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Lenda dos ralis está de volta: Ford Escort RS de primeira geração retorna como modelo novinho custando quase R$ 2 milhões

O Ford Escort RS Mk I, ícone dos ralis dos anos 1970, foi recriado pela Boreham Motorworks com licença da Ford. Construído do zero, combina design clássico e mecânica moderna, com até 300 cv e peso de 800 kg. O novo Ford Escort RS tem câmbio manual de quatro marchas para a versão 1.8 de 182 cv e de cinco marchas na opção 2.1 de 300 cv, priorizando uma experiência de condução purista.
Publicado em Notícias dia 15/12/2024 por Alan Corrêa

O Ford Escort RS Mk I, um clássico do automobilismo mundial, volta à cena pelas mãos da empresa britânica Boreham Motorworks. O modelo, originalmente fabricado entre 1967 e 1975, foi reconstruído como um “continumod”, conceito que combina construção do zero com tecnologia moderna, mas respeitando a precisão do design original. A produção limitada será de apenas 150 unidades, tornando o veículo um item exclusivo no mercado automotivo.

Pontos Principais:

  • Ford Escort RS Mk I renasce com produção limitada a 150 unidades.
  • Modelo será construído do zero, com numeração oficial da Ford.
  • Opções de motor de até 300 cv e foco em baixo peso total.
  • Preço inicial de £ 295.000, cerca de R$ 2,3 milhões.

A Boreham Motorworks obteve licença da Ford para desenvolver o projeto, o que inclui o uso oficial de numeração de chassis da montadora. Com essa parceria, o novo Escort RS Mk I mantém a tradição da sigla RS, que surgiu nos anos 1970 como referência ao sucesso do modelo nos ralis. Entre as inovações do projeto, destacam-se o uso de materiais modernos no monobloco e a inclusão de tecnologia atualizada, embora mantendo o caráter purista do veículo.

Histórico do Ford Escort e o Renascimento

O Ford Escort foi introduzido no Brasil em 1983, marcando presença com a terceira geração do modelo, conhecida como Mk III. No entanto, as duas primeiras gerações, fabricadas na Europa com motor longitudinal e tração traseira, permanecem praticamente desconhecidas por aqui. Esses modelos tiveram grande popularidade em mercados internacionais, incluindo o Uruguai, onde ainda são vistos em uso.

O Mk I se destacou nos ralis, especialmente em 1970, quando venceu o Rali da Copa do Mundo, uma competição de 25.700 km entre Londres e a Cidade do México, passando pelo Rio de Janeiro. Esse legado consolidou a reputação do modelo como um ícone esportivo, especialmente em suas versões mais potentes, marcadas pela sigla RS.

Após o encerramento da produção do Escort em 2002 na Europa, o nome voltou brevemente à China em 2015. Agora, a Boreham Motorworks busca reviver o Mk I, celebrando sua história e introduzindo melhorias que o adaptam aos padrões atuais de desempenho e conforto.

Características Técnicas do Novo Escort RS Mk I

O novo Escort RS Mk I foi projetado para respeitar a estética e as dimensões originais, mas traz avanços significativos. O monobloco é fabricado em aço, enquanto o capô e a tampa do porta-malas são de fibra de carbono, reduzindo o peso total para apenas 800 kg. A estrutura foi otimizada com a ajuda de modelos digitais, garantindo maior rigidez e precisão.

Duas opções de motorização estão disponíveis. A versão padrão conta com um motor 1.8 de 182 cv e câmbio manual de quatro marchas. Uma opção mais potente inclui um motor 2.1 de 300 cv, capaz de atingir 10.000 rpm e conectado a uma transmissão manual de cinco marchas. Ambos os motores possuem injeção eletrônica, e o modelo mais potente também conta com controle eletrônico de acelerador.

A suspensão foi modernizada com novos materiais e geometrias, e os freios incluem discos nas quatro rodas. Embora o modelo não disponha de tecnologias como ABS ou controle de tração, sua construção prioriza a experiência de direção clássica. As rodas de 15 polegadas são equipadas com pneus modernos, ampliando a aderência e o desempenho.

Design e Interior

O design do Escort RS Mk I preserva as linhas clássicas do modelo original, mas incorpora elementos modernos. Os faróis de LED e o acabamento em fibra de carbono são exemplos de atualizações que garantem funcionalidade sem comprometer a estética retrô. A cabine pode ser personalizada com materiais como couro e alcantara, oferecendo maior conforto ao condutor.

O interior possui bancos tipo concha e uma gaiola de proteção que aumenta a segurança e a rigidez estrutural. A Boreham Motorworks oferece também opções como cintos de segurança de quatro pontos e compartimentos de fibra de carbono para armazenamento de capacetes. Como concessão à modernidade, o carro conta com ar-condicionado e uma central multimídia compacta.

Os mostradores no painel são de alumínio anodizado, reforçando a conexão entre o design clássico e a funcionalidade moderna. O volante e os pedais também foram redesenhados para atender aos padrões contemporâneos de ergonomia.

Produção e Futuro

A produção do novo Escort RS Mk I será limitada a 150 unidades, cada uma com um número de chassi fornecido oficialmente pela Ford. A Boreham Motorworks promete um nível de qualidade equivalente ao dos veículos fabricados nos anos 1970, mas com padrões técnicos mais elevados.

A empresa também anunciou planos para expandir sua linha de continumods, incluindo um projeto baseado no RS200, carro com motor central e tração integral que competiu no Grupo B do mundial de rali na década de 1980. Essa estratégia demonstra a intenção da Boreham Motorworks de manter vivo o legado da Ford no automobilismo.

Especificações Principais

Fonte: BorehamMotorworks, Motor1 e AutoEsporte.