Não é segredo que a Peugeot vem trabalhando intensamente na internacionalização da sua marca. Pois bem, se alguém ainda tinha alguma dúvida, a chegada da Landtrek esclarece tudo.
O segmento de picapes vem crescendo no interesse do público ao redor do mundo, e representa o número de 2,4 milhões de unidades vendidas anualmente, sendo 400 mil só na América do Sul.
Para ter mais competitividade, a marca está lançando a Landtrek, uma picape de bom porte, capaz de suportar 1,2 toneladas. Esse novo modelo chegará na América Latina no segundo semestre de 2020 e promete brigar com os modelos já consagrados. A nova picape terá versão de cabine simples e de cabine dupla.
Embora sua chegada na América Latina esteja prevista ainda para esse ano, pode ser que no Brasil ela atrase um pouco. O primeiro país para onde ela vai é o México. Em seguida, vai para Equador, Peru, Guatemala, Panamá, Paraguai, República Dominicana e Uruguai. Só numa outra etapa ela chega no Brasil e nos nossos vizinhos Argentina e Chile.
O mercado de picapes é um dos mais antigos no setor automobilístico, especialmente nos Estados Unidos. Para poder brigar com as já consagradas picapes, a Landtrek vai precisar demonstrar que tem vantagens a oferecer.
Exatamente isso está pretendendo a marca, lançando uma picape com 5,33 m de comprimento e 1,92 m de largura, que conta com uma das maiores caçambas do segmento, uma modularidade nos assentos inédita, conforto e tecnologias dignos dos SUV’s mais equipados.
Mas essas características de conforto e tecnologia não significam que a Landtrek será frágil. Pelo contrário, terá uma robustez a toda prova, e será capaz de transpor os maiores obstáculos com segurança. Pelo menos é o que afirma a marca.
Na América Latina ela será oferecida com motor a gasolina ou diesel, a depender do público específico a que se destina.
Um aspecto que é indiscutível é o design moderno que a nova picape ostenta. Seu estilo agressivo e imponente promete conquistar muitos fãs, e até os mais exigentes ficarão satisfeitos com o acabamento, detalhes cromados, faróis de LED, grade dianteira inédita e muitos mais.
Segundo a própria marca, “a nova Peugeot Landtrek foi concebida e desenvolvida nos mínimos detalhes pela Peugeot em nível mundial e em colaboração estreita com diversos fornecedores internacionais de primeira linha (da Europa, do Japão, dos EUA, da América Latina, etc.) resultando numa picape totalmente nova e alinhada com os mais elevados padrões do mercado”.
Se alguém está com “o pé atrás” no que se refere à eficácia e segurança da nova picape, não há com o que se preocupar. Tudo foi cuidadosamente projetado para atender às mais rigorosas exigências funcionais que um veículo utilitário precisa ter, com uma resistência e confiabilidade capaz de enfrentar qualquer tipo de atividade e em qualquer terreno. Tudo isso sem abrir mão do conforto e da sofisticação.
Sim, a nova picape Peugeot Landtrek vai contar com todos os mimos de tecnologia e sofisticação próprios da marca. Entre os itens, merecem destaque a tela tátil de 10 polegadas compatível com o Apple CarPlay e Android Auto, e o disco rígido de 10 GB, além de visão panorâmica de 360° off-road baseada em câmaras periféricas, proporcionando uma visão 3D da caminhonete.
A Landtrek também conta com diversos dispositivos de segurança que facilitam seu uso no dia-a-dia. Entre eles estão o Hill Descent Control (que permite manter o veículo numa velocidade baixa constante sem necessidade de acelerar ou frear, e focar exclusivamente na direção, excelente para o controle e segurança nos declives mais acentuados).
Também conta com o Trailer Swing Control (assistência para reboque) com um ESP que reage automaticamente a movimentos inesperados do reboque, e 6 airbags de série.
A nova picape da Peugeot, a Landtrek, entrará na disputa do segmento de picapes médias, tendo como principais concorrentes as consagradas Toyota Hilux, líder do mercado nesse segmento, a Chevrolet S10, a Ford Ranger e a Volkswagen Amarok.
A motorização anunciada pela Peugeot para a nova picape conta com um motor 2.4 turbo a gasolina de 210 cv e 32,6 kgfm, ou um 1.9 turbodiesel de 150 cv e 35,7 kgfm, ambos com câmbio manual ou automático de 6 marchas.
Mas como nenhum desses motores é oferecido aqui no Brasil pela montadora, pode ser que eles adotem o 2.0 turbodiesel de 130 cv da van Peugeot Boxer. O futuro está prestes a nos revelar.