Lançado na Índia: Hyundai Creta elétrico tem autonomia de 473 km

A Hyundai lançou o Creta Electric, SUV elétrico com design exclusivo e duas opções de bateria, oferecendo autonomia de até 473 km. Com carregamento rápido, aceleração de 0 a 100 km/h em 7,9 segundos e função V2L para dispositivos eletrônicos, o modelo estreia na Índia em quatro versões.
Publicado por Alan Corrêa em Hyundai dia 4/01/2025

A Hyundai apresentou oficialmente o Creta Electric, a versão elétrica do SUV compacto. O modelo foi lançado inicialmente no mercado indiano, onde enfrentará concorrentes como Suzuki eVitara, Mahindra BE 6 e Tata Curvv EV. A estreia pública está marcada para o Bharat Mobility Show, que acontece a partir de 17 de janeiro.

Pontos Principais:

  • Autonomia de 390 km e 473 km, dependendo da bateria.
  • Carregamento rápido: de 10% a 80% em 58 minutos com carregador DC.
  • Design exclusivo com grade pixelada e novas cores.
  • Função V2L para alimentar dispositivos eletrônicos no interior.

O veículo traz mudanças significativas em relação ao Creta com motor a combustão, incluindo um design frontal redesenhado e novos elementos estéticos específicos para modelos elétricos. Com foco em eficiência e inovação, o Creta Electric apresenta duas opções de bateria e funcionalidades avançadas.

O modelo é oferecido em quatro versões no mercado indiano: Executive, Smart, Premium e Excellence. Cada uma delas traz equipamentos e recursos tecnológicos voltados para a experiência do usuário e o desempenho na mobilidade elétrica.

Especificações Técnicas e Autonomia

A Hyundai apresentou o Creta Electric, SUV com design exclusivo e autonomia de até 473 km. O modelo será lançado inicialmente na Índia, concorrendo com outros SUVs elétricos compactos.
A Hyundai apresentou o Creta Electric, SUV com design exclusivo e autonomia de até 473 km. O modelo será lançado inicialmente na Índia, concorrendo com outros SUVs elétricos compactos.

O Hyundai Creta Electric disponibiliza duas opções de bateria. A primeira, com capacidade de 42 kWh, proporciona uma autonomia de até 390 km. A segunda, mais robusta, tem 51,4 kWh e alcança até 473 km de autonomia, de acordo com os padrões ARAI do mercado indiano.

O sistema de carregamento inclui dois tipos principais. Utilizando um carregador rápido DC, a bateria pode ser recarregada de 10% a 80% em 58 minutos. Em uma wallbox AC padrão de 11 kW, o tempo estimado para carregar de 10% a 100% é de aproximadamente 4 horas.

Além disso, o Creta Electric conta com um compartimento sob o capô para armazenar cabos de carregamento e outros itens pequenos. O ponto de carregamento está localizado atrás do emblema da Hyundai no para-choque dianteiro.

Design e Estilo

O design inclui grade frontal fechada pixelada, para-choque com abas aerodinâmicas e rodas exclusivas. Novas cores completam o visual diferenciado do modelo.
O design inclui grade frontal fechada pixelada, para-choque com abas aerodinâmicas e rodas exclusivas. Novas cores completam o visual diferenciado do modelo.

O design do Hyundai Creta Electric inclui uma grade frontal completamente fechada com padrão pixelado, um elemento que reforça a identidade visual dos veículos elétricos da marca. No para-choque, abas aerodinâmicas ativas contribuem para melhorar a eficiência do veículo.

Na traseira, o padrão pixelado reaparece na parte inferior, mantendo a consistência estética. As rodas possuem um novo desenho exclusivo, e o modelo está disponível em uma paleta de cores renovada, oferecendo mais opções aos consumidores.

O design foi pensado para diferenciar o Creta Electric das versões a combustão e destacá-lo no segmento de SUVs elétricos, especialmente em um mercado competitivo como o indiano.

Tecnologia e Equipamentos Internos

No interior, o Creta Electric oferece volante redesenhado, painel digital atualizado e três modos de direção: Eco, Normal e Sport, proporcionando uma experiência ajustável.
No interior, o Creta Electric oferece volante redesenhado, painel digital atualizado e três modos de direção: Eco, Normal e Sport, proporcionando uma experiência ajustável.

O interior do Hyundai Creta Electric inclui diversas atualizações tecnológicas. O volante foi redesenhado, e o painel digital exibe novos gráficos personalizados para a versão elétrica. Os modos de direção disponíveis são Eco, Normal e Sport, permitindo que os motoristas ajustem o desempenho conforme a necessidade.

Outro destaque é a funcionalidade Vehicle-to-Load (V2L), que possibilita o uso do carro como fonte de energia para dispositivos eletrônicos. Essa funcionalidade está disponível por meio de um plugue localizado sob o banco traseiro.

Os detalhes internos foram projetados para atender às demandas de motoristas que buscam tanto eficiência energética quanto recursos tecnológicos avançados no dia a dia.

Desempenho

Com duas opções de bateria, de 42 kWh e 51,4 kWh, o Creta Electric alcança autonomias de 390 km e 473 km, segundo o padrão ARAI indiano.
Com duas opções de bateria, de 42 kWh e 51,4 kWh, o Creta Electric alcança autonomias de 390 km e 473 km, segundo o padrão ARAI indiano.

O Hyundai Creta Electric acelera de 0 a 100 km/h em 7,9 segundos, tornando-se mais rápido do que a versão a gasolina Creta N Line. Esse desempenho coloca o modelo em uma posição de destaque entre os SUVs compactos elétricos disponíveis no mercado.

Embora a Hyundai não tenha divulgado os dados completos de potência e torque, o tempo de aceleração já indica um foco em performance e eficiência. A combinação de tecnologia de ponta e design otimizado para veículos elétricos contribui para o desempenho do Creta Electric.

Com as duas opções de bateria e modos de direção, o modelo atende a diferentes perfis de motoristas, desde aqueles que buscam maior autonomia até os que priorizam um desempenho mais dinâmico.

O veículo tem carregamento rápido, indo de 10% a 80% em 58 minutos com carregador DC. Em uma wallbox AC de 11 kW, o tempo para carga completa é de 4 horas.
O veículo tem carregamento rápido, indo de 10% a 80% em 58 minutos com carregador DC. Em uma wallbox AC de 11 kW, o tempo para carga completa é de 4 horas.

Fonte: Hyundai e Motor1.