Land Rover Discovery Sport tem espírito aventureiro

Tecnologia, conforto e aventura reunidos harmonicamente num mesmo carro: Discovery Sport da Land Rover. Com um design que impacta logo de cara, robusto e estiloso, numa palavra: perfeito. Com valor bem mais em conta do que outros modelos da marca.
Publicado por Alan Corrêa em Carros dia 2/07/2018

Tecnologia, conforto e aventura reunidos harmonicamente num mesmo carro: Discovery Sport da Land Rover. Com um design que impacta logo de cara, robusto e estiloso, numa palavra: perfeito. Com valor bem mais em conta do que outros modelos da marca.

Preço

Assim como a Land Rover Discovery, o preço não é dos mais baixos, a Land Rover Discovery Sport tem seu preço inicial sugerido em R$ 230.200, mas na versão top de linha pode ultrapassar os R$ 297.100, dependendo da motorização, dos itens de série e da escolha dos opcionais.

Fantástico e exclusivo sistema de som

Um dos destaques do modelo é o sistema de som exclusivo, construído em parceria com a Meridian, empresa especializada em tecnologia de áudio de alto desempenho e processamento de som digital. O Surround entrega 825 W traz 16 alto-falantes e um subwoofer de canal duplo, deixando os agudos cristalinos e os graves aveludados e potentes, simplesmente perfeito!

Entretenimento individual

Atuando em harmonia com a tecnologia de áudio, a central multimídia do veículo oferece a possibilidade de entretenimento individualizado para cada ocupante. O passageiro que viaja ao lado do motorista conta com uma tela central touchscreen de 8 polegadas. Os passageiros nos assentos traseiros também contam, cada um, com uma tela touchscreen de 8 polegadas instalada no encosto de cabeça dos bancos da frente, cada uma com entrada Aux. para fones de ouvido, USB, controle remoto, sendo possível escolher filmes, músicas, jogos e até mesmo televisão.

Land Rover Discovery Sport
Land Rover Discovery Sport

Active Driveline

Active Driveline é o sistema responsável por acionar ou desabilitar a tração 4×4 do veículo de forma totalmente automática e inteligente. Assim, o motorista fica despreocupado, pois o próprio software reconhecerá a necessidade de habilitar ou desabilitar a tração integral de acordo com as necessidades do terreno, ajudando na diminuição do consumo de combustível por um lado, e por outro entregando a máxima performance em cada momento.

Modo Eco

Atuando em união com o Active Driveline temos o sistema de Modo Eco, que quando acionado (o que se faz por meio de um botão) prioriza a economia de combustível. Ele deixa o veículo com o perfeito equilíbrio entre todo o sistema de transmissão, aquecimento, ar-condicionado, para reduzir o consumo e as emissões de poluentes, mas sem prejudicar o desempenho do veículo.

Terrain Response

O Terrain Response é uma tecnologia desenvolvida pela marca para otimizar a potencialidade dos seus carros. Ele é capaz de integrar com perfeição a potência do motor com a transmissão automática de 9 velocidades e a tração inteligente de modo que o veículo sempre entregará toda a potência necessária – mas só a necessária – em qualquer tipo de terreno, com muito conforto e segurança. O motorista ainda pode indicar ao sistema o tipo de terreno que está enfrentando, com as seguintes opções: Geral, Grama/Cascalho/Neve, Lama/Buracos e Areia.

All Terrain Progress Control

O All Terrain Progress Control é outro sistema que atua para auxiliar na saída ou transposição de obstáculos, como por exemplo risco de atolamento. Ele atua em avançando o veículo em velocidade baixa (entre 1,8 e 30 km/h), mantendo a velocidade constante e evitando que as rodas derrapem. Dessa forma é possível o deslocamento contínuo sobre qualquer dificuldade que apareça pelo caminho.

Saída gradativa

O modelo conta também com o sistema de Saída Gradativa, um aperfeiçoamento do que conhecemos como Assistente de Partida em Rampa, mas que basicamente tem a mesma função, ou seja, evitar que o veículo recua num aclive. Mas nesse caso conta com muito mais conforto ao ser acionado pelo próprio sistema.

Controle de descida em ladeira

Mas ajudar na subida não basta, o sistema conta com um recurso para ajudar na descida também, chamado controle de descida em ladeira (HDC), que foi patenteado pela própria montadora. Ele ajuda o motorista a não perder o controle em descidas muito íngremes ou de terreno escorregadio, e faz isso mantendo uma velocidade constante e acionando o freio separadamente em cada roda.

Motorização esportiva

O modelo conta com o motor Ingenium, 2.0L Si4 a gasolina, de 4 cilindros, com capacidade de entregar 240 cv de potência. Trata-se de um motor desenvolvido para entregar uma eficiência energética digna de um verdadeiro esportivo. Mas apesar disso, ele é bastante econômico graças ao sistema de elevação de válvulas continuamente variável com sincronismo variável do comando.

Mas existe também outras duas opções de motor a diesel, uma é o Ingenium 2.0 Turbo Diesel de 180 cv e a outra é o Ingenium 2.0 Bi-Turbo Diesel de 240 cv.

Versão de entrada

A primeira versão do modelo é a PURE, que está equipada com os seguintes itens de série: rodas de liga leve aro 18 com 9 raios, grade em Brunel com moldura em Preto Narvik, faróis halógenos, ar-condicionado, retrovisores externos com aquecimento, assentos (em tecido) dianteiros com 6 modos de ajuste manual, assentos fixos da segunda fileira 60:40, sistema de som Land Rover com 6 alto-falantes, tela touchscreen de 8 polegadas.

Ela conta com três opções de motorização: Ingenium 2.0 Turbo Diesel de 180 cv; Ingenium 2.0 Bi-Turbo Diesel de 240 cv; Ingenium 2.0 Turbo Gasolina de 240 cv. As três opções são de câmbio automático e compostas de 4 cilindros.

Versão SE

A versão seguinte é a SE que conta com os mesmos itens de série da versão anterior acrescidos de: faróis de Xenon com assinatura LED, câmera de ré, Piloto Automático e Limitador de Velocidade, sensor de estacionamento traseiro e dianteiro, retrovisores externos com aquecimento, rebatimento elétrico e luzes de aproximação, assentos dianteiros elétricos de tecido com 10 modos de ajuste, assentos de couro parcial, iluminação ambiente ajustável.

Essa versão oferece as mesmas três opções de motorização da anterior. O preço sugerido é a partir de R$ 230.200 (Gasolina) e R$ 252.600 (Diesel).

Versão HSE

A Versão HSE é a próxima da lista, e traz os seguintes acréscimos em relação às versões anteriores: bancos de couro perfurado granulado, assentos 60:40 reclináveis e deslizantes da segunda fileira, sistema de som Meridian de 380 W com 10 alto-falantes e subwoofer (Touch), iluminação configurável do ambiente interno.

Também conta com as três opções de motorização das outras versões também podem ser escolhidas nessa versão. O preço é de aproximadamente R$ 254.500 (Gasolina) e R$ 280.500 (Diesel).

Versão HSE Luxury

A versão top de linha é a HSE Luxury com os acréscimos dos seguintes itens: rodas de liga leve aro 20, maçanetas das portas com revestimento superior e inferior em acabamento Noble, assentos dianteiros elétricos com 12 modos de ajuste e memória, assentos em couro Windsor, sistema de som Meridian Digital Surround de 825 W com 16 alto-falantes e subwoofer (Touch Pro), tela touchscreen de 10 polegadas.

Mesmas opções de motorização. O preço é a partir de R$ 288.600 (Gasolina) e R$ 297.100 (Diesel).