A Hyundai apresentou oficialmente o Creta Electric, a versão elétrica do SUV compacto. O modelo foi lançado inicialmente no mercado indiano, onde enfrentará concorrentes como Suzuki eVitara, Mahindra BE 6 e Tata Curvv EV. A estreia pública está marcada para o Bharat Mobility Show, que acontece a partir de 17 de janeiro.
Pontos Principais:
O veículo traz mudanças significativas em relação ao Creta com motor a combustão, incluindo um design frontal redesenhado e novos elementos estéticos específicos para modelos elétricos. Com foco em eficiência e inovação, o Creta Electric apresenta duas opções de bateria e funcionalidades avançadas.
O modelo é oferecido em quatro versões no mercado indiano: Executive, Smart, Premium e Excellence. Cada uma delas traz equipamentos e recursos tecnológicos voltados para a experiência do usuário e o desempenho na mobilidade elétrica.
O Hyundai Creta Electric disponibiliza duas opções de bateria. A primeira, com capacidade de 42 kWh, proporciona uma autonomia de até 390 km. A segunda, mais robusta, tem 51,4 kWh e alcança até 473 km de autonomia, de acordo com os padrões ARAI do mercado indiano.
O sistema de carregamento inclui dois tipos principais. Utilizando um carregador rápido DC, a bateria pode ser recarregada de 10% a 80% em 58 minutos. Em uma wallbox AC padrão de 11 kW, o tempo estimado para carregar de 10% a 100% é de aproximadamente 4 horas.
Além disso, o Creta Electric conta com um compartimento sob o capô para armazenar cabos de carregamento e outros itens pequenos. O ponto de carregamento está localizado atrás do emblema da Hyundai no para-choque dianteiro.
O design do Hyundai Creta Electric inclui uma grade frontal completamente fechada com padrão pixelado, um elemento que reforça a identidade visual dos veículos elétricos da marca. No para-choque, abas aerodinâmicas ativas contribuem para melhorar a eficiência do veículo.
Na traseira, o padrão pixelado reaparece na parte inferior, mantendo a consistência estética. As rodas possuem um novo desenho exclusivo, e o modelo está disponível em uma paleta de cores renovada, oferecendo mais opções aos consumidores.
O design foi pensado para diferenciar o Creta Electric das versões a combustão e destacá-lo no segmento de SUVs elétricos, especialmente em um mercado competitivo como o indiano.
O interior do Hyundai Creta Electric inclui diversas atualizações tecnológicas. O volante foi redesenhado, e o painel digital exibe novos gráficos personalizados para a versão elétrica. Os modos de direção disponíveis são Eco, Normal e Sport, permitindo que os motoristas ajustem o desempenho conforme a necessidade.
Outro destaque é a funcionalidade Vehicle-to-Load (V2L), que possibilita o uso do carro como fonte de energia para dispositivos eletrônicos. Essa funcionalidade está disponível por meio de um plugue localizado sob o banco traseiro.
Os detalhes internos foram projetados para atender às demandas de motoristas que buscam tanto eficiência energética quanto recursos tecnológicos avançados no dia a dia.
O Hyundai Creta Electric acelera de 0 a 100 km/h em 7,9 segundos, tornando-se mais rápido do que a versão a gasolina Creta N Line. Esse desempenho coloca o modelo em uma posição de destaque entre os SUVs compactos elétricos disponíveis no mercado.
Embora a Hyundai não tenha divulgado os dados completos de potência e torque, o tempo de aceleração já indica um foco em performance e eficiência. A combinação de tecnologia de ponta e design otimizado para veículos elétricos contribui para o desempenho do Creta Electric.
Com as duas opções de bateria e modos de direção, o modelo atende a diferentes perfis de motoristas, desde aqueles que buscam maior autonomia até os que priorizam um desempenho mais dinâmico.