um veículo mais potente que o Agera RS com seus 1.360 cv e 139,8 kgfm de torque, mas assim como a marca já vem fazendo ao decorrer dos anos desde o lançamento de seu primeiro veículo oficial em 2002, o céu realmente é o limite para a potência destes monstros suecos.

Koenigsegg Jesko

Assim como todos os outros modelos, o Jesko foi lançado durante o salão de Genebra. O veículo foi batizado com este nome como uma homenagem ao pai de Christian Von Koenigsegg, que se chama Jesko.

Koenigsegg Jesko
Koenigsegg Jesko
Koenigsegg Jesko
Koenigsegg Jesko
Koenigsegg Jesko
Koenigsegg Jesko
Koenigsegg Jesko
Koenigsegg Jesko

O visual segue a mesma linha que o Agera RS, com traços futuristas, esportivos e ainda muito ousados quando comparados com rivais. Mas seu design não é feito apenas para atrair olhares, mas também para um ganho de pressão aerodinâmica que, segundo a marca, é 30% maior que o One:1 e 40% maior que o Agera RS, representando cerca de 1.400 kg de pressão no solo.

O interior segue a mesma linha dos outros veículos da marca, sem muitos mimos quando comparado com os concorrentes, para focar assim em um visual mais esportivo e inspirado em veículos de corrida.

Mecânica

Sem dúvidas, a parte mais interessante de um Koenigsegg é a mecânica empregada no mesmo e, consequentemente, a performance que o mesmo renderá.

Além de possuir a melhor aerodinâmica já fabricada pelos engenheiros da montadora sueca desde sua fundação, seu motor também é o mais leve do mundo, sendo um V8 5.0 bi turbo que pesa apenas 12,5kg.

Koenigsegg Jesko
Koenigsegg Jesko

A transmissão também é renovada, sendo esta agora com nove marchas e 90 kg a menos que as outras transmissões dos concorrentes. O câmbio LST (Light Speed Transmission) conta com uma interessante tecnologia que pode “pular” as trocas de marcha, podendo ir da 7ª para a 4ª marcha sem precisar passar pela 5ª e 6ª.

Além de todas estas melhorias, o veículo ainda conta com 1.600 cv de potência e 153 kgfm de torque e podendo ultrapassar facilmente os 480 km/h, lembrando que este motor também adere a tecnologia flexível de combustível.

Koenigsegg Jesko
Koenigsegg Jesko
Koenigsegg Jesko
Koenigsegg Jesko

Preço

Os veículos da Koenigsegg nunca foram baratos e, desta vez, com todas as melhorias e tecnologias, não será diferente.

Por ser um veículo com fabricação limitada a 125 unidades e produção anual entre 40 e 50 unidades, será um veículo extremamente exclusivo e que contará com o “humilde” preço de 2,7 milhões de euros (sem impostos), algo em torno de 12 milhões de reais.

O Koenigsegg Jesko com toda certeza é o veículo mais rápido e aerodinâmico já produzido pela montadora de Christian Von Koenigsegg, que busca quebrar cada vez mais recordes e se estabelecer mais ainda como uma das montadoras mais icônicas da história do mundo do automobilismo.

A Koenigsegg

A marca sueca Koenigsegg foi fundada no ano de 1994 por Christian von Koenigsegg, um jovem sueco à época com 22 anos que tinha um sonho e queria realiza-lo a qualquer custo: Criar o veículo superesportivo mais potente do mundo e poder bater de frente com montadoras prestigiadas como McLaren, Ferrari e Bugatt.

Christian von Koenigsegg
Christian von Koenigsegg

O primeiro protótipo de Christian ficou conhecido como o Koenigsegg CC, que foi lançado em pistas em 1996 após dois anos de construção, fazendo com que pilotos ficassem impressionados com a velocidade daquele protótipo e suas belas linhas.

Koenigsegg CC
Koenigsegg CC

Com a marca começando a ser reconhecida pelo sucesso do CC, em 2002 a marca apresentou no salão de Genebra o CC8S, uma versão mais minimalista e veloz que o CC, mas com um ponto ainda melhor: este já estava disponível para ser comercializado e trafegar nas ruas. Foram produzidas 6 unidades CC8S, se tornando um ícone entre os admiradores da marca.

Em 2004 o modelo CCR foi lançado, mas não se adequava aos novos requisitos mundiais para o uso da estrada, então o modelo foi adaptado e denominado de CCX. Este modelo marcou uma nova era para a marca, onde o CCX começou a tradição da marca de utilizar um motor único para cada veículo e, em 2007, o CCXR foi lançado com motor flex e recebeu uma honrosa menção da revista americana Forbes como um dos dez carros mais bonitos da história.

CCXR
CCXR

A marca já consolidada como referência no setor dos esportivos decidiu aposentar a linha CC e iniciar um novo modelo, anunciando no salão de Genebra em 2010 o Koenigsegg Agera, modelo este que, juntamente a suas vertentes, ganhou muito destaque por quebrar diversos recordes, isso sem contar o Regera lançado em 2015 que utilizava motores elétricos.

Hoje a Koenigsegg é tida como a principal referência no mundo dos esportivos. Mesmo com tão pouco tempo de existência, já conseguiu incomodar gigantes deste ramo e ganhou espaço no coração dos fanáticos por veículos de alta performance.