No salão de Genebra deste ano, a montadora de veículos superesportivos sueca Koenigsegg anunciou o sucessor do extremamente veloz, caro e dono de linhas belíssimas Agera RS: O Jesko.
Chega a ser até mesmo inacreditável que é possível ser produzido um veículo mais potente que o Agera RS com seus 1.360 cv e 139,8 kgfm de torque, mas assim como a marca já vem fazendo ao decorrer dos anos desde o lançamento de seu primeiro veículo oficial em 2002, o céu realmente é o limite para a potência destes monstros suecos.
Assim como todos os outros modelos, o Jesko foi lançado durante o salão de Genebra. O veículo foi batizado com este nome como uma homenagem ao pai de Christian Von Koenigsegg, que se chama Jesko.
O visual segue a mesma linha que o Agera RS, com traços futuristas, esportivos e ainda muito ousados quando comparados com rivais. Mas seu design não é feito apenas para atrair olhares, mas também para um ganho de pressão aerodinâmica que, segundo a marca, é 30% maior que o One:1 e 40% maior que o Agera RS, representando cerca de 1.400 kg de pressão no solo.
O interior segue a mesma linha dos outros veículos da marca, sem muitos mimos quando comparado com os concorrentes, para focar assim em um visual mais esportivo e inspirado em veículos de corrida.
Sem dúvidas, a parte mais interessante de um Koenigsegg é a mecânica empregada no mesmo e, consequentemente, a performance que o mesmo renderá.
Além de possuir a melhor aerodinâmica já fabricada pelos engenheiros da montadora sueca desde sua fundação, seu motor também é o mais leve do mundo, sendo um V8 5.0 bi turbo que pesa apenas 12,5kg.
A transmissão também é renovada, sendo esta agora com nove marchas e 90 kg a menos que as outras transmissões dos concorrentes. O câmbio LST (Light Speed Transmission) conta com uma interessante tecnologia que pode “pular” as trocas de marcha, podendo ir da 7ª para a 4ª marcha sem precisar passar pela 5ª e 6ª.
Além de todas estas melhorias, o veículo ainda conta com 1.600 cv de potência e 153 kgfm de torque e podendo ultrapassar facilmente os 480 km/h, lembrando que este motor também adere a tecnologia flexível de combustível.
Os veículos da Koenigsegg nunca foram baratos e, desta vez, com todas as melhorias e tecnologias, não será diferente.
Por ser um veículo com fabricação limitada a 125 unidades e produção anual entre 40 e 50 unidades, será um veículo extremamente exclusivo e que contará com o “humilde” preço de 2,7 milhões de euros (sem impostos), algo em torno de 12 milhões de reais.
O Koenigsegg Jesko com toda certeza é o veículo mais rápido e aerodinâmico já produzido pela montadora de Christian Von Koenigsegg, que busca quebrar cada vez mais recordes e se estabelecer mais ainda como uma das montadoras mais icônicas da história do mundo do automobilismo.
A marca sueca Koenigsegg foi fundada no ano de 1994 por Christian von Koenigsegg, um jovem sueco à época com 22 anos que tinha um sonho e queria realiza-lo a qualquer custo: Criar o veículo superesportivo mais potente do mundo e poder bater de frente com montadoras prestigiadas como McLaren, Ferrari e Bugatt.
O primeiro protótipo de Christian ficou conhecido como o Koenigsegg CC, que foi lançado em pistas em 1996 após dois anos de construção, fazendo com que pilotos ficassem impressionados com a velocidade daquele protótipo e suas belas linhas.
Com a marca começando a ser reconhecida pelo sucesso do CC, em 2002 a marca apresentou no salão de Genebra o CC8S, uma versão mais minimalista e veloz que o CC, mas com um ponto ainda melhor: este já estava disponível para ser comercializado e trafegar nas ruas. Foram produzidas 6 unidades CC8S, se tornando um ícone entre os admiradores da marca.
Em 2004 o modelo CCR foi lançado, mas não se adequava aos novos requisitos mundiais para o uso da estrada, então o modelo foi adaptado e denominado de CCX. Este modelo marcou uma nova era para a marca, onde o CCX começou a tradição da marca de utilizar um motor único para cada veículo e, em 2007, o CCXR foi lançado com motor flex e recebeu uma honrosa menção da revista americana Forbes como um dos dez carros mais bonitos da história.
A marca já consolidada como referência no setor dos esportivos decidiu aposentar a linha CC e iniciar um novo modelo, anunciando no salão de Genebra em 2010 o Koenigsegg Agera, modelo este que, juntamente a suas vertentes, ganhou muito destaque por quebrar diversos recordes, isso sem contar o Regera lançado em 2015 que utilizava motores elétricos.
Hoje a Koenigsegg é tida como a principal referência no mundo dos esportivos. Mesmo com tão pouco tempo de existência, já conseguiu incomodar gigantes deste ramo e ganhou espaço no coração dos fanáticos por veículos de alta performance.